A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colonização – conceitos básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colonização – conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Colonização – conceitos básicos
O sistema colonial se desenvolveu na América entre os séculos XVI e XVIII e obedecia os princípios do Mercantilismo. Vimos nos estudos de Mercantilismo que uma das principais práticas mercantilistas era o colonialismo, ou seja, ter colônias com as quais a metrópole poderia exercer a exploração colonial através do PACTO COLONIAL. Existiam duas formas de colônias: as colônias de exploração e as colônias de povoamento.

2 Colônias de Exploração
As Colônias de exploração são típicas de zonas tropicais da América, predominando na América Central e América do Sul. Predomina a agricultura para exportação, monocultura e escravismo. Não há desenvolvimento de núcleo urbano e a colônia fica dependente da metrópole. A principal característica desses núcleos rurais é a PLANTATION – que tem três características: latifúndio, monocultor e escravista.

3 Pacto Colonial O pacto colonial fazia parte da política mercantilista de Portugal e Espanha. Metrópole — o país dominador da colônia. Centro de decisões políticas e econômicas. Colônia de exploração — a região dominada pela metrópole. Servia-lhe como retaguarda econômica. Regra básica do pacto colonial — à colônia só era permitido produzir o que a metrópole não tinha condições de fazer. A colônia não podia concorrer com a metrópole e importava os produtos manufaturados a altos preços. Colônias - instrumentos geradores de riqueza

4 Pacto Colonial

5 Colônia de Povoamento Tipo de colonização característico das zonas temperadas da América do Norte, onde o clima se parecia mais com o Europeu. A organização econômico-social também se parecia com a européia. Nas colônias de povoamento, as características básicas foram: pequena propriedade, policultura, mão-de-obra familiar e trabalho livre, visando ao mercado interno. Valorizava-se o princípio de liberdade (de imprensa, religioso, econômico), e praticava-se o desenvolvimento industrial.

6 Exemplo – Colonização Inglesa
A colonização inglesa nas chamadas treze colônias da América do Norte obedeceu às duas formas de colonização: as colônias do norte e do centro foram de povoamento e as colônias do sul de exploração. As colônias do norte, de povoamento tiveram sua origem nas lutas religiosas na Inglaterra. A maior parte dos primeiros colonizadores da América do Norte eram puritanos fugindo da perseguição religiosa na Inglaterra.

7 O Tratado de Tordesilhas permitiu a Portugal o domínio do comércio com o oriente asiático e a possessão do Brasil.  

8 América Espanhola Segundo o Tratado de Tordesilhas de 1494 – que em seguida não foi respeitado – a Espanha ficaria com a maior parte do continente americano. Os espanhóis foram o primeiro povo europeu a chegar nas novas terras, o primeiro a achar grandes riquezas e a iniciar a colonização no início do XVI. Logo, foi descoberto ouro no México asteca e prata em grande quantidade no Império Inca, regiões do atual Peru e Bolívia. Fez-se uma grande empreitada mineradora, usando-se mão-de-obra compulsória (obrigatória) indígena, seguindo formas de trabalho que existiam na região antes da chegada dos europeus.

9 Principais colonizações


Carregar ppt "Colonização – conceitos básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google