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Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares

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Apresentação em tema: "Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares"— Transcrição da apresentação:

1 Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE DOS PACIENTES PORTADORES DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS DA USF ROCAS, NATAL/RN Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares Natal/2014

2 INTRODUÇÃO HAS e DM – Fatores de Risco p/ IAM, AVC, ICC;
Importância crucial na ESF; Grande prevalência de hipertensão arterial e diabetes na população; DM: 5,6% HAS: >50%(60-69a), >75%(>70a), SBC 2010 Ênfase nas atividades de promoção a saúde ao invés da reabilitação dos pacientes;

3 Natal 1 milhão e 400mil hab; Metrópole: 9 cidades; 91 USF; 12 NASF;
Tecnologia e rede especializada X Demanda Reprimida; Avanço da criminalidade e drogas;

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7 USF Rocas 4 Equipes de Saúde da família; 4 Equipes de Saúde Bucal;
Problemas de estrutura física, abastecimento de insumos e medicamentos; Hipertensos e diabéticos: Ausência de livro de cadastro e seguimento regular dos usuários;

8 Objetivo Melhorar a atenção a saúde de usuários portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus da Unidade de Saúde da Família de Rocas, Natal/RN; Ênfase no registro, ampliação de cobertura, melhoria da qualidade da atenção em saúde;

9 metodologia Engajamento público Atividades de educação em saúde;
Reativação do grupo de HIPERDIA;

10 metodologia Organização e gestão do serviço
Cadastramento dos usuários; Melhor registro dos usuários: ficha-espelho;

11 Metodologia Monitoramento e avaliação
Reavaliação periódica dos usuários: renovação trimestral de receitas; Garantir a efetiva avaliação clínica e laboratorial

12 Metodologia Melhoria da qualidade da prática clínica
Qualificação dos ACS; Orientação de hábitos saudáveis de vida;

13 Objetivos, metas e resultados
Ampliar a cobertura à HAS e DM; Cadastrar 50% dos hipertensos e 50% dos diabéticos da área; HAS: 33,5% DM: 54,1%

14 Cobertura ao usuário hipertenso
Gráfico de cobertura do usuário hipertenso nos 3 meses da intervenção

15 Cobertura ao usuário diabético
Gráfico de cobertura do usuário hipertenso nos 3 meses da intervenção

16 Objetivos, metas e resultados
Melhoria da qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Realizar exame clínico apropriado em 100% usuários; Resultado 100% atingido;

17 Gráfico da realização do exame físico completo no usuário hipertenso

18 Gráfico da realização do exame físico completo no usuário hipertenso

19 Objetivos, metas e resultados
Melhoria da qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Garantir a realização dos exames complementares dos usuários cadastrados HAS: 90,3% DM: 85,9%

20 Gráfico da realização de exames complementares em hipertensos

21 Gráfico da realização de exames complementares em diabéticos

22 Objetivos, metas e resultados
Melhoria da qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Garantir a prescrição das medicações em uso, oferecer orientações nutricionais, de prática de atividade física e cessação do tabagismo; Dados semelhantes aos usuários cadastrados;

23 Gráfico dos objetivos de promoção a saúde (ativ física, nutrição e cessação do tabagismo)

24 Objetivos, metas e resultados
Realizar a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários cadastrados; HAS: 2,8% DM: 7% Meta não atingida;

25 Gráfico da realização de estratificação de risco em hipertensos

26 Gráfico da realização de estratificação de risco em diabéticos

27 Resultados Atingiu-se a maioria da metas propostas, exceto a realização da estratificação de risco cardiovascular; Além disso: Reativação do Grupo HIPERDIA e realização de atividades de educação em saúde com rastreio em população-alvo;

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31 DISCUSSÃO Importância do projeto:
Serviço:Modificação do processo de trabalho da USF; Equipe: União nas atividades; Usuário: Maior vínculo com a unidade e meljor atenção; Planos: Ampliação da cobertura nos meses subsequentes e incorporação do processo de trabalho aos demais programas da USF;

32 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Modificação da visão do que é uma USF; Unidade tradicional X USF; O desafio de liderar uma equipe; Aprimoramento teórico e crescimento profissional; Inserção social do médico junto a seus usuários; Atenção básica como pilar fundamental de uma sistema de saúde universal e integral;

33 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica- Diabetes mellitus Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica- Hipertensão arterial sistêmica Brasília: Ministério da Saúde,

34 Obrigado!!!


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