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Marketing Contemporâneo

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Apresentação em tema: "Marketing Contemporâneo"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Contemporâneo
MBA Marketing Contemporâneo Camila C Aguiar

2 RPA Introdução

3 Década 60 Características: Ano :1946 - 1964 Revolução industrial
RPA Características: Ano : Revolução industrial Tradicionalista / Regras rígidas Processos formais Comunicação Rádio e TV ( Brasil, 1950) Pouco conhecimento digital

4 Década 70 Características Ano : 1965 - 1977 Força de trabalho atual
RPA Características Ano : Força de trabalho atual Geração rebelde, indignada , realista Tomada de decisões objetivas Reestruturações anos 90 Individualista TV á cores -1972 ( Geração X ) Prefere comunicação pessoal

5 Década 80 Características Ano : 1978 - 2000 Avanços tecnológicos
RPA Características Ano : Avanços tecnológicos Prosperidade econômica Confiança / Otimismo / Dinâmicos Pais presentes / auto estima Querem promoção no primeiro ano de trabalho.

6 Década 80 Características Geração Internet Geração Millenniun
RPA Características Geração Internet Geração Millenniun (Y) Preferem comunicação digital Trabalho em equipe Mobilidade e horário flexível Salários ambiciosos Promoção rápida ( 76% intrevistados - 1o.Ano)

7 Ciclo da Evolução da Humanidade
RPA Sociedade Agrícola Sociedade Industrial Sociedade do Conhecimento. Emissora MP3

8 Sociedade Conhecimento
RPA Sociedade Industrial Sociedade Conhecimento Empresa é como uma máquina e as pessoas engrenagens. Somente a alta cúpula tem acesso as metas e estratégias. A função dos trabalhadores é apenas operacional. Delegar é perder poder. Empresa é um sistema orgânico e dinâmico. Todos tem acesso as metas e estratégias. O trabalhadores tem corpo e cabeça. Delegar é ganhar poder. Emissora MP3 * Mudança comportamento das empresas ( Fonte: Philip Kotler, 2001).

9 Sociedade Conhecimento
RPA Sociedade Industrial Sociedade Conhecimento Um bom gerente deve ser antes um bom técnico. Lealdade a “ feudos ”. Produção com centro da empresa Dinheiro principal motivador máximo das pessoas. Um bom gerente tem habilidades técnicas e comportamentais. Lealdade ao sistema global. Cliente é o centro da empresa Motivação pelo atendimento das necessidades das pessoas. Emissora MP3 * Mudança comportamento das empresas ( Fonte: Philip Kotler, 2001).

10 Sociedade Conhecimento
RPA Sociedade Industrial Sociedade Conhecimento Primeiro eu depois o grupo. Se eu ganho alguém perde. Não se mexe em time que está ganhando. Paternalismo. Recursos Humanos Equilíbrio entre o grupo e eu. Relação ganha - ganha. Estar sempre aberto a rever novos conceitos. Profissionalismo. Talentos e Seres Humanos Emissora MP3 * Mudança comportamento das empresas ( Fonte: Philip Kotler, 2001).

11 Evolução das Empresas 2000 1980 1960 1950 1920 Era Artesão
RPA Emissora MP3 2000 1980 1960 1950 1920 Era Artesão Era da Produção em massa Era da Produtividade Era da Qualidade Era da Competitividade

12 Mudança Comportamento ...
RPA - Brasil : habitantes ( Fonte: IBGE,2008 ). 52% Mulheres ( 19,70% responsáveis pelo domícilio) 48% homens ( 36,59% responsáveis pelo domicílio) Crescimento populacional últimos 7 anos ( 1,21%) Região Sudeste maior número de habitantes. 0,02% da população casais do mesmo sexo (17 mil) Queda no número de moradores / domicílio Aumento do número de solteiros em domicílio Emissora MP3 * Mudança comportamento do indivíduo ( Fonte IBGE, 2008).

13 Comportamento Consumidor
RPA Comportamento Consumidor Indivíduo Valores pessoais específicos dos indivíduos – Estratégias de MKT de relacionamento (Um a Um) Espécie humana Valores universais Estratégias de MKT de diferenciação Grupos Sociais Valores pessoais Específicos dos grupos Estratégias de MKT de segmentação

14 Pirâmide Necessidades - Abraham H. Maslow
RPA Valores Individuais Auto-realização desenvolvimento pessoal e conquista Necessidade de Estima auto-estima reconhecimento-status Valores Grupos Sociais Necessidades Sociais moradia, relacionamento, amor, vestir Necessidade de Segurança defesa, proteção Valores Universais Necessidades Fisiológicas respirar, comer, beber, dormir, educação

15 Marketing Mix ( 4P’s + Pessoa)
RPA Marketing Mix ( 4P’s + Pessoa) Preço Promoção Ponto de Venda Produto Pessoa

16 RPA 1. Produto

17 RPA 1.1 Produto - Importância “O Produto é o primeiro e mais importante elemento do Mix de Marketing. O produto é o elemento chave da oferta mercadológica. O planejamento de marketing começa pela concepção e desenvolvimento de uma oferta que seja capaz de satisfazer necessidades de clientes potenciais.”

18 RPA 1.2 Produto - Conceito “Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade.” Bens Físicos – automóveis, computadores, eletrodomésticos... Serviços – condomínio, educação, concertos em geral... Pessoas – Michael Jordan, Xuxa, Airton Senna, Pelé... Locais – Nova York, Paris, Veneza, Rio de Janeiro... Eventos – Rock Rio, Fórmula 1, Olimpíadas, Copa do Mundo... Idéias – Natal sem fome, Fome Zero, Criança Esperança...

19 Levitt, T. – Kotler Philip. Administração de Marketing, 10a Edição
1.3 Produto - Nível RPA “A nova competição não é entre o que as empresas produzem, mas entre o que elas agregam ao produto na forma de conceito, embalagem, serviços, propaganda, sugestões do cliente, financiamento, entrega, armazenagem e outras coisas que as pessoas valorizam.” Levitt, T. – Kotler Philip. Administração de Marketing, 10a Edição Produto Básico Produto Ampliado Produto Esperado Benefício Núcleo Marca Embalagem Características Design Nível de Qualidade Instalação Entrega e Crédito Serviço pós-venda Garantia Produto Potencial

20 1.4 Produto – Posicionamento
RPA 1.4 Produto – Posicionamento VW Porsche BMW Ferrari Jaguar X-Type Mercedes Nissan Ford Chevrolet Toyota Chrysler Tradicionais Funcionais Esportivos Luxuosos “Aparência conservadora atrai pessoas mais velhas” “Muito prático, bom desempenho e acessível” “Classe e status com muito conforto” “Vigoroso, estilo e design agressivo” Jaguar Case: Audi

21 1.5 Produto - Posicionamento
RPA 1.5 Produto - Posicionamento (I) Posicionamento por Atributo Samsung Vip - o menor celular ; Ranger Motor 3.0. (II) Posicionamento por Benefício Leite Molico para manter a forma; Volvo o mais seguro. (III) Posicionamento Demográfico Shampoo Johnson & Johnson para crianças. (IV) Posicionamento por Tipo de Usuário Apple computer melhor para designer´s. (V) Posicionamento em Relação a um Concorrente “Não é uma Brastemp”; Avis “se empenha mais” (VI) Posicionamento por Ocasião de Uso Kellogg’s: o cereal para o café da manhã. (VII) Posicionamento por Popularidade “Nokia: todo mundo só fala nele”

22 1.6 Produto – Produto / Serviço
RPA 1.6 Produto – Produto / Serviço Produto Serviços Valor produzido na interação com o cliente Um bem tangível Homogêneo Produção e distribuição separados do consumo Pode ser estocado Valor produzido na fábrica Heterogêneo Produção e distribuição e consumo simultâneos Atividade intangível Não pode ser estocado * Pessoal Diferencial

23 RPA 2. Pontos de Venda

24 2.1 Pontos de Venda – Cadeia
RPA 2.1 Pontos de Venda – Cadeia

25 2.2 Pontos de Venda - Mercado
RPA

26 2.4 Pontos de Venda - Logística
RPA 2.4 Pontos de Venda - Logística Missão da logística É colocar o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas pelo consumidor , levando em conta custo desta operação para a empresa. Custo de Logística : 10 – 15% do custo do Produto Transporte : 37% Controle Estoque : 26 Armazenamento: 23% Serviços ao Cliente : 8% Outros : 6%

27 2.5 Pontos de Venda - Mudança
RPA 2.5 Pontos de Venda - Mudança VELOCIDADE: Todos os aspectos que envolvem negócios e a organização ocorrem e mudam em tempo real. CONECTIVIDADE: Tudo vai se conectando eletronicamente: produtos, pessoas, empresas, países, enfim, qualquer coisa. INTANGIBILIDADE: Toda proposta possui valor econômico tangível e intangível. O intangível cresce mais rapidamente. Fonte: DAVIS, Stan e MEYER, Christopher, 2007.

28 RPA 3. Preço

29 3.1 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.1 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia Geral de Marketing Custos Diferenciação

30 3.2 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.2 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia de Custos Baixa diferenciação de mercado Alta competitividade de preço Custos Produção em escala

31 3.3 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.3 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia de Diferenciação Produtos de valor agregado Investimento em tecnologia Treinamento Alta competitividade de tecnologia Produtos diferenciados

32 3.4 Preço – Estratégia Geral MKT
RPA 3.4 Preço – Estratégia Geral MKT Estratégia de Nichos Consumidores específicos Alto valor agregado Segmentação de mercado Investimento pesquisa de mercado Baixa competição de preços

33 3.5 Preço – Exemplos Estratégia Geral de Marketing Custos
RPA 3.5 Preço – Exemplos Estratégia Geral de Marketing Custos Lojas R$ 1,99 Postos sem bandeira Diferenciação Rede Hoteleira Accor Natura Nichos Koppenhagen

34 3.6 Preço – Estratégia de Mercado
RPA 3.6 Preço – Estratégia de Mercado Mercado e a Demanda: Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista Concorrência Oligopolista Monopólio

35 3.7 Preço - Influência +$$$ - $$$ Custos elevados de matéria prima
RPA 3.7 Preço - Influência +$$$ Custos elevados de matéria prima Escassez Exclusividade Diferenciação do produto Mercado Oligopólio Mercado Novo Crescimento Mercado Saturado Substituto do produto Mercado Perfeito Matéria Prima Disponível Concorrência - $$$

36 Concorrência Monopolistica
RPA 3.8 Preço – Resumo Características Concorrência Perfeita Concorrência Monopolistica Oligopólio Monopólio Concorrentes Muitos Poucos Ausente Similaridade Produto Semelhantes Diferentes Sem Concorrência Controle de Preços Nenhum Baixo Intermediário Alto Exemplos Restaurantes Loja Departamentos Telefonia Exploração Petróleo

37 3.9 Preço - Continuum da Tangibilidade
RPA 3.9 Preço - Continuum da Tangibilidade Tangível Dominante Intangível Dominante Sal Refrigerante Carros Cosméticos Aula Setor Financeiro Cia. De Aviação Ag. Publicidade fast food

38 RPA 4. Promoção

39 4.1 Mix Promoção PROPAGANDA PUBLICIDADE PROMOÇÕES Assessoria
RPA 4.1 Mix Promoção PROPAGANDA PUBLICIDADE PROMOÇÕES E MERCHANDISING Assessoria de Imprensa VENDA PESSOAL

40 RPA 4.2 Promoção - Definições - Promoção: Atividade Mercadológica em que é ofertado um benefício extra e temporário ao consumidor para introduzir um novo produto ou incentivar o ato da compra. - Propaganda: Meio do comunicação pago usado para expor características e benefícios de produtos e serviços, por meio de um patrocinador identificado. - Publicidade: Meio de comunicação gratuito,usado para expor ações de uma empresa ou produto. - Merchandising: É toda ação desenvolvida no ponto de venda, para criar visibilidade ,valorização e diferenciação do produto .

41 RPA 4.3 Promoção - Modelo

42 4.4 Promoção 1- Objetivo 2- Estratégia 3 – Público envolvido
RPA 4.4 Promoção – Promoção Tipo Tema Retorno investido Mecânica Divulgação Controle Custos 1- Objetivo 2- Estratégia 3 – Público envolvido

43 4.5 Promoção - Merchandising
RPA 4.5 Promoção - Merchandising Embalagem Exibitécnica Sensorial (olfativo) Degustação (amostras) Cores Espaço no ponto de venda Posição do produto (altura,exposição) Serviço padrão Garantia e benefícios Ponto de localização Cenário de representação (cores,iluminação,som) Uso de displays Preço - 85% das decisões de compra no varejo são realizadas na hora e dentro das lojas. - Fonte : Point-off Purcharse Advertising Institute.

44 4.6 Promoção - Merchandising
RPA 4.6 Promoção - Merchandising

45 SEGMENTAÇÃO /DEFINIÇÃO PUBLICO ALVO
RPA Marketing Mix ( 4P’s) PESQUISA DE MERCADO SEGMENTAÇÃO /DEFINIÇÃO PUBLICO ALVO MARKETING MIX ( 4P’s) IMPLEMENTAÇÃO CONTROLE

46 RPA 5. Pessoas

47 5.1 Gestão Pessoas Gestão Pessoas OPORTUNIDADES SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
GESTÃO DISTRIBUIÇÃO GESTÃO PREÇO GESTÃO PESQUISA DE MARKETING GESTÃO PRODUTO GESTÃO COMUNICAÇÃO GESTÃO MARCA GESTÃO FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES GESTÃO PROMOÇÃO GESTÃO DE CANAIS GESTÃO FORÇA DE VENDAS POSICIONAMENTO PRODUTO GESTÃO DA DEMANDA OPORTUNIDADES SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Gestão Pessoas RPA

48 5.2 – Gestão de Pessoas Mudança comportamento
RPA 5.2 – Gestão de Pessoas Mudança comportamento Atuação multi – funcional Estrutura de equipe Motivação Liderança A nova área de RH Necessidades e desejos Indivíduo

49 Case Havaianas Exercício 2
RPA Case Havaianas 1 – Houve mudança no posicionamento de produto ? 2- Qual a forma de propaganda utilizada ? 3- Qual a estratégia de preço ? Antes e depois da fama ?

50 Exercício 2 Trabalho em grupo ( 8 Pontos)
RPA Exercício 2 Em um mercado globalizado e competitivo cada vez mais a criatividade,inovação e o capital humano pode ser o grande diferencial das empresas vencedoras. Trabalho em grupo ( 8 Pontos) Lançamento de um novo produto exclusivo 1- Novo produto ( Inovação / criatividade) 2- Análise Mercado Potencial 3- Precificação / Segmento de mercado A,B,C 4- Ponto de Venda 5- Promoção / merchandizing 6- Treinamento de vendas 7- Pessoas envolvidas no processo 8- Apresentação ( 20’ por grupo)

51 Bibliografia Sugerida
RPA Anexo Bibliografia Sugerida * Todos os direitos em relação ao conteúdo e design deste material, são reservados ao autor.

52 Bibliografia Sugerida
RPA Bibliografia Sugerida Planejamento e Estratégia Planos de Marketing – Como Preparar e Como Usar Malcolm H B McDonald – Gráfica e Editora JB Estratégia e o Cenário dos Negócios Pankaj e Chemawat – Editora Bookman Princípios de Marketing Marketing para Século XXI – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados Philip Kotler – Editora Futura Marketing de Serviços - Casos Brasileiros Angela da Rocha e Renato Cotta Melo – Editora Atlas

53 Bibliografia Sugerida
RPA Bibliografia Sugerida Estratégias Competitivas Feitas Para Durar – Empresas Visionárias James C. Collins e Jerry I. Porras – Editora Rocco Competindo pelo Futuro Garry Hammel e C. K. Prahalad Posicionamento A Imaginação de Marketing Theodore Levitt – Editora Atlas Al Ries e J. Trout – Editora Pioneira As 22 Consagradas Leis do Marketing Al Ries e J. Trout – Makron Books


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