A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Projeto na Engenharia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Projeto na Engenharia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Projeto na Engenharia - 0313102
Aula 01 2 de agosto de 2017 Introdução ao Projeto na Engenharia

2 Programação das aulas Aula Data Assunto 1 02/ago Introdução Geral 2
Processos e projetos - Atributos de um projeto - fases do projeto 3 16/ago Design thinking - conceituação e primeiro exercício 4 23/ago Discussão do primeiro exercício 30/ago Prova p1 7:30 5 13/set Design thinking – segundo exercício 6 20/set Discussão do segundo exercício 7 27/set Design thinking – terceiro exercício 04/out Discussão do terceiro exercício 8 11/out Inicio do Projeto integrado deste ano (quarto exercício) 9 18/out Prova p2 7:30 10 25/out Discussão em sala do andamento do projeto integrado 11 01/nov Discussão do andamento do projeto integrado 12 08/nov Apresentação dos resultados do projeto integrado

3 Critérios de avaliação para a disciplina
Aulas de BIM: NBIM Aulas de DT: NDT Média final da disciplina M = (NBIM * NDT)1/2 2 provas escritas individuais P1 e P2 Trabalhos em equipe T1, T2, T3 e T4 As notas dos trabalhos são individuais e dadas pela própria equipe Média final da etapa de DT: NDT = (T1 +T2 +T3 +T4 + P1 + P2)/6

4 Competências na EC3 E G/E
Níveis de domínio cognitivo mínimos segundo a Taxonomia de Bloom alcançados em todas as habilitações / ênfases da Escola Politécnica da USP, nos três momentos de formação 1. Conhecimento 2. Compreensão 3. Aplicação 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação 1: Matemática G 2: Ciências Naturais 3: Ciências humanas e ciências socialmente aplicáveis 4: Experimentos 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções MF 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) 7: Projeto (Design) 8: Operação e Manutenção 9: Perspectivas Históricas e Questões Contemporâneas (Sustentabilidade e Globalização) 10: Visão Aprofundada em Áreas da Habilitação / Ênfase 11: Especialização Técnica 12: Comunicação 13: Política pública 14: Administração 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe E 16: Aprendizagem contínua 17: Responsabilidade Profissional e Ética G/E

5 Objetivo da disciplina : desenvolvimento de competências em cinco pilares
4: Experimentos (algo que é feito para testar uma hipótese de modo disciplinado) 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções (esta é a grande praia do engenheiro) 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) (só pode ser controlado o que pode ser medido) 7: Projeto (Design) (concepção de um artefato ou de um serviço) 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe (parceria e colaboração mútua – capacidade para desenvolver capital social)

6 Continuação da disciplina Introdução à Engenharia Civil
levantar dados sobre um determinado problema. assuntos pré-definidos como importantes para o cliente que estava contratando. investigar soluções existentes para cada um dos problemas encontrados. Não foi pedido que desenvolvesse novas soluções. FICARAM FALTANDO: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E A ENTREGA DA SOLUÇÃO (distinta da entrega da especificação de uma proposta de solução)

7 O que é projeto? O que é um projeto?
Um esforço com data de início, data de término, com um objetivo definido é um projeto. Design (concepção): a primeira fase de um projeto é projeto. Elaboração (planejamento): a segunda fase de um projeto Execução: a terceira fase de um projeto Fechamento: a quarta fase de um projeto

8 Foco deste curso: design thinking e PBL (problem-based learning)
4 desafios: Resolver um problema da turma Resolver uma carência existente no ambiente geral da Poli Resolver um problema real de engenharia Resolver um problema da USP Todos os problemas são reais, com clientes reais PBL é mão-na-massa

9 Trabalho colaborativo em equipe
Usar os ativos existentes Exemplo de bom uso de ativos existentes: Exercício de empreendedorismo em Stanford: quem consegue gerar mais valor partindo de um investimento de 20 dólares em 88 horas de trabalho? 3a. colocada: 250 dólares 2a. colocada: 320 dólares 1a. colocada: 650 dólares

10 Como fazer boas perguntas – exercício 1

11 Projetos apoiam-se em premissas
Premissa – um pressuposto que limita o escopo de um projeto; Uma premissa já comprovada é um fato Uma premissa ainda não comprovada é uma hipótese.

12 Exemplo de uma má pergunta
(Inclue premissas ainda não comprovadas) A mulher da figura trabalha numa lavanderia? Perguntas boas: A pessoa da figura é uma mulher? O ambiente da foto é uma lavanderia? A pessoa da figura está trabalhando naquele local? Procure testar apenas um fato em cada pergunta. Todo o restante da pergunta precisa ser comprovado impiricamente pela foto ou por respostas anteriores.

13 Como fazer boas perguntas exercício 2

14


Carregar ppt "Introdução ao Projeto na Engenharia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google