A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível."— Transcrição da apresentação:

1 Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível de taxa de juros entre outros.

2 Política Monetária - Conceito de Moeda: Moeda como tudo aquilo que é geralmente aceito para liquidar as transações, isto é, para pagar pelos bens e serviços e para quitar obrigações.

3 Política Monetária - Com a Introdução da Moeda, esta passa a desempenhar a função de unidade de conta ou denominador comum do valor, isto é, fornece o “ referencial” para que os valores das demais mercadorias sejam cotados. - A moeda é o ativo utilizado para realizar as transações porque é o que possui maior liquidez - Liquidez é a capacidade de um ativo converter-se rapidamente em poder de compra, isto é, transformar-se em mercadorias.

4 Três Funções que a moeda desempenha:
Política Monetária Três Funções que a moeda desempenha: - Meio de Troca: intermediário entre as mercadorias - Unidade de Conta: Ser o referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas; - Reserva de Valor: Poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza.

5 Política Monetária Tipos de Moeda:
- Moeda Mercadoria: Determinada mercadoria é usada como moeda. Um tipo de moeda-mercadoria é a moeda metálica, isto é, o ouro, a prata, etc.. metais preciosos ou semipreciosos que foram usados como moeda; - Moeda Papel: Corresponde a uma nota de papel que expressa determinado valor de ouro, isto é , possui lastro, em determinada mercadoria;

6 Política Monetária - Papel Moeda ou Moeda Fiduciária: Notas de papel emitidas pelo governo que não possuem lastro em nenhuma mercadoria, isto é , não existe uma garantia física sustentando, o valor da moeda e sua aceitação se deve à imposição legal do governo.

7 Política Monetária - Lastro: Ativo ou mercadoria que respalda o valor da moeda, isto é, no qual a moeda-papel pode ser convertida. O exemplo mais tradicional é o lastro ouro, segundo o qual as notas de papel representam determinada quantidade de ouro. Outro tipo de lastro são as reservas internacionais do país, isto é, os ativos/moedas que podem ser usados nas transações internacionais, pôr exemplo, o dólar.

8 Politica Monetária - Velocidade de circulação da moeda: número de transações liquidadas com a mesma unidade monetária, ou seja é o numero de ‘ giros’ que a moeda dá, gerando renda, em dado período.

9 Motivos para demandar moeda
Politica Monetária Motivos para demandar moeda - transação - precaução - especulação

10 Politica Monetária - A demanda por moeda depende tanto da renda como da taxa de juros nominal. Quanto maior(menor) for a renda maior (menor) será a demanda por moeda. Quanto maior (menor) for a taxa de juros nominal, menor (maior) será a demanda por moeda.

11 Politica Monetária - Banco central - órgão que controla a oferta monetária no país e os assuntos a ela relacionaos. - Funções do Banco Central: I - Controlar a oferta monetária. Possui o monopólio da emissão da moeda nacional. II - Zelar pelo valor da moeda nacional. III - regular e fiscalizar o sistema financeiro

12 Politica Monetária M1: ativos com liquidez absoluta
M1 = papel-moeda em poder do público (PMPP) + depósitos a vista (D) - Bancos: Intermediários financeiros, instituições que captam recursos dos poupadores (ofertantes de recursos) para emprestá-los aos investidores (demandantes de recursos).

13 Politica Monetária Depósitos = Reservas (R) + Empréstimos (EB) - As reservas (R) que os bancos constituem sobre os depósitos são de dois tipos: I - reservas compulsórias: são a parcela dos depósitos que os bancos são obrigados legalmente a depositar em suas contas ao Banco Central para poderem fazer frente a sus obrigações. II - reservas voluntárias: são recursos que os bancos mantêm junto ao Banco Central por opção, ou seja, não existe obrigação legal

14 Politica Monetária AGREGADOS MONETÁRIOS
BM = R (reservas) + PMPP (papel-moeda em poder do público); M1 = PMPP (papel-moeda em poder do público) + D (depósitos a vista); M2 = M1 + títulos públicos federais, estaduais e municipais em poder do público; M3 = M2 + depósitos em caderneta de poupança; M4 = M3 + depósitos a prazo e títulos privados.

15 Politica Monetária FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL E INSTRUMENTOS DE CONTROLE FINANCEIRO No controle monetário, as atribuições do Bacen são: emissão do papel-moeda, guardião das reservas dos bancos, empréstimos de liquidez aos bancos, realização das operações de mercados aberto, controle seletivo do crédito. Os instrumentos de controle monetário são: I - reservas compulsórias; II - empréstimos de liquidez e taxa de redesconto; III - operações de mercado aberto.

16 Politica Monetária - Aumento (diminuição) das reservas bancárias implica diminuição (aumento) da oferta de moeda. - Empréstimos de assistência à liquidez: empréstimo realizados pelo Banco Central às instituições financeiras para cobrir a insuficiência de caixa destas diante da demanda de recursos pelos depositantes. - Taxa de redesconto: taxa cobrada pelo Bacen em seus empréstimos aos bancos comerciais.

17 Politica Monetária - Facilidade (dificuldade) para empréstimos de liquidez leva a um aumento (diminuição) na oferta monetária. - Redução (aumento) na taxa de redesconto implica aumento (redução) na oferta de moeda da economia. - Operações de open market: compra e venda de títulos públicos pelo Bacen junto ao mercado. - Compra (venda) de títulos por parte do Banco Central implica redução (ampliação) da oferta de moeda na economia.

18 Politica Monetária - O que é taxa de juros
Taxa de juros é o que se ganha pela aplicação de recursos durante determinado período de tempo, ou alternativamente, aquilo que se paga pela obtenção de recursos de terceiros durante determinado período de tempo.

19 Politica Monetária Determinação da taxa de juros.
Teoria do fundos emprestáveis. - De acordo com teoria de fundos emprestáveis o que determina é a oferta e a demanda

20 Principais taxas de juros são.
Politica Monetária Principais taxas de juros são. - Selic ( Sistema Especial de Liquidação e Custodia. - TR ( Taxa Referencial de Juros) - TBF( Taxa Básica de Financiamento) - TJLP ( Taxa de Juros de Longo Prazo)

21 Politica Monetária Estrutura de taxa de Juros e Sistema Financeiro.
Estrutura de taxa de juros e sistema financeiro, são os instrumentos que as instituições usam para garantir ao máximo que recebam seu dinheiro de volta.

22 Politica Monetária Taxa de Juros Real e Taxa de Juros Nominal.
Taxa de Juros Real corresponde a taxa de juros nominal recebida, descontada a perda de valor da moeda, ou seja a inflação do período. Taxa de Juros Nominal - Ganho monetário que se obtém em determinado aplicação financeira, ou o custo monetário de determinado empréstimo.

23 Politica Monetária - INDEXAÇÃO: Mecanismos de proteção dos valores monetários (contratos nominais) das perdas decorrentes da inflação. - CORREÇÃO MONERTÁRIA: Correção dos valores nominais por dado índice de preços de modo a compensar a perda de valor da moeda corrente da inflação.

24 Politica Monetária - Operações Prefixadas: em que a taxa nominal de juros é dada e a taxa real só conhece ex post, uma vez verificada a inflação do período. - Operações Pós-Fixadas: em que se define a taxa de juros real ex ante e acrescenta-se a correção monetária para determinar a taxa nominal de juros que só é conhecida ex post


Carregar ppt "Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google