A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEF JARDIM ANCHIETA MOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEF JARDIM ANCHIETA MOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 EMEF JARDIM ANCHIETA MOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE
“ Sorria! Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios”. Lea Waider Psicopedagoga responsável: Damaris Bezerra de Lima

2 Iniciando... “ Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”. Carlos Drummond de Andrade Filme: Quem mexeu no meu queijo?

3 MOTIVAÇÃO Ter motivação é ter motivos para a ação. Quando encontramos motivos para fazer o que fazemos, temos satisfação. A motivação é uma questão subjetiva, uma vez que as pessoas podem ter motivos diferentes para a realização de uma mesma atividade. Uma pessoa pode estar motivada para um determinado trabalho, enquanto outra o faz sem demonstrar satisfação.

4 Como a motivação é subjetiva, isto é, está relacionada a questões pessoais, podem ser diversos os “motivos” sobre os quais se fundamentam as ações humanas. Uma pessoa que não vê motivos para desempenhar sua profissão poderá cair na rotina, ficar deprimida, sem sonhos e até adoecer mais facilmente. É muito importante aprendermos a cultivar sonhos. Eles nos fornecem o material de onde podemos extrair “motivos” para agir. Mas também é muito importante que possamos encontrar “motivos” para as nossas ações no presente, ou então nos tornaremos pessoas constantemente insatisfeitas, que não são capazes de aproveitar as próprias conquistas, sempre querendo mais do que já conseguiram para o momento.

5 MUDANÇAS Em algumas ocasiões, o ser humano demonstra possuir uma força de realização bem superior do que a média, levando-o a caminhar, cotidianamente, em busca dos seus sonhos. Antes mesmo de os realizar, já sente que é vitorioso e, portanto, caminha confiante, na expectativa de que é apenas uma questão de tempo para se chegar no destino traçado por suas idéias e convicções. A mudança como processo de natureza fundamentalmente humana, exige diálogo, negociação, comunicação refinada, treinamento, expansão de referenciais comuns, motivação, incentivos, visão clara de onde se quer chegar, envolvimento e participação. A resistência a mudanças é considerada como algo natural, que precisa ser trabalhado de forma construtiva/positiva. Como? Envolvendo as pessoas no processo de mudança desde cedo. Tentar criar motivação para mudança por meio de força pessoal e liderança. É preciso ainda dar tempo e criar oportunidades para as pessoas conseguirem desligar-se do que fazem hoje e trabalhar as sensações de perda eventualmente geradas pelas mudanças.

6 Luiza Elena Ribeiro do Vale
AFETIVIDADE “Pode-se dizer que a afetividade é um conjunto de fenômenos psicológicos que são expressos sob formas de emoções, sentimentos e paixões, relacionados a prazer/dor, satisfação/insatisfação, agrado/desagrado, alegria/tristeza”. Luiza Elena Ribeiro do Vale Afeto: demonstração de carinho, dedicação e amor, através das atitudes. Como superar as dificuldades do dia-a-dia? - Com afetividade, procurando descobrir o prazer no que se faz = crescimento pessoal.

7 Para pensar... "O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver” Dostoievski Mensagem: A arte de não adoecer – Dráuzio Varela


Carregar ppt "EMEF JARDIM ANCHIETA MOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google