A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto"— Transcrição da apresentação:

1

2 História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Célio Ricardo Tasinafo

3 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado SEGUNDO REINADO o golpe da maioridade (23/07/1840) a permanência da tensão política o estabelecimento do Conselho de Estado (23/11/1841) a criação do cargo de Presidente do Conselho de Ministros (1847): o “parlamentarismo às avessas” REVOLTAS Revoltas Liberais de 1842 (Paulista e Mineira) Revolução Praieira ( )

4 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ Deslocamento do eixo econômico do país para o Sudeste. Baseado na mão-de-obra escrava. Facilitou o processo de urbanização. Abertura de estradas de ferro.

5 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado A EXPANSÃO CAFEEIRA A EXPANSÃO CAFEEIRA Adaptado de: RODRIGUES, J.A. Atlas para estudos sociais, p.26.

6 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado O CAFÉ E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO

7 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado O CAFÉ E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO REDE FERROVIÁRIA FEDERAL E PAULISTA (SÉCS. XIX-XX) FEPASA

8 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado A QUESTÃO DA ESCRAVIDÃO Medidas que limitaram o uso da mão-de-obra escrava. A pressão da Inglaterra por meio do Bill Aberdeen (1845), que proibia o tráfico de escravos. A Lei Eusébio de Queirós (1850) e o fim do tráfico de escravos no Brasil: encarecimento da mão-de-obra. Lei do Ventre Livre (1871). Lei dos Sexagenários (1885). Lei Áurea (13/05/1888).

9 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado A QUESTÃO DA ESCRAVIDÃO A imigração para substituir a mão-de-obra escrava. As colônias de parceria. A escolha do imigrante europeu. A política do branqueamento da população. Imigração subvencionada. Fonte: RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

10 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado A GUERRA DO PARAGUAI ( ) A guerra mais longa e mais sangrenta da América. As tensões do Brasil com seus vizinhos: rivalidade com Argentina e o histórico com o Uruguai (antiga província Cisplatina). A navegação pelo rio da Prata era fundamental para o Brasil ® único modo de atingir regiões mais distantes como Mato Grosso. A imagem mostra a partida do imperador para o Sul durante a Guerra do Paraguai. Museu Histórico Nacional e Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.

11 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado A GUERRA DO PARAGUAI ( ) Solano López invadiu parte do território brasileiro e da Argentina. A formação da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Paraguai perdeu quase 50% de sua população. A imagem mostra a tomada de Assunção, com o hasteamento da bandeira brasileira no Palácio do Governo paraguaio. Museu Histórico Nacional e Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.

12 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado OS CUSTOS DA GUERRA DO PARAGUAI Negros alforriados nas tropas brasileiras da Guerra do Paraguai. Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. Mais de 140 mil soldados brasileiros mortos. Fortalecimento do exército. Consolidação da unidade territorial. Expunha o problema da escravidão, pois muitos soldados eram antigos escravos. Alto custo econômico do conflito.

13 Brasil: Segundo Reinado
Cap. 27 Brasil: Segundo Reinado O CAMINHO PARA A REPÚBLICA Vista do Museu Republicano em 1923, onde se deu a convenção de Itu, e a sala da Convenção em 1873. Museu Paulista, São Paulo. Aumento do movimento republicano. Questão religiosa: a subordinação da Igreja ao Estado acirrou a tensão daquela contra Pedro II. Questão militar: o fim do apoio dos militares ao monarca.


Carregar ppt "História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google