A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY

2 AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL

3 SITUAÇÃO AGRÁRIA ATUAL DO BRASIL  Na atualidade cerca de 18,3% da população brasileira atua no setor primário.  Há pelo menos 50 mil propriedades com menos de 1 hectare, que ocupam cerca de 26 mil hectares no Brasil.  Há outras 75 propriedades com mais de 100 mil hectares.

4

5 Origem do Problema O início dos Latifúndios

6 Sesmarias

7 Ciclos Econômicos e a Ocupação do Brasil  Pau-Brasil – Séc XVI Nordeste  Cana-de-Açúcar – Séc XVI e XVII Pernambuco (Zona da Mata)  Ciclo do Ouro – Séc XVIII Minas Gerais (Interiorização)  Ciclo do Café – Séc XIX São Paulo (Interiorização)

8 O ciclo do café e a Oligarquia Cafeeira  O café chegou ao Brasil, na segunda década do século XVIII. As primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa.  No século XIX, as plantações de café espalharam-se pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro.  Os mercados nacionais e internacionais, principalmente Estados Unidos e Europa, aumentaram o consumo, favorecendo a exportação do produto brasileiro.

9

10 São Paulo a locomotiva do Brasil  Os fazendeiros, principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto.  Para escoar o produto, os grandes fazendeiros investiram em ferrovias.

11

12

13

14

15

16 Consequências do Ciclo do Café  Urbanização, poder político e econômico da região Sudeste.  Imigração europeia para as lavouras de café substituindo a mão de obra escrava. Imigração  Construção de ferrovias para escoar a produção de café do interior de São Paulo para o porto de Santos.Santos  A economia brasileira ficou dependente das exportações de café. Com a Crise de 1929, o país entra em colapso.economia brasileira  Desemprego, Industrialização e Migração para outras regiões como o Centro-Oeste (Décadas de 30, 40, 50 e 60).

17 A interiorização do Brasil

18 Ocupação do Sul do Brasil  A ocupação da Região Sul está ligada, a duas atividades primárias: a agricultura e a pecuária.  A região intensificou o povoamento somente a partir do século XIX. Até esse momento o território se encontrava quase que completamente desabitado, salvo os povos nativos, como os índios.

19 Campanhas de Migração para o Sul  Diante desse fator, o governo promoveu uma política de povoamento que atraiu imigrantes, sobretudo de origem europeia.  O governo brasileiro almejava o povoamento para facilitar o controle e administração da região, além disso, temia a invasão dos países vizinhos, caso a região continuasse desabitada.

20 Ocupação do Centro-Oeste  Declínio do Ciclo do Café.  Direitos trabalhistas geram desemprego.  Construção de Brasília (1960).  Abertura de Estradas e Rodovias (Transamazônica - 1972).

21

22

23

24

25

26 Construção da Transamazônica

27

28 Ocupação do Norte (Amazônia)

29 Motivos  Agronegócio  Biopirataria  Exploração madeireira ilegal, considerada o principal vetor de violência na Amazônia.

30 Conflitos na Amazônia  De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 2005 a 2014, 325 pessoas foram vítimas de assassinatos motivados por conflitos agrários.  Mais da metade destes casos (67,3%) aconteceram na Amazônia.

31 Conflitos pela terra

32

33  De 1985 a 2013, a justiça recebeu 768 inquéritos de assassinatos no campo na região amazônica.  Apenas 5% deste total chegou a julgamento.  Pior: somente 19 mandantes receberam algum tipo de punição, sendo que a maioria responde às acusações em liberdade.

34

35

36 Irmã Dorothy

37

38


Carregar ppt "GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google