A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demografia Cristiano Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demografia Cristiano Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 Demografia Cristiano Almeida

2 Migração são os movimentos horizontais da população.
Êxodo rural; Migração urbana rural; Inter-regional; Sazonal ou transumânica; Migração pendular.

3 Migrações inter-regionais no Brasil
o ciclo da mineração, em Minas Gerais, nos meados do século XVIII, que provocou um deslocamento da população litorânea para o interior do país; o fluxo de escravos do Nordeste para as plantações de café de São Paulo e do Rio de Janeiro, em fins do século XIX; o ciclo da borracha, na Amazônia, em fins do século XIX para o início do século XX, que atraiu muitas pessoas, especialmente do Nordeste; a construção de Brasília, que deslocou mão-de-obra principalmente do Norte e Nordeste; o desenvolvimento industrial, dos anos 1950 em diante, na região Sudeste (principalmente São Paulo e Rio de Janeiro), que deslocou principalmente nordestinos.

4 Recentemente as migrações regionais mais importantes ainda são a de nordestinos para as regiões Sudeste e Sul em busca de trabalho nos setores industrial, comercial e de serviços; ocorre, também, no Centro-Oeste e Norte, um fluxo de famílias ligadas ao meio rural, vindas principalmente da região Sul, graças à expansão da fronteira agrícola.

5

6

7

8 Distribuição da população brasileira

9 Crescimento demográfico do Brasil
– lento, alta natalidade e alta mortalidade; – acelerado, alta natalidade e redução da mortalidade; desaceleração, diminuição das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade.

10

11 Taxa de fecundidade no Brasil
TABELA 9 EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE FECUNDIDADE NO BRASIL Taxa de fecundidade no Brasil ANO TAXA DE FECUNDIDADE TOTAL 1970 5,8 1975 4,3 1984 3,6 1991 2,6

12 BRASIL 1980

13 BRASIL 2030

14 BRASIL 1980 E 2030

15 Causas da desaceleração do crescimento demográfico no Brasil
Processo de urbanização; Ampliação da participação da mulher no mercado de trabalho; Facilidade de acesso de métodos anticoncepcionais; Elevação dos custos para criar os filhos Melhoria das condições médicas-sanitárias.

16 Fatores que permitiram a diminuição das taxas de natalidade e de mortalidade no Brasil.
Ampliação das medidas de higiene; Ampliação das condições de atendimento médico; Campanhas de vacinas em massa; Ampliação da assistência médica e do atendimento hospitalar.

17 Regionalização braseira
Fatores físicos e geoeconômicos

18 Regiões do IBGE Norte Nordeste Sul Sudeste Centro Oeste

19 Regiões do IBGE

20 Divisão Geoeconômica

21 Nordeste brasileiro 1-Meio Norte ou zona dos Cocais;
2- Sertão Nordestino; 3- Agreste 4- Zona da Mata

22 Zona da Mata Região mais urbanizada e mais industrializada;
Subdividida em- Açucareira, Recôncavo Baiano e Sul da Bahia ou Zona do cacau. Clima tropical úmido; Vegetação bastante devastada é a mata atlântica.

23 Agreste Região de transição Região de policultura

24 Sertão Nordestino Maior e menos povoada das regiões
Clima árido e vegetação xerófila Fruticultura de exportação em Juazeiro e Petrolina Problemas com a seca. Rios temporários

25 Meio Norte Região de transição
Extrativismo vegetal- carnaúba e babaçu; agricultura bastante pobre, limitada ao cultivo do arroz, no Maranhão e à criação de bovinos, no Piauí, em áreas de cerrado.


Carregar ppt "Demografia Cristiano Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google