A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Justiça e direitos naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Justiça e direitos naturais"— Transcrição da apresentação:

1 Justiça e direitos naturais
* 16/7/96 Justiça e direitos naturais Tomo: Módulo:XVI Roteiro: 1 *

2 Explicar a relação existente entre a justiça e os direitos naturais.

3 Os direitos naturais são os instituídos pela lei divina ou natural.
Sendo assim, [...] são os mesmos para todos os homens, desde os de condição mais humilde até os de posição mais elevada.

4 Dentre os direitos naturais, destacam:
O de viver – o primeiro de todos –, E o de legítima propriedade – aquela que é adquirida sem prejuízo de ninguém.

5 Pode dizer-se que a [...] justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.

6 Direito e Justiça deveriam ser sinônimos perfeitos, ou seja, deveriam expressar a mesma virtude, pois, se aquele significa “o que é justo”, esta se traduz por “conformidade com o direito”.

7 Com efeito, o fundamento da justiça, segundo a lei natural, está, como disse
o Cristo, no querer [...] cada um para os outros o que quereria para si mesmo.

8 Questões

9 V V V V a) b) c) d) Marque V ou F
O sentimento da justiça está em a natureza. b) “A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais.” c) A base da justiça, segundo a lei natural, está contida nesta frase dita pelo Cristo: Queira cada um para os outros o que quereria para si mesmo. d) No coração do homem imprimiu Deus a regra da verdadeira justiça, fazendo que cada um deseje ver respeitados os seus direitos. V V V V

10 Marque V ou F e) A Em o vosso mundo, porque a maioria dos homens não pratica a lei de justiça, cada um usa de represálias. Essa a causa da perturbação e da confusão em que vivem as sociedades humanas. f) Os direitos naturais são os mesmos para todos os homens, desde os de condição mais humilde até os de posição mais elevada. g) O caráter do homem que praticasse a justiça em toda a sua pureza seria a do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porquanto praticaria também o amor do próximo e a caridade, sem os quais não há verdadeira justiça.” V V V

11 Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:
Bibliografia : 13. DENIS, Léon. O problema do ser, do destino e da dor. 27. ed. Rio 1. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. de Janeiro: FEB, Cap. 18, p. 294. 14. XAVIER, Francisco Cândido. Ação e reação. Pelo Espírito André 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, Questão 621, p. 307. 2. ______. Questão 873, p. 403. Luiz. 25. ed. Rio de Janeiro: FEB, (Prefácio do Espírito 3. ______. Questão 875, p. 403. Emmanuel), p. 8. 4. ______. Questão 875-a, p. 404. 5. ______. Questão 876, p. 404. 6. ______. Questão 878, p. 405. 7. ______. Questão 878-a, p. 405. 8. ______. Questão 879, p 9. ______. Questão 880, p. 406. 10. ______. Questão 884. P. 407. 11. AGUAROD, Angel. Grandes e pequenos problemas. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 3 (A evolução do sentimento de justiça no ser humano), p 12. CALLIGARIS, Rodolfo. As leis morais. 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, (Direito e justiça), p. 169. Vade Mecum on line: Roteiro de Estudos de O Livro dos Espíritos:

12 Para se cadastrar e receber mensagens:
Basta CLICAR AQUI Ou enviar um para: O Semeador está no Facebook, curtam: OBS: Não precisa escrever nada no , nem no campo assunto é só enviar o e após você recebe uma mensagem de confirmação, clique em Responder , clique em Enviar e já estará inscrito(a) para receber as mensagens. Caso queira cancelar o recebimento basta CLICAR AQUI Ou enviar um para:


Carregar ppt "Justiça e direitos naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google