A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POP Solicitação de Ligação Provisória

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POP Solicitação de Ligação Provisória"— Transcrição da apresentação:

1 POP 22.001 - Solicitação de Ligação Provisória
Outubro / 2011

2 Finalidade, Campo de Aplicação e Referências
AGENDA Finalidade, Campo de Aplicação e Referências Responsabilidades Procedimento

3 Finalidade, Campo de Aplicação e Referências
Estabelecer procedimento de emissão da SS de Pedido de Ligação Provisória de Unidade Consumidora e Renovação de Ligação Provisória. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se ás Áreas de Atendimento Comercial. REFERENCIA Resolução Normativa ANEEL n.º 414, de 9 de setembro de 2010. Norma de Procedimento Ligação Provisória.

4 Responsabilidades Atendentes e Operadores das Agências de Atendimento Presencial: Emitir Pedido de Ligação Provisória para unidades consumidoras de Baixa Tensão com carga até 75kW. Consultores de Poder Público das Bases Operacionais de Relacionamento com o Cliente: Orientar e intermediar as solicitações de ligação provisória das Prefeituras Municipais. Consultores do Atendimento Corporativo: Atender às solicitações de ligação provisória para unidades consumidoras com carga acima de 75kW ou com indicação de inviabilidade de atendimento pela Gerência de Planejamento. Colaboradores do Apoio Comercial: Realizar tratamento das ordens de serviços geradas, entrando em contato com cliente sempre que necessário. Analistas e Assistentes da Gerência de Relacionamento com o Cliente: Acompanhar e fazer a gestão dos pedidos através da geração de relatórios e acompanhamento de indicadores, de modo a garantir que os prazos da ligação sejam cumpridos e assim evitar perdas e acúmulo de pendências.

5 Procedimento Efetuar pedido de ligação, conforme as orientações constantes no POP Pedido de Ligação Nova. Considerar que a diferença é que, neste tipo de solicitação, para o campo <<Tipo de ligação>> deve ser selecionada a opção <<Provisória>>.

6 Procedimento <<Preencher Declaração de Carga>>, indicando os equipamentos que serão utilizados pelo cliente. Na próxima tela, <<Ligação Provisória>>, preencher os campos: Classe de consumo: conforme atividade da UC. Tipo de faturamento: acionar na lista de valores a opção BT e AT SEM RD Classificação tarifária, grupo de tensão e tipo de tarifa será Convencional. Ligação com medidor: escolher SIM ou NÃO, conforme NP Ligação Provisória. Dia da ligação e dia do desligamento: o dia em que UC deverá ser ligada e desligada. O sistema calcula automaticamente a quantidade de dias e o consumo estimado. Clicar em <<Calcular>> e em seguida <<Confirmar>>. Deverá ser de no máximo 30 dias. Nota 01: Qualquer obra, mesmo que seja para construção de uma unidade residencial será considerado como canteiro de obras e deverá ser classificado como Industrial.

7 Procedimento

8 Procedimento Nota 02: É obrigatório instalar equipamento de medição quando houver as seguintes situações: Período mínimo de 5 dias de utilização com carga maior que 30kW. Em todas as ligações provisórias com carga instalada maior do que 30kW (que equivale a Watts, ou seja, 1kW = Watts) independente do período de ligação e do tipo de ligação (monofásica ou trifásica). Nos pedidos de ligação provisória para unidades com características provisórias, mas com consumo permanente (ex: ligações para amoladores de alicate), deve ser instalada medição. A leitura e faturamento da conta acompanharão o calendário de faturamento anual da CEMAR e a entrega da conta é no endereço da UC definitiva do consumidor através de Entrega Alternativa. Neste caso o atendente deve questionar ao cliente o endereço da conta da sua unidade consumidora de faturamento normal para poder realizar o procedimento de entrega alternativa. Caso a ligação exceda o período limite de 90 dias, deve a unidade consumidora deve ser cadastrada como definitiva.

9 Procedimento Nota 03: O cliente deve ser informado que para atendimento dos pedidos com medição, o padrão de medição exigido pela CEMAR deve estar devidamente instalado.

10 Procedimento Na próxima tela o sistema fará o calculo da fatura eventual. Clicar em <<OK>>.

11 Procedimento Clicar no botão <<Datas>> e verificar se a <<Data de Apresentação>> é a data atual, caso negativo, alterar. Verificar também a <<Data de Vencimento>> que deverá ser o 3º (terceiro) dia após a data da Apresentação (ou, no mínimo, um dia anterior ao prazo de ligação desejado pelo cliente), caso negativo, alterar. A data da apresentação deve ser sempre a data atual.

12 Procedimento Nota 04: A fatura será gerada com vencimento para 3 (três) dias a contar da data de geração, salvo em casos que a ligação for solicitada sem esta antecedência. Neste caso, o cliente deverá antecipar o pagamento e apresentar fatura paga para ser atendido no prazo desejado. O vencimento da fatura deverá ser sempre anterior a data de programação da ligação.

13 Procedimento Clicar em <<Confirma>>.

14 Procedimento Clicar no botão <<Calcula Fatura>> e <<Consolidação>>.

15 Procedimento Clicar em <<SIM>> para confirmar a <<Consolidação da Fatura>>.

16 Procedimento Após a consolidação, aparecerá a prancheta, o atendente deverá informar os seguintes dados e salvar: Solicitante e vínculo (caso o titular da conta seja pessoa jurídica); Período da ligação provisória; Motivo da ligação provisória.

17 Procedimento Clicar em <<OK>>.

18 Procedimento A Fatura Eventual gerada será enviada para a Área de Atendimento do respectivo município. Clicar em <<Confirma>>, para encaminhar a fatura.

19 Procedimento O cliente deve receber a fatura para pagamento no ato da solicitação, quando esta for realizada em localidade que exista agência. Nas demais localidades o cliente deve receber a fatura via sms ou ainda consultá-la através do site Não deve ser gerada OS de <<Pedido de Estudo>>, visto que todos os casos em que a carga declarada exceder 75 kWh devem ser direcionados ao Atendimento Corporativo (Alta Tensão - através do ).

20 Procedimento Caso o cliente informe que solicita ligação para um prazo superior a 30 dias o atendente deverá informar que o cliente deverá retornar ao atendimento com 5 dias úteis antes no término do prazo inicial e solicitar a renovação de no máximo mais 30 dias. O prazo total com renovações deve ser de, no máximo, 90 dias. Superando este prazo, a ligação deve ser definitiva. Para efetuar a renovação proceder conforme abaixo: Clicar no campo <<Faturas UC>> e em seguida <<Operações c/ Fatura>>.

21 Procedimento Selecionar a opção <<Ligação Provisória>> e clicar em <<Confirma>>.

22 Procedimento Digitar a <<UC>>, <<referência>> (mês da geração da fatura) e clicar em <<Confirma>>.

23 Procedimento Digitar a <<UC>>, <<referência>> (mês da geração da fatura) e clicar em <<Confirma>>.

24 Procedimento Clicar em <<OK>>.

25 Procedimento Descer a barra de rolagem até o visualizar o campo Alterações Permitidas. Clicar em <<Exclusão D/C>> para exclusão do valor referente às despesas de ligação provisória que não deve ser cobrada na renovação da ligação (obedecendo ao disposto nesta Norma).

26 Procedimento Desmarcar Despesas com Ligação Provisória e clicar em <<Confirma>>.

27 Procedimento Proceder conforme descrição anterior.

28 Procedimento Após a consolidação escolher motivo Fatura Eventual de Ligação Provisória e confirma.

29 Procedimento Na tela seguinte, clicar sempre em <<Não>> e emitir a fatura para o cliente através do Módulo Impressão de segunda via - SEM COBRANÇA (conforme POP Impressão de Segunda Via). Caso a solicitação seja via Central de Atendimento, clicar em <<NÃO>> e orientar o cliente a solicitar a emissão da 2ª via com o número da Unidade Consumira em mãos, nos locais credenciados (Agência Virtual- Agência de Atendimento e Lotéricas).

30 Procedimento Clicar em <<OK>>. Depois desse processo, informar ao cliente o número do protocolo – LOS, número da unidade consumidora. Após o pagamento da fatura, a OS <<Geração de Fatura de Ligação Provisória>> será baixada pelo atendente mediante apresentação de fatura paga (ou pelo Apoio Comercial após identificação de pagamento via relatório gerencial elaborado pela Área de Suporte).

31 Procedimento Nota 05: O atendente deverá informar que o prazo de três dias úteis para realização da ligação provisória será contado a partir do pagamento da Fatura Eventual. Orientar o cliente que a ligação da unidae provisória está condicionada ao pagamento da fatura, portanto é interessante realizar a quitação da fatura com brevidade. Nota 06: Para ligações com medidor, informar ao cliente que, no momento do desligamento, será feita uma nova leitura, e caso seja identificado uma leitura superior ao pagamento da fatura, será gerada uma nova fatura eventual com o valor da diferença. A área de Suporte deve gerar relatórios periódicos, com todas as UC´s em que existe consumo excedente a cobrar. A área de Apoio Comercial deverá gerar a fatura complementar, com base nos relatórios encaminhados pela área de Suporte e informar ao cliente a existência de resíduo a pagar. A entrega da fatura pode ocorrer de forma presencial (em uma agência) ou pode ser enviada via sms ou ainda consultada através do site

32 Procedimento Após a confirmação do pagamento, efetuar a Baixa da OS de <<Geração de Fatura de Ligação Provisória>> para geração do <<Pedido de Ligação de Unidade Consumidora>>. A baixa ocorrerá de forma manual, após a apresentação da fatura paga pelo cliente:

33 Procedimento Clicar no botão “baixar”.

34 Procedimento Clicar em <<Conclusão normal>> e <<Confirma>>.

35 Procedimento Informar a <<data e hora do pagamento da fatura>> e clicar em <<Confirma>>.

36 Procedimento Clicar <<OK>>.

37 Procedimento Clicar em <<Confirma>>.

38 Procedimento Nota 07: A SS de pedido de ligação provisória gera duas OS´s: 1ª OS é da geração da fatura eventual, que após baixada gera a 2ª OS, de pedido de ligação da unidade consumidora, informar o LOS para o cliente. Quando o pedido de ligação for acordado para um prazo anterior ao indicado na <<Data Programada>>, após a baixa da OS de <<Geração de Fatura>>, reprogramar a OS de Ligação de Unidade Consumidora para a data atual. Clicar na OS de <<Ligação de unidade consumidora>> e clicar no botão <<Reprogramar OS>>.

39 Procedimento Selecionar a OS de Ligação e clicar no <<relógio>> e <<salvar>>.

40 Procedimento Clicar em <<Confirma>>.

41 Procedimento Para finalizar a solicitação, clicar em <<Voltar>>.

42 Procedimento Para renovação o atendente deverá confirmar a carga declarada. Havendo alteração de carga, o atendente deverá proceder a Geração da Fatura Eventual baseando-se na nova carga instalada que será calculada indicação desta Norma. Nota 08: O cálculo do consumo estimado para a geração da fatura complementar deverá ser feito pelo aplicativo <<ESTIMATIVA DE CONSUMO MÉDIO EM KWH/MÊS – F5GECOM0>>, conforme tela abaixo:

43 Procedimento Preencher a Unidade Consumidora e clicar em Enter. Clicar na lista de valores

44 Procedimento Escolher o aparelho.

45 Procedimento Digitar a quantidade de aparelhos e a quantidade de horas de utilização por dia. O sistema fará o cálculo mensal do consumo. O atendente deverá proporcionalizar o consumo para a quantidade de dias da ligação, de acordo com o exemplo abaixo: Consumo mensal: 2128,08 kWh/mês Consumo diário: 2128,08 / 30 dias = 70,93 kWh por dia Consumo em 2 dias (período da ligação provisória) = 70,93 x 2 = 141,87 (142 kWh)

46 Procedimento Nota 09: Sempre dividir o resultado indicado no campo <<Consumo Mensal>> por 30 para obter a quantidade de consumo diário. Após isso multiplicar pela quantidade de dias correspondente ao período da ligação, obtendo assim o consumo contratado pelo cliente. Nota 10: Quando ocorre acréscimo de carga e há necessidade de adição de fase para ligação bifásica ou trifásica, fica caracterizada uma nova ligação provisória. Deve ser cobrado o consumo referente ao novo período. As novas despesas de materiais, devido a alteração de fase, serão de responsabilidade do cliente. Para este caso, o atendente deverá programar a OS de desligamento para a mesma data da nova ligação. Nota 11: O cliente deve preencher e assinar o formulário Guia de Solicitação de Ligação Provisória (Anexo I). O formulário deve ser digitalizado e anexado à OS no sistema CS. Devem ser digitadas as quantidades de equipamentos e a potência (W). A informação da Carga Total (W) é gerada automaticamente.

47 Procedimento

48 Procedimento Fazer a Geração da Fatura complementar conforme procedimentos indicados neste procedimento. Clicar em <<Altera Medição>>. Preencher o campo <<Contratado>> para a informação do consumo a ser faturado. Para a determinação desse consumo, considerar: Caso não haja acréscimo de carga, considerar o mesmo consumo faturado na conta inicial de ligação provisória. Caso haja acréscimo de carga, calcular o total somando o consumo inicial com o consumo complementar, conforme procedimento descrito nesta Norma.

49 Procedimento Após digitado o valor do consumo, clicar em <<Confirma>>.

50 Procedimento Clicar em <<Calcula Fatura>> e <<Consolidação>>.

51 Procedimento Na tela seguinte, clicar sempre em <<Não>> e emitir a fatura para o cliente através do Módulo Impressão de Segunda Via - SEM COBRANÇA (Conforme POP – Impressão de Segunda Via). Caso a solicitação seja via Central de Atendimento, clicar em não e orientar o cliente a solicitar a emissão da 2ª via com o número da Unidade Consumira em mãos, nos locais credenciados (Agência Virtual- Agência de Atendimento e Lotéricas).

52 Procedimento Clicar em <<OK>>. Depois desse processo deverá informar o protocolo – LOS para o cliente e Unidade Consumidora.

53 Procedimento Após o pagamento e apresentação da fatura, alterar a OS de desligamento para a nova data informada pelo cliente. Pesquisar a <<UC>> e clicar na <<SS>>.

54 Procedimento Selecionar na OS de <<Desligamento de Unidade Consumidora>> e clicar em <<Programa OS>>.

55 Procedimento Selecionar a OS de <<Desligamento de Unidade Consumidora>> e digitar a nova data programada, informada pelo cliente.

56 Procedimento Clicar em <<Confirma>>. Nota 12:
Entregar Contrato de Adesão ao final da solicitação, conforme POP Troca de Titularidade de Unidade Consumidora.

57 0800 286 0196 MUITO OBRIGADO (A)! Atendimento ao cliente
Gerência de Parceiros, Segurança e Meio Ambiente. Área Executiva de Relacionamento com Parceiros. Home: Atendimento ao cliente


Carregar ppt "POP Solicitação de Ligação Provisória"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google