A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. MARCELINO FERNANDES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. MARCELINO FERNANDES"— Transcrição da apresentação:

1 PROF. MARCELINO FERNANDES
MBA – DIREITO IMOBILIÁRIO DIREITO ADMINISTRATIVO 3/4

2 NORMA DA ABNT 18 de abril de 2014

3 A iniciativa de propor a norma partiu do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, após o desabamento do Edifício Liberdade e de mais dois prédios, devido a reformas irregulares, em janeiro de 2012, no Rio de Janeiro.

4 A norma não serve só para os condomínios
A norma não serve só para os condomínios. É também para as demais edificações, como um prédio locado para vários inquilinos. O texto define as condições de manutenção, que não podem cessar nem durante a obra. A reforma não pode bloquear as rotas de fuga e as saídas de emergência.

5 Serviços que precisarão da autorização de um profissional da área:
instalação ou reforma de equipamentos industrializados; Reforma do sistema hidrossanitário; Reforma ou instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio; Instalações elétricas; Instalações de gás;

6 Serviços que precisarão da autorização de um profissional da área:
6. Reforma ou instalação de aparelhos de dados e comunicação; 7. Reforma ou instalação de aparelhos de automação; 8. Reforma ou instalação de ar-condicionado exaustão e ventilação; 9. Instalação de qualquer componente à edificação, não previsto no projeto original ou em desacordo com o manual de uso, operação e manutenção do edifício ou memorial descritivo; 10. Troca de revestimentos com uso de marteletes ou ferramentas de alto impacto, para retirada do revestimento anterior;

7 Serviços que precisarão da autorização de um profissional da área:
11. Qualquer reforma para substituição ou que interfira na integridade ou na proteção mecânica; 12. Qualquer reforma de vedação que interfira na integridade ou altere a disposição original; 13. Qualquer reforma, para alteração do sistema ou adequação para instalação de esquadrias ou fachada-cortina e seu componentes; 14. Qualquer intervenção em elementos da estrutura, como furos e aberturas, alteração de seção de elementos estruturais e remoção ou acréscimo de paredes.

8 FIM


Carregar ppt "PROF. MARCELINO FERNANDES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google