Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Castel-Branco Zagalo Alterado mais de 6 anos atrás
1
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
Profº Cesar André Zavarize
2
APLICAÇÃO: - MATERIAL Para a aplicação são necessários:
Caderno folha do teste Folhas de respostas Crivo de correção Manual com as instruções do teste Lápis ou caneta para a anotação das respostas Relógio ou cronômetro
3
INSTRUÇÕES PARA A APLICAÇÃO
A aplicação pode ser individual ou coletiva. No caso da aplicação individual deve ser estabelecido um rapport com o examinado, antes da aplicação do teste. As respostas devem ser anotadas pelo examinando na folha de respostas, a menos que por algum motivo ele não possa fazê- lo.
4
Na aplicação coletiva deve ser dada uma explicação geral para os examinandos do motivo da realização do teste. No caso de aplicação coletiva sugere-se um máximo de 30 candidatos em uma sala. Os examinandos devem sentar-se em carteiras com espaço suficiente para colocar o caderno e a folha de respostas.
5
Deve ser deixada uma distância entre as carteiras para evitar a possibilidade de cola e permitir a passagem do examinador durante o teste. Recomenda- se que nas aplicações coletivas o psicólogo logo tenha um auxiliar (um estagiário ou outro psicólogo) para ajudar na distribuição do material, resolução de dúvidas e controle da aplicação.
6
Deve ser deixada uma distância entre as carteiras para evitar a possibilidade de cola e permitir a passagem do examinador durante o teste. Recomenda-se que nas aplicações coletivas o psicólogo logo tenha um auxiliar (um estagiário ou outro psicólogo) para ajudar na distribuição do material, resolução de dúvidas e controle da aplicação.
7
As instruções padronizadas devem ser lidas pelo psicólogo, sem introduzir modificações, que podem invalidar a aplicação do teste. Elas são apresentadas a seguir:
8
Vocês vão receber um caderno de teste e uma folha de respostas
Vocês vão receber um caderno de teste e uma folha de respostas. Vocês não devem escrever nada, nem fazer marcas nos cadernos. Não abram os cadernos até que eu lhes peça. Distribuir um caderno, uma folha de resposta e um lápis ou caneta para cada examinando.
9
Atenção. Todos os senhores receberam uma folha igual a esta (mostrar)
Atenção. Todos os senhores receberam uma folha igual a esta (mostrar). É a folha de respostas. Peguem o lápis (caneta) e preencham a folha escrevendo o nome, idade, escolaridade e a data de hoje. Quando terminarem deixem o lápis em cima da mesa. Agora atenção, pois vamos iniciar as explicações.
10
Abram os cadernos de teste na página número 1 e deixem os cadernos abertos em cima da mesa. Olhem agora para o meu (o aplicador levanta e mostra o seu caderno, aberto na página 1, para o grupo). Este caderno é cheio de quadros com desenhos. Os quadros são seguidos e estão em ordem de um lado e do outro de cada folha (mostrar, virando as folhas do caderno). Em cada página (o aplicador mostra a primeira do seu caderno), nós vamos encontrar um quadro maior em cima e vários quadros menores embaixo; é sempre assim em todas as páginas do caderno: quadro maior em cima, quadros menores embaixo.
11
Os quadros grandes, os maiores, são numerados; começam pelo número 1 e vão seguindo, 2, 3, 4, etc., até o número 40. Os quadros ou desenhos menores, os de baixo, têm letras: A, B, C, etc. Nos quadros grandes, em todos eles, há uma falha: um pedaço ficou em branco. O pedaço que falta no desenho grande é um dos quadros menores, um dos que têm letras. O nosso trabalho será descobrir, página atrás de página, qual o pedaço completa no quadro grande.
12
Vamos dar um exemplo (indicar no caderno do aplicador a primeira página), para que todos entendam melhor o que já foi dito. Temos aqui (apontar) o quadro grande em cima, numerado; na parte de baixo, os quadros menores com letras. Na parte de cima falta um pedaço no lugar que está em branco e vamos, portanto, procurá-lo entre os desenhos que têm letras
13
Quem sabe a resposta? (pergunta feita aos integrantes do grupo).
Certo. O que falta é o quadro da letra “C”. A resposta correta é “C”. (Tiradas as dúvidas o aplicador passa para a parte seguinte). Vamos aprender agora como se escreve a resposta. Recomendo bem que ninguém escreva, risque ou faça marcas no caderno. Todas as respostas deverão ser dadas a lápis e unicamente na Folha de Respostas.
14
Peguem as Folhas de Respostas e vamos examiná-las comigo.
Quantos números têm a Folha de Respostas? (também esperar a resposta do grupo). Isto, muito bem. Então para cada figura grande do caderno nós vamos encontrar o seu número correspondente na Folha de Respostas. Do lado desses números, na Folha de Respostas, os senhores deverão escrever a letra do pedaço que falta. Escrevam a letra “C” ao lado do número 1 na primeira coluna da Folha de Respostas.
15
Daqui pra frente os senhores vão procurar responder sozinhos
Daqui pra frente os senhores vão procurar responder sozinhos. Há sempre uma resposta e somente uma para cada figura grande. Façam o trabalho com atenção, pois as dificuldades vão aumentando, mas quem fizer as fáceis vai aprendendo a fazer as seguintes. Podem começar a responder.
16
O aplicador marca o horário de início
O aplicador marca o horário de início. Ele e o auxiliar percorrem a sala para acompanhar se os sujeitos estão marcando corretamente na folha de respostas os itens iniciais. Interromper a aplicação depois de 30 minutos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.