A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memória Cleber Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memória Cleber Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Memória Cleber Matos

2

3 Teste de Memória Olhem as imagens do próximo slide;
Não escrevam nada nem comentem com ninguém; Quando o slide mudar, escrevam o máximo de coisas que vocês lembram que viram no slide

4

5 Escrevam no papel o que vocês lembram
Quantas coisas vocês lembraram?

6 Memória Variados processos e estruturas envolvidos no armazenamento e recuperação de experiências. Quando falamos em memória referimos a à modelos para explicar o o funcionamento da memória. Modelo é um sistema simplificado que contém as características principais de um sistema maior e mais complicado e sugere predições que podem ser confirmadas ou contestadas. Falaremos do modelo de processamento de informação da memória.

7 Como vocês acham que as informações vão para a memória?

8 Processos de Memória Codificação ou aquisição
Todo processo de preparar as informações para armazenamento. Durante a codificação, podemos traduzir os conteúdos de uma forma para outra. Sons Imagens Associação de idéias

9 Processos de Memória Armazenamento
Assim que a experiência é codificada, será armazenada por algum tempo. O armazenamento parece ocorrer automaticamente. Porém esta organização não é nada óbvia, como uma biblioteca ou um computador. A memória é um sistema complexo e dinâmico que parece mudar com a experiência.

10 Processos de Memória Recuperação
A recuperação é trazer a memória de volta quando se precisa dela. Este processo pode ser muito fácil ou difícil, depende do caso.

11 Se nossa memória fosse de computador...
Codificação: Binário Armazenamento: FAT32 (ou outros quem sabe?) Recuperação: Google

12 ...Mas não é! Codificação: Depende... Armazenamento: Quem sabe?
Recuperação: Depende...

13 Estruturas da Memória Memória Sensorial Memória de Curto Prazo
Memória de Longo Prazo

14 Memória Sensorial Todas as impressões sensoriais atuantes entram nos sistemas da memória sensorial ( até mesmo as que não atentamos); Não se tem uma localização anatômica precisa; É a responsável pela “sensação de movimento” dos filmes. É efêmera.

15 Memória de Curto Prazo É um sistema de armazenamento por um período intermediário; Centro da consciência humana: armazena os pensamentos, informações e experiência que estiverem na mente da pessoa em um determinado ponto do tempo; Está envolvida em todas atividades cognitivas que não são automáticas.

16 Memória de Curto Prazo Pode ser representada de forma analítica (pelo resumo do significado), análoga (imagem por imagem, som por som) ou uma mistura dos dois. Duração: média de 15 a 20 segundos, depende do tipo da informação e do esforço para lembrar

17 Memória de Longo Prazo Capacita-nos a recordar grande quantidade de informações por períodos substanciais de tempo Qualquer informação que armazenemos por minutos, horas, dias, semanas ou anos são cuidados pela memória de longo prazo.

18 Memória de Longo Prazo Também pode ser analítica, análoga ou uma mistura; Não tem um “espaço limitado”: sempre pode aprender mais; Recuperar informações não é sempre fácil e automático;

19 Recuperar fatos Recuperar fatos pode exigir uma estratégia de resolução de problemas; A informação existe? A informação foi armazenada na memória? O grau de dificuldade do processo de recuperação do dado.

20 Esquecimento Tipos de Esquecimento:
Falha na codificação: os materiais deixaram de ser representados por completo; Falha no armazenamento: a memória de longo prazo é comparada com jornais, que ressecam, amarelam e depois apodrecem; Falha na recuperação: por falta de indícios ou indicadores ou ainda por esquecimento motivado

21 Estratégias de Memória
Tags Um dos itens que comumente usamos para classificar conteúdo é a tag (rótulo). Assim ficaria mais fácil de encontrar o conteúdo classificado na nossa memória. Socialtags Igual, só que coletivo: parece uma taxonomia social.

22 Estratégias de Memória
Narrativas Representar uma narrativa para os fatos, a fim de criar uma trama mais complexa, mas mais coerente para lembrar Imagens Criar mapas de imagens, ícones e associações para recuperar itens na memória.


Carregar ppt "Memória Cleber Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google