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PublicouRonaldo Sintra Teves Alterado mais de 6 anos atrás
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Game Design ou Novas Narrativas Digitais Cleber Matos
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Livros X Filmes Filmes X Jogos
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História dos Jogos Eletrônicos
Principal desenvolvedor e aplicação da computação gráfica; Redefiniu dispositivos de entrada e saída; Serve ainda hoje como demanda para desenvolvimento de hardware e software; É a forma de entretenimento mais lucrativa da atualidade, superando o cinema;
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Regra de ouro dos jogos: Tenha certeza que é divertido.
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Estilos de Jogos Ação : Apertar bastante botões
Aventura : A história importa Estratégia: escolhas não triviais Simulação: exercício da perfeição Puzzle: desafios analíticos Brinquedos: Softwares só para divertir Educacionais: aprender experimentando. Ou uma mistura dos anteriores...
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Estilos de Interação Afetar o mundo do jogo, seja por aquisição de recursos ou por conquistas; Diretamente controlando as ações de um ou vários personagens Influenciando a ação de um personagem diretamente ou indiretamente; Decidindo o que ver, como um observador (The Sims); Selecionando o que mais gosto de um jogo e fazendo que o jogo me forneça mais desse elemento
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Personagens A construção dos personagens pode ser fundamental para o tipo de jogo a ser abordado; Precisa-se construir estudos para se definir a história do personagem, para os tipos que a história importa; Pode ser flexível de acordo com o jogo, ou até mesmo construído com a escolha dos jogadores (claro que implica que os mapas possíveis são pré-construídos...).
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Cenários Tão importante como o que acontece com quem é aonde acontecem as ações; A definição de cenário envolve história, conceitos, definições de realidades, personagens secundários (raças, tipos...) etc. Até jogos de puzzle costumam ter um cenário que implica alguma regra ou informação do ambiente.
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Roteiro para concepção de jogos
Ter a ideia Modelar a ideia Efeito dramático A abordagem Balanço das ideias Análise Avaliação Justificativa Viabilidade Comercial Tecnológica De desenvolvimento Fazer =D
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Perguntas para a concepção de Jogos
Qual o objetivo deste jogo? Como os jogadores vão chegar a este objetivo? Como será jogar este jogo? Quais sãos as características princinpais que irá criar a jogabilidade?
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O Jogo Características O que ele faz, o que ele é Jogabilidade
Como se divertir com isso? Interface Como ele aparece para o jogador? Regras Planejamento dos estágios/níveis Níveis, dificuldades e plano de inimigos
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Exemplo: Xadrex Cenário medieval; Para dois jogadores;
Regras bem definidas e fechadas; inúmeras possibilidades de partidas; O objetivo é derrotar o adversário. Pontos positivos? Pontos negativos?
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Garantindo a Jogabilidade
Estabelecer esquemas de “pedra, papel e tesoura” para balanço entre personagens; Criar balanço entre armas, dificuldade esperada e os inimigos; Usar elementos do cenário como constituinte de equilíbrio ou mudança para o personagem; Permitir flexibilidade de escolhas para os jogadores (“desejo ser especialista em arqueirismo”).
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Elementos Importantes do Gamedesign
Concepção; 90% das pessoas que jogam tem uma “ideia nova” para jogos... mas quantas viram jogos? Documentação; “Documentação é como sexo: quando é boa, é maravilhosa; quando é ruim, é melhor do que nada” (by Dick Implementação; Faça-o Testes (vááááários) Repense, avalie e refaça.
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“Look and Feel” Ambiente; Sons; Gráficos; “Manejo”; Interface.
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O que não deve ser feito em um jogo
Um monte de coisas legais... que não se integram (Lei Joey:Picanha: bom; sorvete, bom; Picanha com sorvete: bom); Gráficos maravilhosos... que não tem conteúdo (“eye candies”); Uma série de desafios eletrizantes … que não vão a lugar nenhum (; Um cenário incrível e uma história complexa... que não é bom de jogar/jogável.
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Em resumo Jogo é para se divertir: encontre em que o seu usuário irá se divertir e faça; Crie histórias, constitua personagens (ou deixe os jogadores constituí-la); Planeje bem e documente; Não esqueça do “look and feel”; Estabeleça sempre um bom balanço de jogo, normalmente por testes.
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Atividade Refaça o xadrez, adaptando jogabilidade, história e objetivos para outro cenário. Pense outro conceito, atualizar o xadrez; Adaptar para outras quantidades de jogadores/ outras jogabilidades; Especificar regras novas; Em grupo de 3, entrega em papel.
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