A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Game Design ou Novas Narrativas Digitais Cleber Matos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Game Design ou Novas Narrativas Digitais Cleber Matos"— Transcrição da apresentação:

1 Game Design ou Novas Narrativas Digitais Cleber Matos

2 Livros X Filmes Filmes X Jogos

3 História dos Jogos Eletrônicos
Principal desenvolvedor e aplicação da computação gráfica; Redefiniu dispositivos de entrada e saída; Serve ainda hoje como demanda para desenvolvimento de hardware e software; É a forma de entretenimento mais lucrativa da atualidade, superando o cinema;

4 Regra de ouro dos jogos: Tenha certeza que é divertido.

5 Estilos de Jogos Ação : Apertar bastante botões
Aventura : A história importa Estratégia: escolhas não triviais Simulação: exercício da perfeição Puzzle: desafios analíticos Brinquedos: Softwares só para divertir Educacionais: aprender experimentando. Ou uma mistura dos anteriores...

6 Estilos de Interação Afetar o mundo do jogo, seja por aquisição de recursos ou por conquistas; Diretamente controlando as ações de um ou vários personagens Influenciando a ação de um personagem diretamente ou indiretamente; Decidindo o que ver, como um observador (The Sims); Selecionando o que mais gosto de um jogo e fazendo que o jogo me forneça mais desse elemento

7 Personagens A construção dos personagens pode ser fundamental para o tipo de jogo a ser abordado; Precisa-se construir estudos para se definir a história do personagem, para os tipos que a história importa; Pode ser flexível de acordo com o jogo, ou até mesmo construído com a escolha dos jogadores (claro que implica que os mapas possíveis são pré-construídos...).

8 Cenários Tão importante como o que acontece com quem é aonde acontecem as ações; A definição de cenário envolve história, conceitos, definições de realidades, personagens secundários (raças, tipos...) etc. Até jogos de puzzle costumam ter um cenário que implica alguma regra ou informação do ambiente.

9 Roteiro para concepção de jogos
Ter a ideia Modelar a ideia Efeito dramático A abordagem Balanço das ideias Análise Avaliação Justificativa Viabilidade Comercial Tecnológica De desenvolvimento Fazer =D

10 Perguntas para a concepção de Jogos
Qual o objetivo deste jogo? Como os jogadores vão chegar a este objetivo? Como será jogar este jogo? Quais sãos as características princinpais que irá criar a jogabilidade?

11 O Jogo Características O que ele faz, o que ele é Jogabilidade
Como se divertir com isso? Interface Como ele aparece para o jogador? Regras Planejamento dos estágios/níveis Níveis, dificuldades e plano de inimigos

12 Exemplo: Xadrex Cenário medieval; Para dois jogadores;
Regras bem definidas e fechadas; inúmeras possibilidades de partidas; O objetivo é derrotar o adversário. Pontos positivos? Pontos negativos?

13 Garantindo a Jogabilidade
Estabelecer esquemas de “pedra, papel e tesoura” para balanço entre personagens; Criar balanço entre armas, dificuldade esperada e os inimigos; Usar elementos do cenário como constituinte de equilíbrio ou mudança para o personagem; Permitir flexibilidade de escolhas para os jogadores (“desejo ser especialista em arqueirismo”).

14 Elementos Importantes do Gamedesign
Concepção; 90% das pessoas que jogam tem uma “ideia nova” para jogos... mas quantas viram jogos? Documentação; “Documentação é como sexo: quando é boa, é maravilhosa; quando é ruim, é melhor do que nada” (by Dick Implementação; Faça-o Testes (vááááários) Repense, avalie e refaça.

15 “Look and Feel” Ambiente; Sons; Gráficos; “Manejo”; Interface.

16 O que não deve ser feito em um jogo
Um monte de coisas legais... que não se integram (Lei Joey:Picanha: bom; sorvete, bom; Picanha com sorvete: bom); Gráficos maravilhosos... que não tem conteúdo (“eye candies”); Uma série de desafios eletrizantes … que não vão a lugar nenhum (; Um cenário incrível e uma história complexa... que não é bom de jogar/jogável.

17 Em resumo Jogo é para se divertir: encontre em que o seu usuário irá se divertir e faça; Crie histórias, constitua personagens (ou deixe os jogadores constituí-la); Planeje bem e documente; Não esqueça do “look and feel”; Estabeleça sempre um bom balanço de jogo, normalmente por testes.

18 Atividade Refaça o xadrez, adaptando jogabilidade, história e objetivos para outro cenário. Pense outro conceito, atualizar o xadrez; Adaptar para outras quantidades de jogadores/ outras jogabilidades; Especificar regras novas; Em grupo de 3, entrega em papel.


Carregar ppt "Game Design ou Novas Narrativas Digitais Cleber Matos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google