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Interface Homem-Computador

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Apresentação em tema: "Interface Homem-Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Interface Homem-Computador
Ou Interface Homem-máquina ou Interface Usuário-computador Cleber Matos

2 Cleber Matos de Morais Formado em comunicação; Mestre em comunicação;
Pesquisador da área de sistemas de informação; Professor há 5 anos, de disciplinas relacionadas à área de sistemas; É um nerd biodegradável, reciclável e não agride a camada de ozônio.

3 Por que o Iphone é um “killer phone”?
a) Porque é bonito b) Porque é barato c) Porque é da Apple d) Porque tem ótimo hardware e) Porque tem ótima interface com o usuário

4 Mas como definir se algo tem ou não uma boa interface com o usuário?

5 O que são Interfaces? Dispositivos (“caminhos”) que permitem interagir com algo (um equipamento, um computador, um parafuso...) que apóia o utilizador no desempenho da sua tarefa

6 O processo

7 IHC IHC é a disciplina que se ocupa com:
Design Avaliação Implementação de sistemas de computadores interativos e dos fenômenos que os rodeiam

8 Objetivos do Design de Interfaces
Desenvolver produtos usáveis Fáceis de aprender Eficazes no uso Agradáveis de usar Centrar o desenvolvimento no utilizador Envolver o utilizador no processo de desenvolvimento

9 Ementa Fatores Humanos em softwares interativos: teoria, princípios e regras básicas. Psicologia Cognitiva Aplicada. Psicologia do Usuário: aspectos perceptivos e cognitivos. Estilos interativos. Linguagens de Comandos. Manipulação Direta. Dispositivos de Interação. Padrões para Interface. Classificação de Sistemas e Interfaces associadas. Projeto do Diálogo. Implementação. Recursos de hardwares e softwares de Interface. Usabilidade e Avaliação.

10 O que vocês conhecem que tem problemas de design?

11 Porque o shampoo e o condicionador não tem a mesma forma?

12 Porque o teclado tem uns “caroços”?

13 Porque o mouse tem este formato?

14 Qual o controle mais “usável”?

15 Qual a relação entre o controle e o OSD?

16 Para que serve a “quininha” do disquete?

17 Design de Interação

18 Design de Interação É o design de produtos interativos que fornecem suporte às atividades cotidianas. Especialmente para criar experiências que melhorem e estendam a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem. Arquiteto x Engenheiro

19 Design de Interação Reúne uma equipe multidisciplinar:

20 Metas do Design de Interação
Metas de usabilidade Ser eficiente no uso; Ser eficaz no uso; Ser segura no uso; Ser de boa utilidade; Ser fácil de aprender; Ser fácil de lembrar como se usa.

21 Metas do Design de Interação
Metas de usabilidade Ser eficaz no uso: Eficácia; Refere-se a quanto um sistema é bom em fazer o que se espera dele; Ser eficiente no uso: Eficiência; Refere-se a maneira como o sistema auxilia os usuários de suas tarefas; Ser seguro no uso; Implica em proteger o usuário de condições perigosas e situações indesejáveis.

22 Metas do Design de Interação
Metas de usabilidade Ser de boa utilidade: Refere-se a medida na qual o sistema propicia o tipo certo de funcionalidade, de maneira queo usuário possam realizar aquilo que precisam ou desejam; Ser fácil de aprender: Refere-se a quão fácil é aprender a usar o sistema; Ser fácil de lembrar como se usa. Refere-se a quão fácil é lembrar como se usa o sistema;

23 Design de Interação Profissões:
Designer de interação: envolvido em todas os aspectos interativos de um produto; Engenheiros de Usabilidade: avaliam produtos utilizando métodos e princípios de usabilidade; Web designer: desenvolvem e criam o design visual de websites;

24 Design de Interação Profissões:
Arquiteto de informação: planejam e estruturam produtos interativos, especialmente websites; Designer de novas experiências aos usuários: realiza todas as tarefas acima e pesquisam sobre novas formas de interação;

25 Design de Interação O que está envolvido no processo de design de interação? Identificar necessidades e estabelecer requisitos; Desenvolver designs alternativos que preencham esses requisitos; Construir versões interativas dos designs, de maneira que possam ser comunicados e analisados; Avaliar o que está sendo construído durante o processo.


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