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Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática

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Apresentação em tema: "Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
AD2

2 X + 2 = 16 2X + 15 = x - 13 EQUAÇÕES 5X + 33= 45

3 Primeiras Idéias sobre Equações
A balança está em equilibrada e os dois queijos tem pesos iguais. Quantos Kg tem cada um? Para responder a essa pergunta podemos pensar assim: Como a balança esta em equilíbrio se tirarmos 6kg de cada prato ela vai continuar em equilíbrio

4 Dois queijos, então, se equilibram, com 13-6 ou 7 Kg
Como os queijos tem pesos iguais, então cada queijo tem 7:2 = 3,5 quilogramas Outra forma de responder à pergunta consiste em usar uma letra para indicar o peso desconhecido.Nesse caso, estaremos usando ÁLGEBRA. Veja, a seguir, como é o raciocínio Algébrico

5 O que está no outro prato
Cada queijo tem “X”quilogramas. Logo, podemos escrever: Um queijo x Dois queijos X O que está num dos pratos x + 6 13 Equação 2x + 6 = 13 O que está no outro prato

6 Usando operações inversas vamos agora encontrar o valor de
Resolvendo Equações: Usando operações inversas vamos agora encontrar o valor de 2. X + 6 = 13 2. X = 13 – A operação inversa de somar 6 é subtrair 6 2.X = 7 X = 7: 2 A operação inversa de multiplicar por 2 é dividir por 2 X = 3,5 Então, x = 3,5, ou seja,cada queijo tem três quilogramas e meio. Uma sentença como 2.X + 6 = 13 é uma EQUAÇÃO , c

7 Toda equação tem: Pelo menos uma letra que indica um número desconhecido; Um sinal de = entre duas expressões A letra é a INCÓGNICA da equação Exemplo: na equação 2.x + 6 = 13, a incógnita é A palavra INCÓGNITA significa desconhecida A palavra EQUAÇÃO significa igualdade entre duas expressões numéricas

8 para o qual vale essa igualdade.
Numa equação, a expressão que vem à esquerda do sinal de = é chamada de 1º Membro E a direita é o 2º Membro 2.x + 6 = 13 1º membro º membro Resolvendo a equação 2.x + 6 = 13, obtivemos x= 3,5. Então, 3,5 é a solução da equação, pois este é o único valor de para o qual vale essa igualdade.

9 Atenção: Nas multiplicações com , ou com qualquer letra que represente um número, pode-se omitir o sinal de vezes. Por Exemplo: 2x indica 2.x 2x + 6 indica 2.x + 6

10 Faça bastante exercícios!
As equações vão aparecer muito daqui para frente, até no Ensino Médio. Procure entender bem as base do assunto! Faça bastante exercícios! Exercícios

11 Sites para pesquisar http://www.exatas.mat.br/equacao1.htm
quacoes1.php tura/curiosidades/curiosidades.asp?aux=J


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