A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O declínio do Império Romano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O declínio do Império Romano"— Transcrição da apresentação:

1 O declínio do Império Romano

2 Crise em Roma Desde o século I d.C, o Império passou a enfrentar crises. Dentre elas, destaca-se: 1- crescimento do cristianismo e dos conflitos religiosos. 2- disputas entre generais, o que acabou enfraquecendo o exército romano. 3- diminuição das guerras de conquistas e do número de escravos.

3 4- aumento de impostos causando insatisfação da população
4- aumento de impostos causando insatisfação da população. 5- aumento da pobreza gerando conflitos novamente entre patrícios e plebeus. (alta de impostos e no preço dos alimentos)

4 Os mais ricos conseguiam criar formas para não pagar impostos, como se mudar para o interior. Assim, os mais pobres deveriam arcar com os custos do Império. A arrecadação de impostos diminuiu. O Estado não conseguia mais pagar com regularidade o salário dos soldados. Muitos soldados abandonaram o exército e as fronteiras ficaram desprotegidas.

5 Tentando diminuir esses problemas, o imperador Teodósio dividiu o Império Romano em duas partes: Ocidente e Oriente.

6

7 Essa divisão acabou enfraquecendo ainda mais o Império Romano.
Todo o Império passou a sofrer com as invasões bárbaras.

8 Os povos bárbaros

9

10 Muitos povos conquistados pelos romanos não aceitavam a dominação imposta pelo império.
Bárbaros, para os romanos, eram todos os povos que viviam fora do Império, que não falavam grego ou latim e possuíam costumes e tradições diferentes. Um dos grupos bárbaros mais importantes foi o dos germânicos.

11 Grupos germânicos e seu modo de viver.
Não possuíam leis escritas (direito consuetudinário) Viviam em aldeias simples. O homem possuía poderes absolutos sobre mulheres e filhos. Meninas se casavam aos 15 anos. Os meninos passavam a iniciar os treinamentos militares aos 15 anos.

12 Desenvolveram metalurgia para a confecção de armas.
A guerra era a principal atividade dos germanos. Conquistar escravos para trabalhar na agricultura. Nas épocas de guerra, se formava a Assembleia de Guerreiros para se tomar as decisões.

13 A chegada dos germanos a Roma
Vendiam escravos e gado para os romanos. Nos séculos III e IV d.C, muitos germanos ocuparam pacificamente terras romanas. Muitos até ingressaram no exército romano. A partir do século V, a relação entre romanos e germanos não era mais tão pacífica. Os germanos passam a invadir muitas terras romanas, pois a população havia crescido.

14 Além disso, os próprios germanos foram invadidos por hunos que acabaram forçando-os a migrarem em direção a Roma. Diversos outros povos invadiram o Império Romano, chegando a dominar a capital Roma e escravizar muitos romanos. Esses diversos povos germânicos fundaram pequenos reinos nos territórios invadidos de Roma e alteraram o mapa da Europa.


Carregar ppt "O declínio do Império Romano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google