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Decisões de produto, serviço e preço

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Apresentação em tema: "Decisões de produto, serviço e preço"— Transcrição da apresentação:

1 Decisões de produto, serviço e preço
Prof. Flávio T. Urdan

2 Tipos de ofertas Oferta Produtos Serviços Comportamentos Causas
Lugares Pessoas

3 Produto / serviço Produto é um bem físico
Serviço é um conjunto de atividades executadas pela organização de serviço Onde ambos: São definidos por um conjunto de atributos São oferecidos por organizações a seus clientes Geram benefícios e custos, ou valor, para eles E podem satisfazer suas necessidades e desejos 3

4 Produtos/serviços organizacionais
Matérias-primas Componentes industriais Equipamentos Serviços 4

5 Tipos de produtos de consumo
Durável x semi-durável x consumível Padrão superior x básico Utilitários x hedônicos De conveniência De compra comparada De preferência 5

6 Cliente do serviço: pessoa x empresa
Tipos de serviços Cliente do serviço: pessoa x empresa Destinatário do serviço: pessoa x coisa Serviço prestado (por): profissionais técnicos x “operários” pessoas x máquinas face-a-face x à distância Tempo de prestação do serviço: curto x longo prazo Conteúdo afetivo: elevado x reduzido Risco para o cliente: elevado x reduzido 6

7 Gerência de Produto - Serviço
Características Técnicas Design Atributos de Produtos e Serviços Embalagem Composto de Produto Marca Serviços / Produtos Adicionados

8 Valor de um produto ou serviço o consumidor
Valores dos produtos ou serviços concorrentes Funcionais Emocionais Benefícios Valor do produto ou serviço p/ o consumidor Atributos do produto ou serviço da empresa Custos Compra Monetários N/ Monetários

9 Características Técnicas
Composição, Tecnologia Matérias-primas Componentes Apresentação Padrões tecnológicos Processos de Produção Tecnologias de manufatura Tecnologias de serviço Funções Como o produto funciona Operações executadas Especificações Medidas físicas Medidas de desempenho

10 Características técnicas, complexidade e preço dos produtos
Avanço tecnológico O consumidor entende a complexidade e desempenho? O consumidor necessita da complexidade e desempenho? O consumidor pode pagar pela complexidade e desempenho? Composição, Tecnologia Matérias-primas Componentes Apresentação Padrões tecnológicos Processos de Produção Tecnologias de manufatura Tecnologias de serviço Funções Como o produto funciona Ações executadas pelo produto Especificações Medidas físicas e de desempenho + Busca por diferenciação Empresas oferecem produtos e serviços cada vez mais complexos Sempre mais funções Especificações sempre mais poderosas Custos / preços mais elevados

11 Design

12 Efeitos nos sentidos humanos
Design Efeitos nos sentidos humanos Funcionalidade Maior valor agregado Identidade Economia

13 Embalagem 13

14 Funções da Embalagem Acondicionar e Proteger Expor
Identificar e Diferenciar Plataforma Promocional Facilitar o consumo

15 Materiais Forma Cores e textos
Decisões de Embalagem Materiais Forma Cores e textos

16 Dimensões e decisões do composto de produtos
Ampliar para cima Ampliar para baixo Preencher Descontinuar Decisão da UN ou acima Adicionar linhas Eliminar linhas Variações nos atributos criam itens adicionais Amplitude Decisão da gerência de produto L1 L2 L3 ... Ln TVs Câmeras Filmadoras V. Games MP3 Player Bravia 40 Cybershot A Bravia 46 Bravia 52 Profundidade Extensão do Composto = Prof L1 + Prof L Prof Ln

17 Otimizar / simplificar
Marca Identificar Otimizar / simplificar Funções da marca Garantir Cognitiva Afetiva Simbolismo 18

18 Modelo de patrimônio de marca: Aaker
Posicionamento: construir a marca na mente do consumidor ! O consumidor associa sentimentos e pensamentos à marca A marca funciona como um rótulo para um agregado de associações Investir em propaganda ou em promoção de vendas? Patrimônio da Marca Lealdade Associações Consciência Outros ativos Share of mind Share of wallet

19 Modelo de patrimônio de marca: Keller
Objetivos de gestão da marca Lealdade intensa, ativa Reações positivas Associações à marca fortes, favoráveis, singulares Consciência de marca profunda, ampla Perguntas do consumidor à marca 4) Relacionamentos: O que há entre nós? 3) Respostas: O que penso e sinto por sobre você? 2) Significados: O que é você? 1) Identidade: Quem é você? f) Ressonância da marca d) Julgamento do consumidor e) Sentimentos do consumidor b) Desempenho da marca c) Imaginário da marca a) Saliência da marca


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