A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros Acadêmicos Orais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros Acadêmicos Orais"— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros Acadêmicos Orais
Profª. Eunice Braga Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos UFPA

2 Evento Acadêmico/Científico: Definição
“Atividade que consiste em congregar o público, geral e particular, que possui interesse assemelhado em torno de estudos e/ou pesquisas das mais diversas áreas e naturezas, de modo a contribuir com o avanço científico e consequente divulgação dos resultados obtidos, por meio da apresentação pública” (GONÇALVES, 2005, p. 91).

3 Evento Acadêmico/Científico: Finalidade
Comunicar determinado tema e seus problemas originais, criativos e/ou inéditos, por meio de linguagem científica na apresentação escrita ou oral, dos resultados dos trabalhos em diversas áreas de conhecimento; Proporcionar o intercâmbio científico e cultural entre os pesquisadores; Criar oportunidades de debates das questões apresentadas; Geração de novas ideias.

4 Tipos de Eventos Fórum Simpósio Mesa-redonda Plenária Grupo de estudo
Palestra Comunicações outros Seminário Congresso Jornada Encontro Convenção Conferência Colóquio Workshop

5 Congresso “É promovido por entidades e associações de especialistas das várias áreas, interessados em acompanhar, disseminar e debater as teses que expressam a evolução do conhecimento nessas áreas” (SEVERINO, 2002, p.83)

6 Jornada Possui menor porte que um congresso, porém desenvolve as mesmas atividades; Quase sempre está relacionada com a iniciação científica; Abrangência direcionada a grupos específicos de uma determinada região geográfica.

7 Encontro Tal qual a jornada, o encontro possui as mesmas características de organização, objetivos e localização; Possui menor duração; Abrange várias áreas de conhecimento científico; Atividades paralelas.

8 Convenção Promovido por entidades ou grupos empresariais;
Objetivo: reunir interessados entorno de um produto, ou uma política a ser adotada ou determinada área científica; Discutir, debater, deliberar idéias que contribuam e promovam os interesses da entidade organizadora.

9 Simpósio É a reunião de especialistas, cujo objetivo é o de tornar público várias posturas, ideias e opiniões sobre diferentes aspectos de um determinado tema; Participam de três a seis estudiosos, com exposição oral de 20 a 30 minutos cada Possui um coordenador que abre e encerra as sessões, permitindo, ao final, o debate (ou não)

10 Conferência “Exposição científica oral e pública, realizada por especialistas, com o objetivo de tornar público os resultados de uma pesquisa concluída” (GONÇALVES, 2005, p. 104). Possui as mesmas características de uma palestra (menos solene) “Trata-se da fala de um único expositor, geralmente figura de destaque na área e no contexto sociocultural. Nem sempre sua fala é seguida de debate, limitando-se à exposição de suas ideias” (SEVERINO, 2002, p. 178)

11 Palestra Exposição oral pública, realizada por um único apresentador, com o objetivo de tornar público o assunto estudado (ou pesquisa realizada); Processo unidirecional de comunicação; Raramente apresenta oportunidades de interação .

12 Colóquio “É uma reunião organizada em uma instituição ou entidade, formada por estudiosos, especialistas e pesquisadores de determinado assunto, de forma a discutir e debater assuntos de interesse do grupo participante” (GONÇALVES, 2005, p. 105).

13 Plenária “É uma reunião com a presença de todos os membros (ou quase todos) de um determinado grupo e o registro do número de votos de cada deliberação em ata lavrada e assinada” (SECAF, 2000, p. 86)

14 Grupo de estudo Reúne profissionais para estudo e pesquisa relacionada a área de atuação, visando acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, assim como propor ações e mudanças com o objetivo de contribuir para o avanço da ciência. (GONÇALVES, 2005, p. 107) Relatório das atividades realizadas, participações e mudanças propostas; Envio as autoridades competentes; Duração de dias e/ou meses no período de um ano.

15 Workshop Tem por objetivo discutir e apresentar estudos e pesquisas de interesse de uma determinada comunidade acadêmica e científica; Especialistas convidados; Pode conter palestras, grupos de discussão ou plenárias, pôsteres... Realizador em cursos de graduação ou pós-graduação; Atividades interativas

16 Mesa-redonda Debate interno de temas de interesse controverso;
“Em princípio, os demais participantes tomam conhecimento prévio do texto do expositor, apresentando então comentário crítico às suas posições”; Assemelha-se a um debate; Há perguntas e discussões orais e/ou escritas; Conta com a presença de um Mediador.

17 Comunicações Exposição oral em que se comunicam os resultados de uma pesquisa. Pode ser apresentada por participantes em diferentes estágios acadêmicos (graduação ou pós). “A comunicação, como qualquer trabalho científico, exige rigor no seu uso da linguagem, obedecendo às normas básicas de conduta da redação” (LAKATUS e MARCONI, 2001, p. 254); O texto deve ser claro, preciso, não deixando margem de dúvidas.

18 Comunicações Principais aspectos: Exatidão Clareza Simplicidade
Correção gramatical Linguagem objetiva e estilo direto Equilíbrio na disposição e tamanho das partes Linguagem técnica (evitar preciosismo e pretensão) Disposição adequada (visual)

19 Comunicações Imparcialidade: usam-se dados da pesquisa para fundamentar a exposição; Ordem: ideias organizadas numa sequência lógica e coerente; Acuidade: escolha apropriada de palavras e de seu emprego

20 Volte ao Moodle para fazer o exercício da semana
Então chegamos ao fim dessa aula...


Carregar ppt "Gêneros Acadêmicos Orais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google