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PublicouMatheus Menor Alterado mais de 10 anos atrás
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REUNIÃO REQUALI 2005 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS
Gestão Condominial em projetos PAR REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social POA / outubro/ 2005
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Resultados Parciais Caracterização dos Empreendimentos PAR em Pelotas - Banco de Dados Caracterização e Avaliação da Satisfação e do Processo de Apropriação dos Espaços coletivos Gestão Condominial em projetos PAR Processo de Seleção e Trabalho Social
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Gestão Condominial em Projetos PAR
Estudo de caso – Residencial Laçador Entrevista com arquiteto projetista - REFERÊNCIA AO ENTORNO – solução periférica RESGATE DO SENTIMENTO DE VIZINHANÇA – Comunicação direta com o exterior CONTROLE SOBRE OS ESPAÇOS PELOS USUÁRIOS – Conexão com o entorno imediato. MAIOR IDENTIDADE – Vários tipos de acesso INTEGRAÇÃO SOCIAL ENTRE MORADORES – Conexão entre os blocos. VALORIZAÇÃO DOS PEDESTRES – Separação da circulação de veículos e pedestres. INTERDIÇÃO DE ADAPTAÇÕES E MODIFICAÇÕES PELOS USUÁRIOS JUNTO AO ESPAÇO PÚBLICO – Estacionamento separado dos blocos e fachadas no limite do recuo de ajardinamento. ESTACIONAMENTO LINEAR – Condicionante técnica.
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Esquema do projeto Residencial Laçador
Boas intenções de projeto
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Entrevista com o síndico do empreendimento
administradora Quanto maior é a satisfação do morador com a sua unidade habitacional, ou ainda com o espaço condominial, maior será a satisfação com a gestão condominial; pois na medida em que o morador não precisa reclamar por estar insatisfeito com o seu produto, ele não entra em conflito com a administradora e esta, por sua vez, não necessita contatar a CAIXA para passar as demandas dos arrendatários. Segundo o funcionário da administradora responsável pela gestão condominial: “Nós somos o pára-choque, tudo acaba na nossa responsabilidade. O morador não quer saber de esperar. Quem tem que resolver os problemas é a administradora”
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Entrevista com o síndico do empreendimento
administradora O Conjunto Habitacional Laçador foi escolhido por apresentar grande insatisfação por parte dos usuários; informação esta apreendida através de entrevistas com informantes qualificados. Também foi indicado pela administradora como um detentor de problemas ligados ao produto e, portanto à gestão.
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Análise dos questionários para medir a satisfação dos moradores
Em análise ao Gráfico 01, verifica-se que, quando questionados sobre sugestões para melhorias ou modificações necessárias no PAR Laçador, resposta livre, os usuários manifestaram-se através de respostas que dizem respeito tanto à gestão condominial quanto à qualidade do produto.
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Análise dos questionários para medir a satisfação dos moradores
Em análise ao Gráfico 02, verifica-se que os usuários encontram-se, na sua maioria, satisfeitos ou fortemente satisfeitos com a qualidade dos acabamentos da obra, ou seja, mostram-se de forma geral satisfeitos com o produto.
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Descompasso entre a avaliação dos usuários e a percepção do administrador sobre a satisfação dos mesmos com o produto. A administradora equivoca-se ao atribuir a satisfação quanto à gestão condominial à qualidade do produto, não considerando neste contexto suas próprias ações de gestão. Trata-se de projeto notável, bem conceituado, que exige, no entanto, ações de gestão condominial que demandam custo maior que o suportado pelos usuários do empreendimento. Em função da complexidade da percepção desse fato, é ilusório achar que os usuários farão tal distinção e aceitarão as ações condominiais efetuadas pela administradora nas atuais condições. Dessa forma, a situação posta isenta, de certa forma, a administradora da insatisfação dos usuários com a gestão condominial, e leva à consideração de que as ações condominiais deverão ser tomadas na direção da adequação do projeto arquitetônico às limitações de gestão existentes dentro do PAR.
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