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PublicouCarolina Nobre Barreiro Alterado mais de 5 anos atrás
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Características da Obra Literária Infantil
Pedagogia Profa. Lucia Breno
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A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista literário
O que não deve existir? Facilitação Redução Artística Puerilidade = Linguagem infantilizada Tom moralizador Linguagem retórica, empolada
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A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista literário
O que deve existir? Simplicidade → estrutura linear → personagens planas → tempo cronológico Obra que apresente imaginação Otimismo → gosto pela vida, alegria, humor Desafios
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Simplicidade “Não imaginas a minha luta para extirpar a literatura dos meus livros infantis. A cada revisão nova nas novas edições, mato, como quem mata pulgas, todas as ‘literaturas’ que ainda as estragam” MONTEIRO LOBATO, 1968,in “A Barca de Gleyre p.372).
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Estrutura Linear Obra que apresenta “começo, meio e fim”, nesta ordem
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Personagem plana = que apresenta as mesmas características do início ao fim; não surpreende E não “personagem redonda” = aquela que muda de perfil no decorrer da narrativa (leia “Causa Secreta”, conto de Machado de Assis )
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Tempo cronológico = o tempo do relógio, que não volta
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Desafios ativo (menor) Domínio da língua passivo (maior)
Domínio ativo da língua = são as palavras e expressões que conhecemos e utilizamos . Domínio passivo da língua = são as palavras e expressões que conhecemos, mas não utilizamos
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Desafios A obra de arte literária deve ser desafiadora, na medida em que transforme o domínio passivo em ativo. “Ensinar é desafiar.” (Marshal Macluhan) “A criança cresce exatamente na medida em que vence novos obstáculos.” (Cunha)
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A Natureza da Literatura Infantil - Do ponto de vista da apresentação
Observar o estágio do desenvolvimento da criança 1ª infância:→ + ilustrações e – palavras → histórias lidas para elas → ilustração prevalece → texto pequeno → formato: maiores que o “normal”;de personagens (recorte) → apelo ao tato → materiais + resistentes (EVA, pano, plástico)
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(cont.) No início da alfabetização → predomínio da ilustração → texto pequeno → letras grandes e redondas > criança → diminuição da ilustração → aumento do texto → < tamanho do livro
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Ilustração → valor artístico → sugestiva falha → nada dizer ou traduzir integralmente o texto
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Recursos Gráficos Paginação recursos gráficos que Diagramação definem a relação Ilustração texto-ilustração-espaço responsáveis também por criar sentimentos, surpresas, e definir momentos as história
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Editoração Função → cuidar do texto e da ilustração falha → valorizar a aparência → texto vem espremido em um canto da página, mal escrito...
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Referência bibliográfica
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil – Teoria e Prática º capítulo. 16ed. São Paulo: Ática, 1997.
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A coisa simples “Certos espíritos dificilmente admitem que uma coisa simples possa ser bela, e menos ainda que uma coisa bela é necessariamente simples, em nada comprometendo a sua simplicidade as operações complexas que foram necessárias para realizá-la. Ignoram que a coisa bela é simples por depuração, não originariamente; que foi preciso eliminar todo elemento de brilho e sedução (coisa espetacular), como todo resíduo sentimental (coisa comovedora), para que somente o essencial permanecesse. E diante da evidente presença do essencial, não o percebendo, até mesmo fugindo a ele, o preconceituoso procura o acessório, que não interessa e foi removido. Mais pura é a obra, mais perplexa a indagação:”Mas é somente isto? Não há mais nada?” – havia mas o gato comeu ( e ninguém viu o gato).” CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
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