A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
11 – Páscoa

2 Páscoa, uma festa tradicional
Tempo de férias escolares; Ocasião de viajar, de visitar a família; Tempo de pausa, de encontro; Trocam-se folares, ovos de chocolate e amêndoas A par das tradições culturais, a Páscoa tem sobretudo um sentido religioso. Mesmo se vivemos numa sociedade com dificuldades em viver o sentido do religioso. Muitos duvidam da ressureição. Outros deixam-se seduzir pela moda da reencarnação (conceito muito antigo – já vem da filosofia grega e do hinduismo – mas que hoje voltou em força). Outros, embora não duvidando, acabam por viver como se não houvesse ressureição. Para muitos a Páscoa não passa de uma tradição, sem qualquer impacto da vida e na vivência da fé.

3 Páscoa, uma festa tradicional

4 Significado da Ressureição de Jesus
Para o Novo Testamento, a ressureição de Jesus não é apenas um acontecimento importante, mas o acontecimento por excelência. Tendo a grande notícia sido comunicada a Madalena e às outras mulheres que foram ao sepulcro, imediatamente elas se tornaram portadoras da grande notícia para os Apóstolos (Mt 28, 5-6)

5 Significado da Ressureição de Jesus
De tal forma as primeiras comunidades compreenderam que a ressureição de Jesus é o ponto iluminador e o centro da nossa fé que S. Paulo chega a afirmar: «Se os mortos não ressuscitam, Cristo também não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados (Cor 15, ).

6 Significado da Ressureição de Jesus
A partir da Sagrada Escritura podemos resumir assim o significado da nossa fé na ressureição: Deus aprovou toda a visa de Jesus, as suas palavras e atitudes. Deu-lhe razão. Consequentemente, o verdadeiro rosto de Deus é o que Jesus revelou: um Deus cheio de ternura, de perdão, de amor.

7 Significado da Ressureição de Jesus
Deus “exaltou” a Jesus tendo-o feito Senhor. Depois da descida de Jesus até à nossa condição e à morte na cruz, a ressureição de Jesus representa o início da subida para a glória de Deus, onde Jesus entra também na sua condição humana (transformada).

8 Significado da Ressureição de Jesus
Jesus é o Filho único de Deus, é Deus.

9 Significado da Ressureição de Jesus
A morte foi vencida, tornando-se “nascimento” para um modo diferente de viver.

10 Significado da Ressureição de Jesus
Cristo continua vivo hoje. É Ele que continua a chamar-nos a segui-lO. É Ele que nos reune em Igreja. Mateus 28: 18-20 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” 1 Coríntios 12:12-13 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...”

11 Significado da Ressureição de Jesus
Nós vivemos já (embora não totalmente) a vida eterna. Nós podemos viver já, aqui e agora, a vida de Deus.

12 Significado da Ressureição de Jesus
Deus vence toda a espécie de mal. A história do mundo é uma história de salvação. O pecado não terá a última palavra. Virão «uma nova terra e uns novos céus».

13 Significado da Ressureição de Jesus
Aqueles a quem chamamos “mortos” estão vivos. Continuam a viver. Estão “em Deus”, no mundo de Deus (Cor 5,8). Estão em ressureição, cuja plenitude se manifestará no fim dos tempos.

14 Significado da Ressureição de Jesus
A eternidade (o céu, o reino de Deus) é dom e tarefa. Só o que é amor transcenderá a morte. Assim, o céu será partilha e entrega de tudo o que na vida foi amor. Saadi Muslah-Al-Din (poeta persa): «Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado».

15 A Páscoa como celebração da ressureição
A Páscoa é a festa mais importante para o cristão, é o coração da nossa fé. Ser cristão é acreditar na ressureição. É anunciar que Cristo está vivo, a morte não tem poder algum. A cruz de Cristo é salvadora e tudo transforma. A esperança e a alegria são as únicas atitudes possíveis como resposta ao maior acontecimento histórico. Ele está vivo e nós somos as suas testemunhas. A Ressureição de Jesus que celebramos na Páscoa (e em cada Domingo , a Páscoa semanal) é um acontecimento que reconcilia o mundo e dá valor, sentido e futuro à humanidade e a cada um de nós.

16 A Páscoa como celebração da ressureição
Importante: Descobrir como o pecado se opõe à vida nova. Compreender que Jesus, pela sua morte e ressureição, nos libertou do pecado. Celebrar a Páscoa como dom da vida nova em Cristo. Descobrir o verdadeiro valor e significado da Páscoa como acontecimento central da história da salvação é absolutamente essencial para ajudar à profissão da fé, à sua celebração (nos Sacramentos), à vivência da fé (na prática dos Mandamentos) e à oração da fé. Só a ressureição funda a nossa esperança de também ressuscitarmos e de, na fidelidade ao projecto de Deus, vivermos a nossa condição de filhos de Deus.

17 A Páscoa como celebração da ressureição


Carregar ppt "O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google