Classes abertas de palavras

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Apresentação em tema: "Classes abertas de palavras"— Transcrição da apresentação:

1 Classes abertas de palavras
Porto Editora

2 nomes verbos adjetivos advérbios interjeições
As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente novos membros. As classes abertas de palavras são… nomes verbos adjetivos advérbios interjeições Porto Editora

3 Subclasses do nome Nome próprio – designa seres/referentes individuais Ex.: Ana, Beja Nome comum – designa seres/entidades não individualizados. Ex.: árvore, coragem, farinha contável – admite ser contado ou pluralizado Ex.: árvore, lápis contável coletivo – aplica-se a um conjunto de objetos ou entidades do mesmo tipo, admitindo ser contado ou pluralizado. Ex.: pomar, alcateia não contável – indica objetos ou entidades que não se podem decompor em partes individualizadas Ex.: coragem, farinha não contável coletivo – aplica-se a um conjunto de objetos ou entidades do mesmo tipo, não admitindo ser contado ou pluralizado. Ex.: fauna, flora Porto Editora

4 Subclasses do verbo Verbo principal – designa uma ação, acontecimento ou estado. intransitivo – exige um sujeito, mas não seleciona nenhum complemento. Ex.: O Francisco dorme. transitivo direto – exige um sujeito e um CD. Ex.: A Ana come a sopa. transitivo indireto – exige um sujeito e um CI ou CO. Ex.: A Maria telefonou aos primos. / A Marta voltou de férias. Porto Editora

5 Subclasses do verbo Verbo principal – designa uma ação, acontecimento ou estado. transitivo direto e indireto – exige um sujeito e dois complementos: CD e CI ou CO. Ex.: O José escreveu uma carta ao diretor. A seguir pô-la no correio. Transitivo-predicativo – exige um sujeito, um CD e um predicativo do CD. Ex.: Os alunos elegeram a Ana delegada de turma. Porto Editora

6 Subclasses do verbo Verbo copulativo – relaciona o sujeito da frase com o predicativo do sujeito. Ex.: Durante o jantar, os convivas estiveram animados. Verbos copulativos mais usuais: ser estar ficar permanecer parecer continuar andar tornar-se revelar-se Porto Editora

7 Subclasses do verbo Verbo auxiliar – acompanha o verbo principal ou o verbo copulativo e forma com ele um complexo verbal. Temporal – transmite a ideia de tempo. Ex.: Eu vou pintar a casa. Modal – transmite a ideia de obrigação, possibilidade, probabilidade... Ex.: Tens de vir comigo visitar a avó. (obrigação) Pode ser que hoje vá a tua casa. (possibilidade) Deve haver mais livros aqui. (probabilidade) Porto Editora

8 Subclasses do verbo Verbo auxiliar – acompanha o verbo principal ou o verbo copulativo e forma com ele um complexo verbal. Tempos compostos – verbos ter e haver seguidos do verbo principal no particípio passado. Ex.: O João tem estudado muito. Passiva – verbo ser seguido do verbo principal no particípio passado. Ex.: O livro foi lido pelo aluno. Porto Editora

9 Subclasses do adjetivo
Adjetivo qualificativo – atribui uma qualidade/atributo a um nome; ocorre normalmente depois do nome, embora possa antecedê-lo; admite variação em grau. Ex.: raposa astuta, astuta raposa, raposa muito astuta, raposa astutíssima Adjetivo relacional – deriva de um nome e coloca-se depois deste; não admite variação em grau. Ex.: ambiente familiar, mesa quadrada Adjetivo numeral – indica ordem ou sucessão; geralmente antecede o nome. Ex.: primeiro aluno Porto Editora

10 Subclasses do advérbio:
valores semânticos Advérbio de afirmação – utiliza-se em respostas a frases interrogativas e para transmitir ou reforçar a afirmação de uma ideia Ex.: sim Advérbio de negação – atribui valor negativo à frase Ex.: não Advérbio de quantidade e grau – transmite informação sobre a quantidade e o grau. Ex.: muito, pouco, mais, menos, bastante, demasiado… Porto Editora

11 Subclasses do advérbio:
valores semânticos Advérbio de inclusão ou exclusão – indica se o constituinte que modifica se inclui ou não num dado conjunto. Ex.: até, mesmo, também, apenas, só, exceto… Advérbio de predicado – transmite informações sobre o modo, tempo e o lugar). Ex.: ontem, ali, cá, bem, mal, agradavelmente… Advérbio de frase – transmite informações sobre o ponto de vista do falante, domínio ou área do saber. Ex.: felizmente, alegadamente, matematicamente… Porto Editora

12 Subclasses do advérbio: funções
Advérbio interrogativo – identifica o que se interroga numa pergunta. Ex.: onde, quando, como, porque… Advérbio conectivo – estabelece uma ligação entre elementos frásicos ou entre frases. Ex.: primeiramente, consequentemente, contudo, porém, todavia, portanto Porto Editora

13 Ex.: de novo, em silêncio, na verdade, com cuidado…
Locução adverbial – conjunto de duas ou mais palavras introduzido por uma preposição que funciona como um advérbio. Ex.: de novo, em silêncio, na verdade, com cuidado… Porto Editora

14 Interjeição Tem uma função emotiva, podendo transmitir diferentes informações: alegria Ex.: ah!, oh!... aplauso Ex.: bravo!, bis!... desejo Ex.: oxalá!... dor Ex.: ai!, ui!... Porto Editora

15 Interjeição espanto/surpresa Ex.: ah!...
incentivo Ex.: eia!, vamos!... invocação Ex.: ó!, psst!... silêncio Ex.: psiu!, silêncio!... Porto Editora


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