A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos Prof.: Carlos Alberto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos Prof.: Carlos Alberto"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos Prof.: Carlos Alberto E-mail: carlos.batista@facape.br

2 Tipos de Dados O computador é uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações; Os dois tipos básicos de informações são: Dados; e Instruções.

3 Tipos de Dados Os dados são representados pelas informações a serem processadas por um computador; Estas informações são caracterizadas por três tipos de dados: Numéricos; Caracteres; e Lógicos.

4 Tipos de Dados Os dados numéricos podem ser inteiros ou reais;
Tipos inteiros São os dados numéricos positivos ou negativos. Excluindo-se destes qualquer número fracionário. Ex: 35, 0, -56, entre outros. Tipos reais São os dados numéricos positivos, negativos e fracionários. Ex: 35, 0, -56, 1.2,

5 Tipos de Dados Tipos Caracteres
São as seqüências contendo letras, números e símbolos especiais; Uma seqüência de caracteres deve ser indicada entre aspas (“”); Este tipo é também conhecido como: alfanumérico, string, literal ou cadeia. Exemplo: “PROGRAMAÇÃO”, “Rua alfa, 56 apto. 1”, “Fone: ”, “7”, “ ”, “ ”.

6 Tipos de Dados Tipos lógicos
São caracterizados como tipos lógicos, os dados com valores verdadeiro e falso, sendo que este tipo só poderá representar apenas um dos dois valores; É também chamado de tipo booleano, devido à contribuição do filósofo e matemático inglês George Boole.

7 Tipos de Dados

8 Variáveis Tudo aquilo que é sujeito a variações, que é incerto, instável ou inconstante; Uma variável pode ser vista como uma caixa com um rótulo ou nome colado a ela, que num dado instante guarda um determinado objeto. O conteúdo desta caixa não é algo fixo, permanente, pode ser alterado diversas vezes. Contudo, o conteúdo deve ser sempre do mesmo tipo.

9 Variáveis

10 Variáveis Variáveis são palavras que tem um significado bem específico em um algoritmo. Para que o computador possa executar comandos que envolvem variáveis da maneira correta, ele deve conhecer os seguintes detalhes das variáveis que pretendemos usar: O identificador (nome) desta variável; e O tipo de valores que essa variável irá conter.

11 Variáveis Devemos declarar as variáveis logo abaixo da expressão “var”, como abaixo: Os identificadores das variáveis são usados para referenciá-las dentro do algoritmo. Tais identificadores devem ser claros e precisos, dando uma idéia do “papel” da variável no algoritmo.

12 Variáveis A identificação ou nomeação das variáveis seguirá algumas regras: Nomes de variáveis não podem ser iguais a palavras reservadas; Nomes de variáveis devem possuir como primeiro caractere uma letra ou sublinhado '_'; Nomes de variáveis devem ter no máximo 127 caracteres;

13 Variáveis A identificação ou nomeação das variáveis seguirá algumas regras: Nomes de variáveis não podem conter espaços em branco; Na sintaxe do Português Estruturado, não há diferença entre letras maiúsculas de minúsculas (NOME é o mesmo que noMe).

14 Variáveis Resumindo... As Regras para nomes de identificadores:
devem começar com um caractere alfabético; podem ser seguidas por mais caracteres alfabéticos e/ou numéricos; é permitido o uso do caractere especial ‘sublinha’ (_); não é permitido o uso de outros caracteres especiais.

15 Variáveis Padrões de Projeto

16 Variáveis

17 Operadores aritméticos
As expressões matemáticas (e lógicas) não podem ser implementadas no computador no formato que conhecemos. Elas devem sofrer um processo conhecido como linearização. Além disso, existe um conjunto de operações matemáticas que deve ser implementado para possibilitar que instruções gráficas, como raiz quadrada, possam ser devidamente utilizadas. A maioria dessas operações será implementada como funções.

18 Operadores aritméticos
Para a construção de algoritmos que realizam cálculo matemáticos, todas as expressões aritméticas devem ser linearizadas; Devendo também ser feito o mapeamento dos operadores da aritmética tradicional para os do Português Estruturado.

19 Operadores aritméticos
Uma expressão matemática convencional: A mesma expressão linearizada:

20 Operadores aritméticos
Os operadores aritméticos são classificados em duas categorias: binários ou unários; São binários quando atuam em operações de: exponenciação, multiplicação, divisão, adição e subtração; São unários quando atua na inversão de um valor, atribuindo a este o sinal positivo ou negativo.

21 Operadores aritméticos
Os operadores relacionais realizam a comparação entre dois operandos ou duas expressões e resultam em valores lógicos (VERDADEIRO ou FALSO).

22 Operadores aritméticos
Funções para operações mais complexas

23 Operadores aritméticos
Exemplo do uso de funções para operações mais complexas

24 Operadores aritméticos
Operadores lógicos em algoritmos

25 Operadores aritméticos
Tabela verdade do operador E Tabela verdade do operador OU

26 Operadores aritméticos
Comando de Atribuição: Observação: não se trata de uma igualdade matemática. É a atribuição de um valor para um identificador que, por sua vez, não é um número e nem uma constante.

27 Operadores aritméticos
Seja a seguinte sequência de comandos de atribuição: A = à variável A é atribuído o valor 5 B = à variável B é atribuído o valor 3 A = B à variável A é atribuído o valor 3 Observação: para que a atribuição (A = B) não resulte num “erro”, é necessário que a variável B tenha valor, pois é seu valor que será atribuído à variável A.

28 Operadores aritméticos
Para colocar um valor em uma variável dentro de um algoritmo, utilizamos o operador de atribuição; O operador de atribuição pode ser representado de duas formas: Uma seta ( ); Dois pontos, igual ( );

29 Operadores aritméticos
Contador versus Acumulador São expressões que realizam adição de dados Contador: expressão de adição que contabiliza valores fixos e predeterminados. cont := cont + 1 Acumulador: expressão de adição que contabiliza valores variáveis. somaIdade := somaIdade + idade

30 Instruções básicas As instruções são representadas pelo conjunto de palavras- chave de uma determinada linguagem de programação; A finalidade das instruções é comandar em um computador o seu funcionamento e a forma como os dados serão tratados; Existem várias linguagens de programação, sendo que as instruções poderão ser diferentes em cada uma delas.

31 Instruções básicas Algumas linguagens de programação:
Pascal, C, C++, C#, Java, Delphi, Pyton, entre outras. Algumas instruções do português estruturado: inicio, fim, var, enquanto, se, então, senão, para, escreva, leia, faça, repita, entre outras.

32 Instruções básicas Comando de Entrada:
Formato do comando: Na maioria das linguagens é composto dos elementos: Nome do comando Um ou um conjunto de identificadores onde cada um deles receberá um valor que virá de alguma fonte de dados, podendo ser de um teclado (valores digitados), de um arquivo, de um formulário preenchido. Exemplo: leia(A,B,C)

33 Instruções básicas Exemplo: Comando de Saída:
Formato do comando: Na maioria das linguagens é composto dos elementos: Nome do comando Um uma lista de identificadores e/ou constantes que se deseja imprimir. Exemplo: Escreva (A, B, C, 20, “Seu nome é João”) No exemplo, o comando “Escreva” fará a impressão de: Conteúdo das variáveis: A, B e C; Constante: 20; Cadeia-de-caracteres: Seu nome é João

34 Instruções básicas Para criar um programa que seja executável em um computador, deve-se levar em consideração: A entrada de dados; O processamento dos dados; e A saída dos dados. O processo de execução ocorre após a entrada de dados com a instrução leia e a saída com a instrução escreva. O processamento será conseqüência da manipulação das variáveis.

35 Instruções básicas Para colocar em prática os conceitos estudados consideremos o seguinte exemplo: Deverá ser criado um programa que efetue a leitura de dois valores numéricos. Faça a operação de soma entre os dois valores e apresente o resultado obtido. Devemos primeiro resolver o problema, para que depois seja resolvido por um computador.

36 Instruções básicas Deverá ser criado um programa que efetue a leitura de dois valores numéricos. Faça a operação de soma entre os dois valores e apresente o resultado obtido. Passos para a solução: Ler dois valores, no caso variáveis A e B; Efetuar a soma das variáveis A e B implicando o seu resultado na variável X; Apresentar o valor da variável X após a operação de soma dos valores fornecidos.

37 Instruções básicas Deverá ser criado um programa que efetue a leitura de dois valores numéricos. Faça a operação de soma entre os dois valores e apresente o resultado obtido.

38 Instruções básicas Deverá ser criado um algoritmo que efetue a leitura de dois valores numéricos. Faça a operação de soma entre os dois valores e apresente o resultado obtido. algoritmo “Soma_Números” var A,B,X : inteiro inicio Escreva(“Digite um valor inteiro: ”) leia (A) escreva(“Digite outro valor inteiro: ”) leia (B) X := A + B escreva(“A soma de ”, A, ”+” , B, “ é igual a ”, X) fimAlgoritmo

39 Instruções básicas algoritmo “Soma_Números” var X : inteiro A : inteiro B : inteiro inicio leia (A) leia (B) X := A + B escreva (X) fimAlgoritmo


Carregar ppt "Algoritmos Prof.: Carlos Alberto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google