A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO."— Transcrição da apresentação:

1 CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO PARA ATEROSCLEROSE Maceió,2003

2 CONTEXTO Doença carotídea está associada a doença vascular periférica. (Ballotta, 1999) O espessamento médio-intimal da artéria carótida está relacionado com risco de aterosclerose e doença cardiovascular. (Long, 1999) Contribuição das artérias de médio calibre (femoral, femoral superficial e poplítea), na avaliação do risco para aterosclerose e doenças cardiovasculares.(Bucciarelli, 2002) Espessamento médio-intimal de carótida e femoral como um indicador da presença de doença vascular periférica e fator de risco cardiovascular. (Cheng, 2002)

3 HIPÓTESE A associação entre o espessamento médio-intimal de carótida e o espessamento médio-intimal da artéira femoral em pacientes com fator de risco para aterosclerose, é de x%.

4 OBJETIVO Avaliar a associação do espessamento médio-intimal entre artéria carótida e artéria femoral em pacientes com fator de risco para aterosclerose avaliados ao eco doppler.

5 TIPO DE ESTUDO Estudo Transversal LOCAL Ambulatório de Especialidade – Angiologia - da Prefeitura de Vitória da Conquista – Bahia – CEMAE

6 AMOSTRA CRITÉRIOS DE INCLUSÃO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO Idade > 50 anos
Fat or de risco para aterosclerose CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO Idade < 50 anos

7 VARIÁVEIS PRIMÁRIAS SECUNDÁRIAS
Associação espessamento em artéria carótida e artéria femoral SECUNDÁRIAS Idade > 50 anos Hipertensão Diabetes Dislipidemia Tabagismo

8 MÉTODO ESTATÍSTICO Cálculo da amostra Análise estatística
Determinado arbitrariamente em 200 Análise estatística Hipótese Estatística H0 : Associação = X% H1 : Associação  X% Teste Estatístico Correlação de Pearson Calcular o intervalo de confiança em 95% para cada ponto estimado. Seleção do valor   0,05 (5%)


Carregar ppt "CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google