A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arcadismo Introdução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arcadismo Introdução."— Transcrição da apresentação:

1 Arcadismo Introdução

2 Introdução Inspirados na frase de Horácio “Fugere Urbem” (fugir da cidade) e levados pela teoria do Rousseau acerca do “bom selvagem”, os árcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples, bucólica, pastoril.

3 Locus amoenus É a procura de um refúgio ameno em oposição aos centros urbanos monárquicos; a luta do burguês culto contra a aristocracia se manifesta pela busca da natureza. Este objetivo configurava apenas um estado de espírito, uma posição política e ideológica, uma vez que todos os árcades viviam nos centros urbanos e, burgueses que eram, lá estavam seus interesses econômicos.

4 Carpe diem Gozar o dia - por influência horaciana, foi uma postura comumente assumida durante o Arcadismo. Caracterizava-se pela preocupação em aproveitar ao máximo o momento presente, pois o tempo corre.

5 Fingimento Poético No Arcadismo justifica-se falar em fingimento poético, fato que transparece no uso dos pseudônimos pastoris. Tomás Antônio Gonzaga é o pobre pastor Dirceu; Cláudio Manuel da Costa é o guardador de rebanhos Clauceste Satúrnio. Eles tentam, com suas obras reacionárias, ofuscar o progresso urbano que os próprios árcades geravam.

6 Características As características do Arcadismo no Brasil seguem a linha européia: a volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o fingimento poético e o uso de pseudônimos. Quanto ao aspecto formal temos o soneto, os versos decassílabos, a rima optativa e a tradição da poesia épica.


Carregar ppt "Arcadismo Introdução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google