A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios: Aula 1. Fundamentos químicos da vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios: Aula 1. Fundamentos químicos da vida"— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios: Aula 1. Fundamentos químicos da vida
22:56:47 Exercícios: Aula 1. Fundamentos químicos da vida 1

2 22:56:47 2

3 22:56:47 Aula 2: Proteínas

4 22:56:47

5 Diversidade da vida Profa. Jessyca

6 Classificação Biológica
22:56:47 Classificação Biológica grande diversidade de produtos à venda facilmente localizados pelos clientes porque estão dispostos nos corredores e prateleiras obedecendo a certa ordem Ex: Supermercado

7 22:56:48 A biologia estuda a enorme diversidade de seres vivos (a biodiversidade), e desde seu nascimento como ciência, busca estabelecer critérios que permitam classificar os organismos.

8 22:56:48 As primeiras tentativas de classificação biológica, extremamente simples e imperfeitas, datam de cinco séculos antes de Cristo. Atualmente, os critérios de classificação (que devem ser os mesmos para todos os seres vivos) baseiam-se em fatores anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e evolutivos estabelecidos pelos taxonomistas.

9 22:56:48 Taxonomia é o ramo da biologia que estuda a classificação dos seres vivos.

10 22:56:48 À medida que descobertas são feitas, ocorre, alterações, e organismos mudam de posição nas tabelas de classificação. As cianobactérias, por exemplo, são microorganismos anteriormente classificados como algas, incluem-se hoje no grupo das bactérias.

11 Categorias taxonômicas
22:56:48 Categorias taxonômicas e milhares de outros organismos são animais e pertencem a um dos reinos de seres vivos: o reino Animalia. Os seres vivos classificam-se em reinos.

12 Possuem características que os distinguem dos outros animais citados
22:56:48 Possuem características que os distinguem dos outros animais citados Ex: - Apêndices articulados - Esqueleto externo com quitina pertencem ao filo Arthropoda - uma grande divisão do reino Animalia. Artrópodes: Os reinos dividem-se em filos.

13 Os filos dividem-se em classes.
22:56:48 asas 3 pares de patas 1 par de antenas No filo dos artrópodes, isso os situa no grupo dos insetos, componentes da classe Insecta. Os filos dividem-se em classes.

14 As classes dividem-se em ordem.
22:56:48 Entre os insetos.... Que possuem um único par de asas membranosas, finas e transparentes: são os dípteros, pertencentes a ordem Diptera As classes dividem-se em ordem.

15 Os ordens dividem-se em família.
22:56:48 Na ordem dos dípteros, encontram se os insetos (como o mosquito prego - transmissor da malária) que se caracterizam pela presença de um longo apêndice bucal sugador. São chamados culicídeos e constituem a família Culicidae. Os ordens dividem-se em família. Cujo nomes se identificam pelo sufixo - idae

16 As famílias dividem-se em gêneros, que contêm espécies.
22:56:48 Uma família contêm gêneros, que por sua vez, reúnem espécies. Na família dos culicídeos, por exemplo, incluem-se: O gênero Anopheles, que se encontra a espécie Anopheles darlingi (transmissora da malária); O gênero Aedes, que engloba, entre outras, a espécie Aedes aegypti (transmissora da dengue). As famílias dividem-se em gêneros, que contêm espécies.

17 22:56:48 Reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, são categorias taxonômicas, isto é, categorias de classificação. REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE Rei Filósofo Classificou Ordinária Família General Espartano

18 Os organismos são classificados nas chamadas categorias taxonômicas.
22:56:48 Os organismos são classificados nas chamadas categorias taxonômicas.

19 Nomenclatura científica
22:56:48 Nomenclatura científica Karl von Linné ( ) Botânico sueco 1° taxonomista Desenvolveu o sistema de nomenclatura binomial, atualmente empregado para nomear as espécies.

20 O segundo que é o nome específico, escreve-se com inicial minúscula.
22:56:48 Por esse sistema, um nome científico é composto de dois termos, escritos em latim, grafados com destaque (em itálico ou sublinhado): O primeiro termo, correspondente ao gênero, deve ser escrito com inicial maiúscula ; O segundo que é o nome específico, escreve-se com inicial minúscula.

21 * Os vírus não se incluem em nenhum dos reinos.
22:56:48 Reinos dos seres vivos Os seres vivos são classificados em reinos de acordo com a análise de diferenças e semelhanças. Cinco reinos que serão abordados: Monera Fungi Animalia monera, protista, fungi, plantae, animalia. Os vírus não se incluem em nenhum dos reinos. Plantae Protista * Os vírus não se incluem em nenhum dos reinos.

22 Bacteria (bactérias e cianobactérias) Eucarya (todos os eucarioentes).
22:56:48 Classificações taxonômicas modernas agrupam os reinos em três domínios: Archaea (inclui um grupo de procariontes conhecidos por arqueobactérias), Bacteria (bactérias e cianobactérias) Eucarya (todos os eucarioentes).

23 De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
22:56:48 De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: Células Procariontes: ausência de carioteca individualizando o núcleo celular. Células Eucariontes: Possuem membrana nuclear individualizada.

24 São organismos unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.
22:56:48 Reino Monera Inclui as cianobactérias (anteriormente denominadas algas azuis ou cianofíceas) e as bactérias. São organismos unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. Difere dos demais reinos porque seus componentes são procariontes.

25 Abrange algas, protozoários.
22:56:48 Reino Protista Abrange algas, protozoários. Todos os seus componentes são eucariontes, isto é, apresentam células com núcleo definido, delimitado pela carioteca. Existem algas, unicelulares e pluricelulares; são autótrofas, possuem clorofila, mas não possuem tecidos organizados. Os protozoários são unicelulares e heterótrofos.

26 22:56:48 Reino Fungi Inclui os fungos, que são eucariontes, heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. São exemplos, os cogumelos, as orelhas de pau, os bolores e as leveduras.

27 Reino Plantae ou Metaphyta
22:56:48 Reino Plantae ou Metaphyta Inclui as plantas, que são pluricelulares, eucariontes, autótrofas e dotadas de tecidos definidos. Seus representantes são: briófitas (musgos), pteridófitas (samambaias e avencas), gimnospermas (pinheiros e sequoias) e angiospermas (plantas com frutos, como a laranjeira e o abacateiro).

28 Reino Animalia ou Metazoa
22:56:48 Reino Animalia ou Metazoa Compreende os animais, que são eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Estão agrupados em números filos.

29 22:56:48

30 22:56:48 Em uma chave dicotômica, os organismos são divididos em dois grupos, de acordo com determinado critério, e podem ser claramente diferenciados:

31 Vírus não tem organização celular;
22:56:48 Vírus não tem organização celular; Bactérias e cianobactérias (reino Monera) possuem organização celular, mas não tem envoltório nuclear; Algas e protozoários (reino Protista) possuem envoltório nuclear, mas não tem células organizadas em tecidos verdadeiros; Animais (reino Animalia) possuem tecidos, mas sua células não tem parede celular; Fungos (reino Fungi) apresentam células com parede celular, mas não tem cloroplastos; Plantas (reino Plantae) contém células com parede celular e cloroplastos.

32 Visão ecológica e evolutiva dos reinos
22:56:48 Visão ecológica e evolutiva dos reinos História evolutiva dos cinco reinos, representada a partir de um procarionte comum.

33 No início, havia organismos extremamente simples, os procariontes.
22:56:48 Pelas evidências disponíveis, acredita-se que a vida tenha-se originado em ambiente aquático. No início, havia organismos extremamente simples, os procariontes. Várias espécies, ao longo de bilhões de anos, se mantiveram semelhantes às atuais bactérias e cianobactérias.

34 Assim devem ter surgidos as células eucarióticas.
22:56:48 Os eucariontes originaram-se dos procariontes, a partir da organização de uma célula procariótica, surgiram expansões membranosas que se dobraram, originando os envoltórios nucleares (membrana plasmática e envoltório nuclear) e os sistemas internos de membranas, como o retículo endoplasmático. Assim devem ter surgidos as células eucarióticas.

35 22:56:48 Os primeiros eucariontes surgiram há aproximadamente 1,5 bilhão de anos e eram unicelulares. Tais eucariontes unicelulares seriam incluídos no reino Protista, cuja evolução deu origem aos demais reinos atuais. Alguns se mantiveram assim, enquanto outros originaram os membros atuais dos reinos Fungi e Metaphyta e Metazoa. Além das ligações evolutivas, estabeleceram-se entre os diversos seres vivos relações de outra natureza: os componentes dos reinos citados passaram a apresentar interações ecológicas.

36 22:56:48 Na tabela estão apresentados os grandes níveis tróficos ocupados pelos componentes de diferentes reinos

37 As teias alimentares tornaram-se mais complexas e diversificadas.
22:56:48 Nota-se que os seres do reino Monera – os mais antigos do planeta – podem ocupar posições nos três níveis tróficos apresentados. Depois dos procariontes, surgiram os protistas, e as teias alimentares foram acrescidas de novos componentes: algas unicelulares e protozoários. Posteriormente, foram surgindo novos tipos de organismos: algas pluricelulares, fungos, invertebrados aquáticos, plantas e animais terrestres. As teias alimentares tornaram-se mais complexas e diversificadas.

38 Exercícios

39

40


Carregar ppt "Exercícios: Aula 1. Fundamentos químicos da vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google