A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO
Exortação de Jesus Cristo Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.

2 O RIO AMAZONAS E O NASCIMENTO DA AMAZÔNIA

3 Nesse processo, vitaliza as áreas que atravessa gerando a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônia. Amazônia!... Países que fazem parte do seu contexto: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. O Rio Amazonas situa-se na América do Sul, Continente Americano, nasce na Cordilheira dos Andes, Peru, às proximidades do Oceano Pacífico, de onde escorre relevo abaixo, sentido Oeste-Leste, para despejar suas águas barrentas no oceano Atlântico.

4 No Brasil, a Amazônia é retalhada de enormes rios, que escorrem dos altos da Região Norte, como o Madeira, Tapajós, Xingu, Juruá, Negro, Tocantins, entre outros, mas o Amazonas é o principal, por ser o recebedor das águas desses rios em seu leito e o fiel entregador delas à sofreguidão do Atlântico, processo que o transforma no maior rio do planeta em extensão e volume de água.

5 Além de ser a maior bacia hidrográfica de água doce do mundo, também conhecida por Floresta Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia ou Hileia Amazônica, é também a maior cobertura florestal, com 60% no território Brasileiro.

6 Os sobe-e-desce das águas fluviais, seis meses de enchente avassaladora no inverno, e seis de seca ardente no verão, são fatos visivelmente agravados pela exploração desordenada de seus recursos naturais... No primeiro período, destruição de lavouras, inundações de cidades, mortes por afogamento, doenças e pragas; no outro, secura generalizada, rios e igarapés assoreados, dificuldade de transporte, mortandade indiscriminada de animais...

7 No Brasil, para efeitos administrativos e econômicos, é conhecida também por Amazônia Legal, e engloba os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Ocupa uma área equivalente a 61% do território nacional, algo em torno de km².

8 A Amazônia é importantíssima para o equilibro ecológico do planeta, principalmente para a sobrevivência e convivência tranquila dos seres, inclusive o humano. Você já ouviu falar em efeito estufa, degelo dos pólos, saarização das florestas, enchentes de oceanos?... Pois é. A respiração da floresta amazônica é fundamental para a oxigenação da vida na terra, quiçá para o equilíbrio do sistema planetário. É uma região densamente biodiversa, riquíssima em minerais, madeira de lei, potencial energético hídrico, eólico, biomassa, vastas áreas inexploradas, possivelmente até com alguma que homem civilizado algum ainda pisou, riqueza que atrai olhares gananciosos... A grande massa humana vive abandonada espiritualmente, sem rumo, perdida, não conhece Jesus Cristo, o filho de Deus, apenas ouviu falar dele que faz cego ver, mudo falar, que anda sobre as águas, ressuscita morto...

9 Nas entranhas de suas florestas, margens de igarapés e campos cobertos, moram aproximadamente 56% da população indígena brasileira, algo como 80 etnias. Sua população corresponde a 12,32% da total do Brasil.

10 DESAFIOS PARA A EVANGELIZAÇÃO

11 Distâncias enormes, difícil acesso, selvagem e inóspita, meio de comunicação precária, pobreza humana espiritual generalizada e rica de conflitos gerados pela manipulação e mancomunação, indiferença ou omissão dos poderes públicos, dos nativos e dos maiorais do povo... A região carece da Palavra do Deus vivo, pois com a feição que se apresenta, sem dúvida, é a menina dos olhos de Cristo amante e sofredor. A Amazônia permanece terra de Missão, para a qual toda a Igreja é chamada a engajar-se, inclusive você.

12 Fonte: Pontifícias Obras Missionárias e Comissão Episcopal para a Amazônia; evangelização verbita na Amazônia; e Mt 28, Obs: A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da CNBB e acontece em âmbito nacional, em todas as comunidades, paróquias e dioceses no período da Quaresma. Para 2011, o tema será Fraternidade e a vida no planeta e o lema A criação geme em dores de parto.


Carregar ppt "EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AMAZÔNIA, TERRA DE MISSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google