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Correcção da 6.ª ficha de avaliação

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Apresentação em tema: "Correcção da 6.ª ficha de avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Correcção da 6.ª ficha de avaliação
GEOGRAFIA A 10.º ANO Correcção da 6.ª ficha de avaliação

2 GRUPO I 1. A linha de costa de Portugal Continental caracteriza-se por apresentar um traçado essencialmente... (D) rectilíneo, com alternância de costa alta e de costa baixa. 2. Algumas das áreas que, de acordo com a Figura 1, apresentam troços críticos de erosão litoral localizam-se, por exemplo, entre o... (A) estuário do rio Douro e a «ria» de Aveiro e no litoral algarvio. 3. A maior parte dos portos portugueses localiza-se a sul dos principais cabos. Deste modo, ficam protegidos dos ventos e da forte ondulação de... (A) nor-noroeste. 4. Uma das principais causas da actual diminuição de sedimentos nas praias da costa de Portugal Continental, ou seja, do seu «emagrecimento», é a... (D) construção de barragens. 5. A construção de habitações e de equipamentos sobre as arribas constitui um factor de risco, pois... (C) o mar desgasta a parte inferior das arribas, provocando o seu recuo e a eventual derrocada das construções.

3 GRUPO II 1. Por plataforma continental entende-se…
(A) uma unidade morfológica submersa, contígua ao continente, ligeiramente inclinada, que se estende até uma profundidade de 200 metros. 2. A plataforma continental portuguesa não apresenta características favoráveis à existência de espécies piscícolas, devido… (C) à sua largura que oscila entre os 30 km e os 60 km. 3. ZEE… (D) é a área marítima que se prolonga até duzentas milhas da linha de costa, sobre a qual cada país costeiro detém o direito de exploração, gestão e preservação de todos os recursos aí existentes. 4. O fenómeno de upwelling é… (A) uma corrente de compensação de águas frias favorável à obtenção de pescado, como a sardinha, durante o verão. 5. Os cabos são acidentes naturais favoráveis à existência de portos marítimos, pois… (A) constituem locais abrigados dos ventos marítimos e das correntes marítimas.

4 GRUPO III 1. Acidentes litorais que representam uma saliência: Tômbolo de Peniche e Cabos Acidentes litorais que representam uma reentrância: Concha de São Martinho e Estuários. 2. Istmo que se formou devido à acumulação de sedimentos arenosos transportados pelas correntes marítimas. Este uniu a pequena ilha, Peniche, ao continente. GRUPO IV As infraestruturas portuárias são muito importantes para a atividade das pescas, porque permitem: a realização de operações de carga e descarga do pescado; a conservação do pescado; o escoamento do pescado no mercado. A explicação reside no fato das embarcações de pequena dimensão serem as mais representativas no país (maior número), serem dirigidas à captura de espécies de grande valor comercial (e também mais fresco), a atividade que operam é a única fonte de subsistência de um elevado número de famílias, nas quais as tripulações pertencem, normalmente, ao mesmo agregado familiar.

5 GRUPO V 1. São vários os problemas que afectam o ambiente marinho e costeiro em Portugal nomeadamente a sobreexploração dos recursos piscícolas, conduzindo à redução dos stocks e à dificuldade de recuperação das espécies. A poluição das águas costeiras é outro dos problemas que afetam a nossa costa, ao largo da qual existem corredores marítimos com uma grande intensidade de tráfego. Também a degradação do litoral português, que resulta de vários fatores naturais e humanos, como a diminuição da quantidade de sedimentos que atingem a costa, a pressão humana sobre as dunas, a construção sobre as arribas e a subida do nível médio das águas do mar, entre outros é um problema muito grave. Por outro lado, a pouca formação e qualificação dos profissionais do mar e as deficiências da frota portuguesa, também podem ser encarados como problemas relacionados com mar. Por último, pode-se considerar também como problema o fraco aproveitamento que o nosso pais faz do mar que tem à sua disposição! A investigação no domínio da gestão dos recursos é um elemento importante para fazer a avaliação do seu estado, do impacte das tecnologias de pesca e o ordenamento da pesca litoral, constituindo assim, soluções para resolução dos problemas identificados. A implementação de medidas de protecção das espécies, como a definição de quotas de pesca e de restrições às capturas e o reforço da vigilância da ZEE , deveram contribuir para a estabilização e renovação dos stocks constituindo factores fundamentais para a sustentabilidade dos recursos marítimos. Também os Planos de Ordenamento da Orla Costeira constituem instrumentos para o ordenamento dos usos e atividades específicas da faixa costeira para a sua defesa e conservação. O nosso tão vasto mar e orlas costeiras também poderão ser potencializados através da produção de energias renováveis, a partir das ondas e das marés ou dos ventos. O mar poderá ainda ser potencializado através da exploração de recursos minerais e de hidrocarbonetos, da salicultura, da recolha de algas, e do desenvolvimento de atividades turísticas alternativas ao turismo de sol e praia.


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