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Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1

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Apresentação em tema: "Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1 Juliana Sandis Cavalcante

2 Quem somos? Estudantes do grupo PET CoCE - Computando Culturas em Equidade da UTFPR. Facebook: Criação do material: Juliana Sandis Cavalcante - Cursando Bacharelado em Sistema de Informação -

3 O que é Scratch? Scratch é uma linguagem de programação gráfica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O Scratch utiliza blocos lógicos, sons e imagens para que você seja capaz de criar animações, jogos e pequenas histórias. Exemplos:

4 Como funciona? Você pode criar os projetos por meio da plataforma online ou baixar o programa em seu computador. Online: Para essa oficina utilizaremos a plataforma online. Vocês devem fazer um cadastro no site do Scratch para que seja possível salvar os seus projetos e ver os projetos do colegas. Download: Em casa, com o programa instalado no computador vocês podem criar os projetos sem a necessidade da internet.

5 E qual é o objetivo dessa oficina?
Estimular a criatividade Aprimorar o pensamento lógico Trabalhar na resolução de problemas Abrir portas para outras linguagens de programação mais formais

6 Vamos começar? Abra a plataforma Scratch e faça o seu cadastro.
Caso você não tenha um para a realização do cadastro, nos avise para que possamos ajudá-lo a criar um. Compartilhe com a turma e os professores o nome de usuário de vocês, assim podemos acompanhar os seus projetos. “Siga” o perfil de seus colegas.

7 Vamos explorar! Na aba “Explorar”, encontre o que o pessoas tem criado no Scratch Procure por projetos sobre temas que você gosta, por exemplo: labirintos, ninjas, aliens, música, animais, etc. Depois de ver esses exemplos, o que você gostaria de criar? Anote suas ideias, podemos utilizá-las nas próximas aulas :)

8 Essa oficina conta também com o apoio de uma apostila, que vocês podem acessar em: Dúvidas até aqui?

9 1 - Defina um nome para o seu projeto. Ex: Aula1_Juliana
2 - Aqui fica o Simulador da Tela, onde se pode ver o resultado da execução do programa. 3 - Área de recursos, onde ficam os blocos de comando(Scripts), Fantasias e Sons dos atores 1 3 2 4 5 6

10 4 - Área de comandos 5 - Área de programação, os blocos de comandos são arrastados para essa área. 6 - Aqui ficam todos os personagens que foram selecionados para entrarem no programa. 1 3 2 4 5 6

11 Por onde começar? Na área de comandos, selecione “Eventos”;
Arraste o bloco “quando clicar em a ” para a área de programação; Selecione um comando da sessão “Aparência” e arraste para a área de programação; Para testar, clique em

12 Se você clicar duas vezes no comando, ele irá executar o que lhe foi ordenado.
Quando fica iluminado o bloco, significa que ele está sendo executado. Selecione um comando da aba “Movimento” Selecione um comando da aba “Som” Teste sua animação

13 Para que o personagem siga a direção deseja, é preciso indicar a coordenada cartesiana. Valores entre -240 e +240 Plano cartesiano: No 1° quadrante temos X e Y positivos, por exemplo (10, 25) No 2° quadrante temos X negativo e Y positivo, por exemplo (-100, 80) No 3° quadrante X e Y possuem valores negativos, por exemplo (-3,-5) No 4° quadrante temos X positivo e Y negativo, por exemplo (40, -200) Para escolher os valores X e Y, basta observar na tela no canto inferior direito, os valores que surgem quando movimentamos o mouse.

14 Exercícios Faça o personagem se movimentar por todo o cenário.

15 Resolução:

16 Adicionando um cenário
Você pode adicionar diversos cenários à sua animação. O Scratch possui opções prontas, que você pode escolher clicando em Você pode também carregar uma imagem direto do computador, clicando em Além disso, é possível desenhar um cenário clicando em

17 Adicionando um ator Você pode adicionar diversos atores à sua animação. O Scratch possui opções prontas, que você pode escolher clicando em Você pode também carregar uma imagem direto do computador, clicando em Além disso, é possível desenhar um ator clicando em

18 Exercícios 2) Adicione ações ao novo ator.
3) Alterne as fantasias dos atores durante a execução do programa. 4) Adicione mais um cenário e alterne entre eles durante a execução do programa.

19 Dúvidas?


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