A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª fase-República-Covenção. Jacobina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª fase-República-Covenção. Jacobina"— Transcrição da apresentação:

1 2ª fase-República-Covenção. Jacobina 1792-1794 .
Revolução Francesa Partidos Políticos. Personalidades. 2ª fase-República-Covenção. Jacobina 3ª fase-Diretóri

2 Revolução Francesa parte II e III
Alta Burguesia: Feullantans Girondinos-Sentavam-se à direita da tribuna. Pântano ou Planície Jacobinos: pequena burguesia e intelectuais MONTANHA Jacobinos Pequena Burguesia E MASSAS- Monarquistas Constitucionais Indefinidos Republicanos Evitar a Radicalização e Garantir as Conquistas Burguesas Sobretudo o Direito de Propriedade Sem posição Aprofundar as Conquistas Revolucionárias: Tributação Progressiva limitação das propriedades, das especulações. 2ª fase: Partidos:

3 Revolução Francesa-Danton
Apoiou Robespierre durante o Terror, era jornalista. Porém foi executado pelo mesmo Robespierre quando criticou os excessos do Terror.

4 A guilhotina, inicialmente era utilizada para cortar papel e ajudar na formatação de livros. Durante a Revolução tornou-se símbolo do regime republicano que chamava-se a si mesmo de democrático.

5 No famoso quadro de Jacques Louis David, observamos Marat segurando um indulto do Comitê de Salvação Nacional . Detalhe flagrante: Marat acaba de ser morto dentro da sua banheira, após seus habituais banhos terapêuticos de imersão.

6 Robespierre foi o grande líder da segunda fase da revolução
Robespierre foi o grande líder da segunda fase da revolução. Era advogado, ganhou prêmios e bolsa de estudos do Governo Francês. Alguns historiadores atribuem seu caráter radical às dificuldades pelas quais passou na infância.

7 Segunda Fase- O Terror Em termos gerais, verifica-se 2 grandes linhas de ação nessa Fase Execuções de Inimigos e Dissidentes 2ª fase Política de Reformas Sociais. Ver folha anexa- 2ª fase.

8 Segunda Fase- O Terror-Convenção Nacional Jacobina.
Reformas Sociais: *Tabelamento de preços- Lei do Máximo. *Distribuição de pequenas propriedades. *Indulto-atestado de pobreza. *Fim da escravidão nas colônias

9 Segunda Fase- O Terror-Convenção Nacional Jacobina.
*Aprisionamento e morte sem habeas corpus dos inimigos da revolução: *Morrem girondinos, sans cullotes, Danton e Marat- por ordem de Robespierre. *Este torna a Revolução uma ditadura pessoal

10 3ª fase: Reação Termidoriana-Volta dos Girondinos.
O Golpe contra Robespierre teve desfecho no dia 9 Termidor. Os membros do novo governo eram quase todos ligados à alta burguesia, banqueiros e financistas.

11 Terceira Fase- Diretório
Entre as medidas desse governo podemos apontar: Restauração da escravidão nas colônias. Liberou preços dos alimentos e outros produtos. Iniciou o período conhecido como Terror Branco, quando ocorrerá perseguição dos jacobinos. Reprimiu Graco Babeuf que pregava a volta da Constituição Jacobina e a igualdade social.

12 Terceira Fase- Diretório
Também em termos legais, implantou uma Nova Constituição que anulava a anterior e estabelecia: O sufrágio censitário O Executivo composto por 5 Diretores. O Legislativo composto por 2 Câmaras: o Conselho dos Anciãos e o Conselho dos 500.

13 Revolução Francesa Napoleão Bonaparte sustentou essa fase através de conquistas militares e era a pessoa mais popular da França no final do século XVIII. Os sans-culotes arrependeram-se de destituir Robespierre e se revoltaram contra o fim da Lei do Máximo ( fim do tabelamentos de preços).

14 Napoleão Bonaparte deu um golpe em fins de 1799, apoiado pelos sans-culotes. Após o golpe declarou: “ A revolução acabou! ”


Carregar ppt "2ª fase-República-Covenção. Jacobina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google