A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise do Antigo Sistema colonial:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise do Antigo Sistema colonial:"— Transcrição da apresentação:

1 Crise do Antigo Sistema colonial:
Reformulam-se as teorias econômicas e políticas do mercantilismo ; Desenvolvimento do capitalismo industrial.

2 Revoltas Emancipacionistas:
- Inconfidência Mineira Conjuração Baiana

3 Conjuração Mineira Contexto de crise na extração do ouro.
Visconde de Barbacena (novo governador) deveria executar a derrama. Alguns membros da elite, descontentes com a situação começaram a se reunir para elaborar um projeto de independência da região. Movimento se inspirou em ideais iluministas e na Independência dos Estados Unidos. Movimento foi denunciado e os conjurados presos.

4

5 Conjuração Baiana Conhecida como Revolta dos Alfaiates. Não foi um movimento articulado apenas pela elite, teve um caráter popular. Participaram: sapateiros, soldados, médicos, professores, escravos e ex-escravos. Os revoltosos pretendiam criar uma república democrática na qual fosse abolida a escravidão, houvesse liberdade de comércio, oportunidades de trabalho e remuneração justa para todos. Movimento se enfraqueceu depois alguns desacordos. Foi violentamente reprimida pela Coroa Portuguesa.

6 Exercício: Faça uma comparação entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana estabelecendo as principais semelhanças e diferenças. (Mínimo 7 linhas).

7 A FAMÍLIA REAL NO BRASIL
D. JOÃO DECIDIU FUGIR PARA O BRASIL CONTRA AS ORDENS DO BLOQUEIO CONTINENTAL IMPOSTO POR NAPOLEÃO.

8 ABERTURA DOS PORTOS EM JANEIRO DE 1808 D. JOÃO DECRETOU A ABERTURA DOS PORTOS BRASILEIROS AO COMÉRCIO COM TODAS AS NAÇÕES AMIGAS.

9 FIM DO PACTO COLONIAL PARA O BRASIL A ABERTURA DOS PORTOS SIGNIFICOU A LIBERDADE DE COMERCIALIZAR COM OUTROS PAÍSES, PONDO FIM AO MONOPÓLIO COLONIAL.

10 REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA
EM MARÇO DE 1817, UM GRUPO DE REBELDES TOMOU O PODER, PROCLAMOU UMA REPÚBLICA E FORMOU UM GOVERNO PROVISÓRIO. OS MEMBROS DO GOVERNO ERAM FAVORÁVEIS À LIBERDADE DE RELIGIÃO E DE IMPRENSA E AO FIM DO DOMÍNIO PORTUGUÊS. ESSE GOVERNO DUROU APENAS 75 DIAS E FOI SUFOCADO PELAS TROPAS IMPERIAIS.

11 A REVOLUÇÃO DO PORTO OS PORTUGUESES QUE FICARAM EM PORTUGAL LUTARAM PARA EXPULSAR OS FRANCESES E VIVIAM EM GRANDE DIFICULDADE. OS PORTUGUESES RECLAMAVAM DA POBREZA, DA PERDA DO MONOPÓLIO DO COMÉRCIO BRASILEIRO. A INSATISFAÇÃO ERA TÃO GRANDE EM 1820, QUE EXPLODIU UM MOVIMENTO NA CIDADE DO PORTO. OS REVOLUCIONÁRIOS QUERIAM A VOLTA D. JOÃO VI COM SEUS PODERES LIMITADOS.

12 D. JOÃO VI: UM REI QUE AMAVA O BRASIL
A VOLTA PARA PORTUGAL PRINCÍPE REGENTE D. JOÃO VI, PROCUROU ADIAR A DECISÃO E CONCILIAR OS INTERESSES. MAS DEPOIS, SOB PRESSÃO DAS TROPAS PORTUGUESAS QUE HAVIAM CHEGADO AO BRASIL , DECIDIU VOLTAR PARA PORTUGAL. D. JOÃO VI PROCUROU GARANTIR PARA SUA FAMÍLIA O GOVERNO DO BRASIL DEIXANDO EM NOSSO TERRITÓRIO SEU FILHO PEDRO COMO PRINCÍPE REGENTE DO BRASIL.

13 A PERMANÊNCIA DO PRINCÍPE REGENTE DESAGRADA AS CORTES DE LISBOA
A PERMANÊNCIA NO BRASIL DE UM HERDEIRO DO TRONO PORTUGUÊS DESAGRADOU AS CORTES DE LISBOA. O ÚNICO OBJETIVO ERA: RESTABELECER O PODER DE PORTUGAL SOBRE O BRASIL.

14 DIA DO FICO A PRIMEIRA VITÓRIA DO PARTIDO BRASILEIRO CONTRA AS CORTES DE LISBOA FOI O DIA DO FICO. NESSE EPISÓDIO D. PEDRO RECEBEU UM MANIFESTO COM MAIS DE 8 MIL ASSINATURAS PEDINDO QUE ELE DESOBEDECESSE ÀS ORDENS DE PORTUGAL E FICASSE NO BRASIL.

15 INDEPENDÊNCIA OU MORTE


Carregar ppt "Crise do Antigo Sistema colonial:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google