A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 30 – Números.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 30 – Números."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 30 – Números

2 Fracassou em sua fidelidade a Deus Primeira Geração
Entraria na terra prometida e deveria ser fiel Segunda Geração

3 Carne para o povo (Nm )

4 A revolta de Miriã e Arão
(Nm )

5 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita (Etíope) que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. (Nm 12. 2)

6 E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se
E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. (Nm )

7 Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
(Nm )

8 Os 12 espiões na terra de Canaã
(Nm 13 e 14)

9 12 espiões – um de cada tribo
3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 TERRA PROMETIDA

10 Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã (
Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã (...) Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. (Nm )

11 Assim, subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, à entrada de Hamate.
(Nm )

12 Mar Mediterrâneo Rio Nilo DESERTO DE PARÃ Mar vermelho Canaã
Monte Sinai (Horebe)

13 Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra,
(Nm )

14 10 espiões – RELATÓRIO - A terra realmente é boa e rica (13:27)
O povo que nela habita é poderoso (13:28) As cidades são muito grandes e fortificadas (13:28) O povo que vive lá é mais forte do que nós (13:31) Vimos ali gigantes (13:33) Somos como gafanhotos perto deles (13:33)

15 2 espiões – RELATÓRIO (Josué e Calebe)
- Subamos e possuamos a terra! (13:30) - O Senhor nos dará a terra (14.8) - O Senhor é conosco, não os temais (14.9)

16 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! (Nm )

17 E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito
(Nm 14. 4)

18 O ponto mais alto do fracasso em ter fé em Deus
Primeira Geração O ponto mais alto do fracasso em ter fé em Deus

19 Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem (
Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem (...) Disse o SENHOR a Moisés: Com pestilência o ferirei e o deserdarei; e farei de ti povo maior e mais forte do que este. (Nm )

20 Moisés intercede pelo povo
(Nm ) Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui. (Nm )

21 O justo castigo dado por Deus
(Nm )

22 nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. (Nm )

23 Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes; (Nm )

24 01-Rúben (v21) 02-Simeão (v.23) 03-Gade (v.25) 04-Judá (v.27) 05-Issacar (v.29) 06-Zebulom (v.31) 07-Dos filhos de José (Efraim) (v.33) 08-Dos filhos de José (Manassés) (v.35) 09-Benjamim (v. 37) 10-Dã (v.39) 11-Aser (v.41) 12- Naftali (v. 43) Total – (v.46)

25 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado. (Nm )

26 não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. (Nm )

27 O povo quer entrar na terra de Canaã à força, contra a vontade de Deus
(Nm )

28 Levantaram-se pela manhã de madrugada e subiram ao cimo do monte, dizendo: Eis-nos aqui e subiremos ao lugar que o SENHOR tem prometido, porquanto havemos pecado. (Nm )

29 Porém Moisés respondeu: Por que transgredis o mandado do SENHOR
Porém Moisés respondeu: Por que transgredis o mandado do SENHOR? Pois isso não prosperará. (Nm )

30 Então, desceram os amalequitas e os cananeus que habitavam na montanha e os feriram, derrotando-os até Horma. (Nm 14.45)

31 Números 15 Mais instruções sobre ofertas e sacrifícios (15:1-31)
Reforço sobre a guarda do Sábado (15:32-36) Borlas e cordões azuis nas vestes (15:37-41)

32 A rebelião de Corá, Datã e Abirão (Nm 16. 1-50)

33 E Corá também chamou mais duzentos e cinquenta israelitas de fama, que eram líderes escolhidos pelo povo. Eles foram juntos falar com Moisés e Arão e disseram: —Agora chega! Todo o povo pertence a Deus, o SENHOR. Cada um deles é de Deus, e o SENHOR está no meio deles. Então por que vocês querem mandar no povo de Deus? (Nm NTLH)

34 Fazei isto: tomai vós incensários, Corá e todo o seu grupo; e, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o SENHOR; e será que o homem a quem o SENHOR escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi. (Nm )

35 Tomaram, pois, cada qual o seu incensário, neles puseram fogo, sobre eles deitaram incenso e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão. Corá fez ajuntar contra eles todo o povo à porta da tenda da congregação; então, a glória do SENHOR apareceu a toda a congregação. (Nm )

36 Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo: se morrerem estes como todos os homens morrem e se forem visitados por qualquer castigo como se dá com todos os homens, então, não sou enviado do SENHOR. Mas, se o SENHOR criar alguma coisa inaudita, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então, conhecereis que estes homens desprezaram o SENHOR. (Nm )

37 Ler Nm

38 Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. (Nm )

39 Disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele, vai depressa à congregação e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga. (Nm )

40 Tomou-o Arão, como Moisés lhe falara, correu ao meio da congregação (eis que já a praga havia começado entre o povo), deitou incenso nele e fez expiação pelo povo. Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. Ora, os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram por causa de Corá. (Nm )

41 Um fracasso total na obediência a aliança com Deus
Primeira Geração Um fracasso total na obediência a aliança com Deus

42 12 bordões

43 O bordão do homem que eu escolher, esse florescerá; assim, farei cessar de sobre mim as murmurações que os filhos de Israel proferem contra vós. (Nm 17. 5)

44 12 bordões Arão Tribo de Levi (17:8)

45 Deveres e direitos dos sacerdotes (Nm 18:1-20)
Somente os descendentes de Arão podiam realizar tarefas do sacerdócio (18:1-2,7) Os demais levitas fariam seu trabalho e prestariam contas aos sacerdotes (18:3-6) Os sacerdotes tinham direito de usufruir de partes dos sacrifícios (18:7-12) Usufruir das primícias e primogênitos de animais trazidos pelo povo (18:13-19) Não teriam herança na terra que Deus daria ao povo de Israel (18:20)

46 O dízimo e os levitas (Nm )

47 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. (Nm )

48 Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. (Nm )

49 Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: o dízimo dos dízimos. (Nm )

50 AULA 30 – Números


Carregar ppt "AULA 30 – Números."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google