A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resistência escrava: o exemplo do Haiti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resistência escrava: o exemplo do Haiti"— Transcrição da apresentação:

1 Resistência escrava: o exemplo do Haiti

2 Você já ouviu falar sobre um pequeno país da América Central
chamado HAITI? Bandeira da República do Haiti

3 Localização da República do Haiti

4 A Colônia de Saint-Domingue, atual Haiti, foi um domínio francês
A Colônia de Saint-Domingue, atual Haiti, foi um domínio francês. Como colônia francesa, tornou-se uma grande produtora de cana-de-açúcar e rum, no final do século 18. A mão de obra empregada na produção era composta por escravos trazidos da África.

5 No final do século 18, ocorreu um episódio que marcou um novo tempo no âmbito mundial. Os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade reverberaram por todo o mundo, com o desenrolar da Revolução Francesa. Na América Latina, a população escrava de São Domingos (que ainda não era Haiti) vê na Revolução Francesa a oportunidade de deixar a condição de escravidão.

6 A população da colônia era composta por 536 mil habitantes, em fins do século 18. Deste total, 480 mil eram escravos, ou seja, 90% da população total trabalhava para gerar riqueza para a metrópole. Os 10% restantes eram formados pela elite branca europeia.

7 A desproporção entre os contingentes populacionais favoreceu para que a chama da liberdade se propagasse entre os escravos. A França não conseguiu evitar que o Haiti abolisse a escravidão e, posteriormente, viesse a se tornar a primeira nação independente da América Latina e a única que obteve sua independência pelas mãos dos escravos, que se uniram em torno desse objetivo e promoveram uma rebelião de tão grande proporção.

8 Um ex-escravo, chamado Toussaint L’Ouverture,
destacou-se, por ter assumido a liderança daquela luta, que ganhou proporções de revolução e tornou-se o marco da independência da República do Haiti. François-Dominique Toussaint Louverture.

9 Segundo o autor Ailton Benedito de Sousa,
“Numa primeira série de operações que durara um mês, os escravos destroem tudo. Como labaredas sobre a palha seca, as palavras de ordem ‘morte aos brancos’ ganham as planícies. Chegara o momento há muito esperado. Nas fazendas as senzalas sabem o que fazer.” Batalha em San Domingo, representando uma luta entre as tropas polonesas ao serviço francês e os rebeldes do Haiti.

10 Com o HAITI, o processo de independência foi peculiar em relação a todas as outras nações americanas. Por quê? O país vivenciou um movimento inédito: uma revolução de escravos! Dessa maneira, de 1791 a 1825, o Haiti lutou por sua independência, o que, ao final, deixou o país em um quadro de deplorável pobreza, mas livre da dominação francesa.

11 A notícia da revolução escrava ecoou por todas as nações em que a escravidão era uma prática comum.
Os senhores de escravos viam aquele episódio com muito temor, pois, afinal, receavam que aquela demonstração de resistência e força dos escravos do Haiti servisse como inspiração para os que se encontravam na mesma situação. O Haiti tornou-se exemplo de resistência para negros!

12 Referências http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Haiti.svg
SOARES, Ana Loryn; SILVA, Elton Batista da. A Revolução do Haiti: um estudo de caso ( ). Ameríndia, ano 1, vol 1/2006.

13


Carregar ppt "Resistência escrava: o exemplo do Haiti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google