A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Anna Azevedo Hadrienne Souza Luany Santos Natasha Barbachan Wellem Calado Professora orientadora: Adriana Gomes

2 Introdução O que é o autismo e o porquê desse nome;
Primeiras observações dos sintomas; Postura da sociedade em relação ao autismo.

3 Objetivos Geral Analisar a estrutura física das escolas municipais localizadas no bairro de Tejipió, bem como a formação profissional de seus colaboradores no que diz respeito à estadia e ao aprendizado de crianças autistas.

4 Objetivos Específicos
Verificar que estrutura física é necessária nas escolas para receberem adequadamente estudantes autistas; Identificar a formação necessária para os profissionais do ambiente escolar lidarem de maneira satisfatória com estudantes autistas.

5 Justificativa Necessidades específicas na área educacional;
É necessário todo um preparo para as crianças autistas obterem um resultado positivo na escola. Nosso trabalho se justifica na necessidade de conscientizar as escolas.

6 Fundamentação Teórica
Conceito, causa e tratamento do Autismo; As primeiras aparições desta síndrome ocorrem nos três primeiros anos de vida;

7 Fundamentação Teórica
Segundo Silva; Gaiato; Reveles (2012: 9), a principal área prejudicada, e a mais evidente, é a da habilidade social. A dificuldade de interpretar os sinais sociais e as intenções dos outros impede que as pessoas com autismo percebam corretamente algumas situações no ambiente em que vivem. A segunda área comprometida é a da comunicação verbal e não verbal. A terceira é a das inadequações comportamentais.

8 Fundamentação Teórica
A necessidade da inclusão do autista no âmbito escolar; Estruturas físicas inadequadas e profissionais desqualificados, ambos, são problemas comuns em inúmeras escolas.

9 Metodologia Pesquisa qualitativa: Pesquisa bibliográfica;
Pesquisa de campo.

10 Resultados Necessidade de conhecer o que estávamos procurando;
Características necessárias: Acompanhamento praticamente particular; Ter o mínimo de informação visual possível; Os professores devem ter treinamento específico.

11 Resultados O começo das pesquisas nas escolas;
Aprovação profissional das escolas; O empenho da prefeitura do Recife em promover a inclusão de crianças deficientes em escolas da sua rede municipal.

12 Resultados Fizemos nossa análise da seguinte maneira: Péssimo: 0%
Ruim: 25% Regular: 50% Bom: 75% Ótimo: 100%

13 Resultados Desempenho quanto à estrutura profissional

14 Resultados Desempenho quanto à estrutura física

15 Considerações finais O medo e a insegurança dos pais de autistas em relação à escola; A inclusão de autistas nas escolas municipais do Recife; Sugestão: Realizar uma pesquisa em diferentes escolas antes de matricular um autista.

16 Referências FELICIO, Viviane Cintra. O autismo e o professor: um saber que pode ajudar. Bauru, 2007. SCHWARTZMAN, José Salomão. Autismo Infantil. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. SCHWARTZMAN, José Salomão. Autismo e outros transtornos do espectro autista. IN: Revista Autismo. Disponível em < Acesso em 04/05/2014.

17 Referências SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifacio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo Singular: entenda o autismo. São Paulo: Fontanar, 2012. CASARIN, Sônia. Autismo na sala de aula. IN: Ciranda da inclusão. n.20, p.74. Editora Ciranda Cultural, 2014.


Carregar ppt "O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google