Primeiro e Segundo Séculos

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Apresentação em tema: "Primeiro e Segundo Séculos"— Transcrição da apresentação:

1 Primeiro e Segundo Séculos
A Trindade no Primeiro e Segundo Séculos

2 Importância do estudo Focalizar o desenvolvimento histórico da doutrina da trindade no Cristianismo. Identificar a influencia Greco-Romana no Cristianismo. Analisar o desenvolvimento da doutrina de Deus na Igreja como a historia das pessoas tentando entender as Escrituras.

3 Desenvolvimento da doutrina Cristã sobre Deus
Surgiu a partir do primitivo pensamento judaico. O Cristianismo se desenvolveu num sistema religioso fortemente monoteísta. Shema, Ecoavam diariamente na maioria dos lares judaicos, Dt. 6:4.

4 Grupos monoteístas no judaísmo
Fariseu. Saduceus. Essênios. De modo geral essas diferentes correntes mantinham em comum a crença do monoteísmo.

5

6 O cristianismo, que também aceitava as
Escrituras Hebraicas como autorizadas, compartilhava com o judaísmo a forte convicção monoteísta (pp. 141).

7 A influência Greco-Romana

8 Em contraste, o mundo religioso Greco-Romano fervilhava com muitos deuses.
A medida em que o Império Romano crescia em sua amplitude os deuses e templos pagãos cresciam em proporção.

9 Monoteísmo na filosofia Greco-romana.
Criam num Deus que transcendia não apenas o mundo físico visível, como também em qualquer deus pagão que se imaginava interagir com o mundo. A crença em um único Deus retrocede o quarto século antes de Cristo. Platão, escreveu sobre um Deus transcendente que criara o mundo por meio de um agente, Demiurgo.

10 Os filósofos conheceram o ser
transcendente como “Um”. A filosofia Grega criou um mundo metafísico, onde habitava o Deus supremo. Os filósofos colocaram esse Deus acima da esfera humana, fora do alcance dos sentimentos humanos (pp. 142).

11 Influência de Platão Pensadores judaicos cristãos introduziram agentes semelhantes ao demiurgo de Platão na História da criação. Targum Neofiti: No princípio com sabedoria o Memra do Senhor criou e aperfeiçoou o céus e a terra...

12 O Memra atua aqui como agente de Deus, de modo que o próprio Deus, que transcendente, não precisa ser retratado como contaminando-se a Si mesmo com as coisas materiais da criação. O Memra também fala em lugar de Deus, uma vez que Deus propriamente dito não pode ser visto como possuindo características humanas, como boca ou voz.

13 A influência de Filo de Alexandria
Escreveu abundantemente em várias áreas de interpretação da Tora. Fundiu interpretações alegóricas e literais. Era um preeminente Judeu intelectual. Protegeu o Deus transcendente de assumir atributos físicos.

14 Sugeriu que no primeiro dia da criação, Deus, a mente eterna, concebeu a idéia do mundo inteiro e criou o Logos a imagem dessa idéia. Segundo ele Deus era um arquiteto planejando um edifício e então preparando um modelo para visualizar como o edifício se parecera. Para ele o Logos não foi apenas um modelo passivo, mas sobretudo um modelo ativo, realizando o plano de Deus

15 Teologia de Teófilo Escreveu uma séria de livros, para o letrado pagão(180 d.C.). Ele usa o termo trindade embora não com o mesmo sentido do cristianismo posterior. Trindade para ele não era a divindade composta de três pessoas.

16 Trindade era descrever Deus e dois de seus agentes, Sofia e Logos, que mantinham com Deus uma relação muito parecida com aquela de Filo de Alexandria. Teófilo chamou o Logos e Sofia de “as duas mãos de Deus”. Ele não menciona a Jesus em toda a sua obra, porém sempre se refere a Ele como sendo um agente de Deus. Este fato declara a dificuldade dos cristãos do segundo século com relação a trindade.

17 Docetismo no Segundo Século
Dokeo: parecer, como se fosse. Cristo era visto como parecendo humano. Ele tinha aparência humana e agia como humano. Essa idéia levou os estudiosos a pensarem: Jesus poderia ser humano, enquanto Cristo era divino.

18 A Influência de Marcion
Proprietário de navios comerciais. Apareceu no segundo segundo século como um crente em Cristo. Vendeu a sua empresa e deu a igreja. Ele fazia distinção entre o Deus do Antigo Testamento e Cristo. Cria numa divindade justa e incompetente ao mesmo tempo.

19 Deus criou um mundo físico mau.
Marcion, cria numa separação entre o pai e o filho. Rejeitava as Escrituras do Antigo Testamento, e a considerava inferior. Aceitou como escritos sagrados apenas partes de Lucas e algumas cartas de Paulo, eliminando toda referência ao Pai. Para muitos cristãos, a lista de Marcion é o mais antigo Cânon.

20 Irineu Argumentou em prol dos quatro Evangelhos.
Restaurou os quatros Evangelhos e as sessões eliminadas das Epístolas de Paulo. Descreve alguns mitos sobre as emanações de Deus que os Gnósticos criam.

21 Sabélio Sugeriu que Pai, Filho e Espírito Santo eram três modos diferentes do mesmo Deus em épocas diferentes. Para ele, Deus se revelou como o Pai durante o velho concerto, como Filho durante sua vida na terra, e como Espírito Santo no período da Igreja. Todos eram uma só pessoa.

22 A maioria dos cristãos rejeitou essa teologia (Modalismo) com base nas Escrituras.
Inúmeros textos revelam a personalidade independente de cada membro da divindade, e demonstram que o Pai, Filho e Espírito Santo coexistem.

23 Conclusão Estava claro a revelação bíblica de um Deus uno e trino, mas ninguém, no segundo século conseguia encontrar uma forma capaz de expressar a plena complexidade revelada nas Escritura. Muitos teólogos e filósofos conseguiram distorcer a doutrina da trindade. O segundo século findou deixando sem respostas muitas questões.


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