A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Geral O Início da Idade Moderna ( ) Prof.Alan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Geral O Início da Idade Moderna ( ) Prof.Alan"— Transcrição da apresentação:

1 História Geral O Início da Idade Moderna (1453-1789) Prof.Alan

2 Idade Moderna: 1453 - 1789 Crise do Feudalismo
3 Renascimentos Mudança de mentalidade (Humanismo) - Reforma Protestante -Reorganização do Estado e da Política (Gênese do Absolutismo) Crise do Estado Moderno (absolutista) Criação de um “ Mundo Burguês”

3 Reforma Protestante

4 A Reforma Protestante está intimamente ligada aos vários Renascimentos
A Reforma Protestante está intimamente ligada aos vários Renascimentos. As mudanças na forma de vida das pessoas, alteraram profundamente a antiga mentalidade medieval. Um exemplo disso é o próprio humanismo. Grande Referência: Erasmo de Roterdã

5

6

7 Críticas à Igreja Católica
Descontentamento da população diante dos impostos a serem pagos para a Igreja. Abusos públicos desmoralizantes, como: a venda de cargos eclesiásticos (simonia); venda de relíquias e principalmente as indulgências (pagamento para se salvar). Críticas aos dogmas católicos (verdades absolutas).

8

9

10 Luteranismo (Alemanha).
Martinho Lutero (inicialmente um monge agostiniano) Era contra os abusos católicos, principalmente a venda de indulgências. Em 1517 Lutero publica suas 95 teses, ou seja, 95 críticas à Igreja Católica (tudo o que deveria ser modificado). A Igreja pede para ele se retratar, mas em 1521 ele mantém suas idéias e acaba sendo excomungado (expulso). Apoio dos príncipes alemães.

11 Doutrina luterana As escrituras ( Bíblia) são as únicas verdades e interpretadas livremente. Salvação pela Fé Consubstanciação e não transubstanciação. Eliminação das imagens. A Igreja se submete ao Estado Apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia.

12

13 Calvinismo (Suíça) João Calvino, formação em direito ( de origem francesa): Parte para Genebra (Suíça) e expõem suas críticas à Igreja Católica e uma nova doutrina.Rapidamente ganhou um grande número de fiéis. Sua doutrina foi muito aceita pelas camadas burguesas.

14 Doutrina Calvinista Alguns homens estariam predestinados à salvação (marca: obediência virtuosa) Condenação da miséria como fonte dos pecados. Base nas escrituras ( Bíblia) e eliminação das imagens. Relação entre religião e economia: Aqueles a quem Deus escolheu são prósperos !

15

16

17 Anglicanismo (Inglaterra)
Rei Henrique VIII ( ). Críticas à Igreja Católica: não em relação aos dogmas, mas as relações políticas entre Estado e Igreja.O rei da Inglaterra queria romper com o Papa de Roma. Utilizou de problemas domésticos: queria desfazer seu casamento com a rainha Catarina de Aragão. A Igreja não permitia a separação. No ano de 1534, o Rei rompe com a Igreja Católica publicando o Ato de Supremacia, por meio do qual se tornava o chefe da Igreja na Inglaterra. As terras e toda a riqueza da Igreja Católica foram confiscadas.

18

19

20 Contrarreforma ! Reforma da Igreja Católica: defesa contra os protestantes. Criação da Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1534 – ligados totalmente à vontade papal. Concílio de Trento( ): confirmação dos dogmas, confirmação da veneração a Maria e aos Santos, infalibilidade do papa, celibato para o clero, proibição das indulgências, criação de seminários. A Inquisição é Revigorada !

21 (UFES) No século XVI, o movimento conhecido como Reforma Religiosa provocou uma grande revolução espiritual na sociedade européia e uma profunda crise na hegemonia da Igreja Católica. Considere as seguintes informações sobre a Reforma Religiosa: I. Foi um movimento revolucionário pelo qual os camponeses exigiam a abolição da servidão e a liberação das terras da Igreja para a produção agrícola de mercado. II. Fundamentou-se nas doutrinas de salvação para assegurar e fortalecer a hierarquia e a unidade do cristianismo. III. Estabeleceu novos valores morais, econômicos e religiosos, que legitimaram a obtenção do lucro e criaram uma das principais fontes do espírito capitalista. IV. Fortaleceu e divulgou a doutrina do movimento protestante, mediante o Concílio de Trento. V. Questionou a autoridade dos papas e os dogmas da Igreja, rompendo com os tradicionais padrões católicos. Estão corretas as informações contidas na opção: A - I e II B - I e III C - II e IV D - III e IV E - III e V

22 Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa." A opção que correlaciona a citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o calvinismo, o qual desenvolve da doutrina da predestinação b) anglicanismo, a supressão do clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do papado. c) luteranismo e no calvinismo, a pregação teológica de submissão do Estado à Igreja reformada. d) luteranismo, a defesa do princípio da salvação do homem pela fé com a necessidade de intermediação da Igreja e da realização de obras pias. e) anglicanismo e no luteranismo, a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.

23 PUC-MG) Questão 3: Leia estes trechos:
I - “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar”. II - “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade do reino...” III - “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.” A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência,respectivamente, às doutrinas: A - católica, anglicana e ortodoxa. B - luterana, anglicana e calvinista. C - ortodoxa, luterana e católica. D - ortodoxa, presbiteriana e escolástica

24 (UEA/AM) Universidade do Estado do Amazonas / Adaptada
Lutero, ao protestar contra abusos de agentes e enviados do Papa, despertou a atenção de grupos e indivíduos cujas práticas econômicas eram rejeitadas pelo discurso católico. Suas críticas e pregações eram radicais e atraíam apoios e demandas radicais. A Reforma não foi, portanto, uniforme, nem é definível por um único comentário. “Nós denominamos predestinação ao conselho eterno de Deus, pelo qual ele determinou o que queria fazer de cada homem... Se alguém pergunta por que Deus tem piedade de uma parte e por que deixa e abandona a outra, não há nenhuma resposta, senão a de que isso é o que lhe apraz.” (João Calvino) A expansão navegadora que decorreu do desenvolvimento mercantil ao fim do medievalismo é contemporânea da cisão religiosa definida com a Reforma. Como aquela expansão foi capitaneada pelas nações católicas, “colonização” e catequese religiosa confundiram-se.         SODRÉ, N. W. “Síntese de História da Cultura Brasileira”. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ed., p.15.


Carregar ppt "História Geral O Início da Idade Moderna ( ) Prof.Alan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google