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Congresso em Saúde Hospitalar – 12 de setembro de 2018.

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Apresentação em tema: "Congresso em Saúde Hospitalar – 12 de setembro de 2018."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso em Saúde Hospitalar – 12 de setembro de 2018.
17º AUDHOSP E 3º AUDHASS Mesa – Glosas Congresso em Saúde Hospitalar – 12 de setembro de 2018. Simone Gondos

2 38 Hospitais Gerais e Maternidade
04 Hospitais Oncológicos RJ, SP, DF, SL, PE 238 mil cirurgias por ano 26,9 mil partos por ano 5,5 mil leitos 3,47 milhões de atendimentos de emergência por ano 87 mil médicos credenciados 40,8 mil Funcionários

3 GLOSAS

4 Glosa é a recusa parcial ou total de uma fatura, pela operadora de saúde, por considerar sua cobrança indevida, por erro ou emissão de alguma informação contida nas guias de tratamento ou por falta de qualidade técnica dos procedimentos ou exames realizados nos beneficiários. Glosa Administrativa são as recusas relacionadas a erros em questões de falta ou preenchimento incorreto das guias de autorizações indicadas pela operadora. Ocorrem também quando há erros de digitação, cálculos incorretos, cadastros errados. Glosa Técnica são glosas registradas quando algum procedimento médico é contestado e torna-se necessária a avaliação de auditor técnico (médico ou enfermeiro).

5 Quando ocorre devolução de conta, imediatamente após o envio para a operadora, significa que o prestador está enviando cobranças com codificações incorretas, portanto, se está errado, não está gerando “receita” correta para o mês da devolução. No entanto, se a “devolução” ocorrer após 30 dias da data do envio, não pode ser tratada como uma devolução, e sim como uma “glosa”.

6 Grandes causadores de glosas 1) Contratos com dupla interpretação
Grandes causadores de glosas 1) Contratos com dupla interpretação. 2) DE-PARA incorreto de codificação TUSS. 3) Cadastros (falta de interpretação correta dos contratos, falta de atualização, cadastro inicial incorreto. 4) Falta de correção na causa raiz. 5) Alteração indevida de XML. 6) Falta de conhecimento de regras comercial x cobranças (faturamentos automatizados).

7 Prevenção Áreas comerciais com maior contato com as áreas de Auditoria e Faturamento; Revisão de contratos, através de empresas que possuam este conhecimento; Treinamento constante das áreas de atendimento, autorizações, auditoria, faturamento e recurso de glosas; Equipes multifuncionais administrativas para reuniões de trabalho semanais; Alinhamento operacional (áreas administrativas e áreas técnicas); Aprimoramento das anotações e evidências em Prontuário Médico;

8 Glosas, como uma ferramenta de gestão? Limão ou Limonada?
Todas as não conformidades devem ser identificadas e corrigidas com eficiência, junto as áreas envolvidas. Todas as instituições devem manter um programa de Educação Continuada, para que a qualidade assistencial (médico e enfermagem), estejam em constante processo de “avaliação”, além de subsidiar treinamento para as áreas de Recurso de Glosas, Autorizações e Auditoria Interna de Enfermagem. Identificação das operadoras que realizam mais glosas, e quais os principais motivos, já realizando análises e correções para todas as operadoras. Avaliar o nível da auditoria interna e externa. E principalmente, servir de instrumento para novas negociações comercial e correção dos atuais contratos.

9 O óbvio deve ser dito todos os dias

10

11 Simone Gondos Lourenço Rodrigues (11) 98217.9871
Obrigada! Simone Gondos Lourenço Rodrigues (11) Atibaia-SP, 12 de setembro de 2018.


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