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Pesquisa e Prática em Educação IV

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Apresentação em tema: "Pesquisa e Prática em Educação IV"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa e Prática em Educação IV
Aula 7 Karen Fernanda Bortoloti

2 Nesta Aula... O século XIX – arte, literatura e filosofia.
As bases dos ideais socialistas

3 Século XIX A ciência e a tecnologia criaram na Europa do século XIX um estado de euforia generalizada. A Revolução Industrial havia ampliado de maneira nunca experimentada pelas sociedades a produção de bens materiais e o consumo caminhava a pleno vapor nos trilhos dos trens.

4 Século XIX Notamos que nesse período muitas pessoas desenvolvem interesses tanto por arte como pela ciência. Estruturação de escolas técnicas, museus, centros de pesquisa e outros lugares nos quais o desenvolvimento tecnológico atrelava-se ao desenvolvimento da indústria.

5 Século XIX Na arte, encontramos o fortalecimento de uma ideologia individualista e uma enorme corrente de sucessivos movimentos artísticos que dialogavam entre si, as vezes por completa oposição.

6 Século XIX Para compreendermos a efervescência cultural do momento, devemos retomar uma ideia essencial para o período: o nacionalismo. “O progresso das escolas e das universidades dava dimensão do nacionalismo, na mesma medida em que as escolas especialmente as universidades se tornavam seus defensores mais conscientes(...)” (HOBSBAWN, 1977, p )

7 Século XIX A escola se reestrutura para adequar-se a sociedade e, portanto, ganha cada vez mais espaço como instituição central da vida em sociedade, selecionando pessoas, reproduzindo e transmitindo conhecimento. Escola: torna-se obrigatória, estatal, modeladora da atuação no mundo do trabalho e a manutenção da divisão de classes sociais.

8 As bases dos ideais socialistas
Karl Marx e Friedrich Engels foram responsáveis por severas críticas ao racionalismo dos seguidores de Hegel. Inverteram a lógica hegeliana no sentido de atribuir ao material lugar essencial na construção do pensamento humano.

9 As bases dos ideais socialistas
Se para os jovens hegelianos existia uma forma de pensamento puro, absoluto, o qual a consciência teria acesso ao reconhecer sua totalidade, para Marx são as condições de existência que determinam as ideias do homem.

10 As bases dos ideais socialistas
Fica evidente que a proposta de transformação elaborada por Marx se estruturou concomitante a uma contundente crítica à dinâmica do capitalismo industrial.

11 As bases dos ideais socialistas
Entre as análises feitas sobre o capitalismo, a teoria da mais-valia é um ponto crucial da interpretação do contexto nos textos de Marx. Mais-valia: corresponde às horas em que o operário desempenha sua função, mas não é remunerado para isso.

12 As bases dos ideais socialistas
Assim, a mais-valia corresponde à maneira pela qual os burgueses conseguem acumular suas riquezas. O trabalhador não é remunerado por toda a produção de sua riqueza.

13 As bases dos ideais socialistas
A força de trabalho do homem torna-se uma mercadoria. O operário assalariado vende a sua força de trabalho ao proprietário de terra, das fábricas, dos instrumentos de trabalho. O operário emprega uma parte do dia de trabalho para cobrir o custo do seu sustento e de sua família (salário); durante a outra parte do dia, trabalha gratuitamente, criando para o capitalista a mais-valia, fonte dos lucros, fonte da riqueza da classe capitalista. (LÊNIN, The Marxists Internet Archive)

14 As bases dos ideais socialistas
Marx definiu a existência de dois movimentos responsáveis por esse tempo não remunerado de trabalho: a mais-valia absoluta e a relativa. A exploração por meio da mais-valia absoluta se manifesta no movimento de intensificação do ritmo de trabalho.

15 As bases dos ideais socialistas
Ao introduzir inovações tecnológicas os burgueses aumentam a produtividade das indústrias. No entanto, esse valor não é transferido para os trabalhadores. Avanços na produtividade a partir de novos métodos de produção diminuem o valor dos bens individuais produzidos, ou seja, reduzem o valor da força de trabalho. Os capitalistas encontram na mais-valia relativa uma eficiente estratégia de acumulação de capital.

16 As bases dos ideais socialistas
Para Marx e Engels, a estrutura fundamental de todas as sociedades é a economia. Isso significa que o direito, a linguagem, a filosofia, a arte eram determinadas a partir das relações econômicas que faziam a sociedade funcionar.

17 As bases dos ideais socialistas
Para esses pensadores, a história da humanidade está pautada na luta de classes antagônicas que são determinadas por fatores de ordem econômica. O modo de produção de uma sociedade é determinante para ela própria, ou seja, a maneira como uma sociedade fabrica e acumula seus bens é fundamental para compreender as relações sociais. Assim, a ideologia dominante é a ideologia da classe dominante.

18 As bases dos ideais socialistas
A grande contribuição do pensamento de Marx para a classe trabalhadora caminhou na reflexão sobre a busca pela consciência de classe. A exploração dos operários existia proporcional ao acúmulo de riqueza da burguesia.

19 As bases dos ideais socialistas
Nessa medida, somente o fim da propriedade privada poderia efetivamente gerar uma transformação nas condições de trabalho e na diminuição da alienação. O que fica evidente então do discurso de Marx é a necessidade de buscar a consciência de classe.

20 As bases dos ideais socialistas
Devemos ressaltar por fim, que umas das contribuições de maior importância do pensamento marxiano foi o modelo de interpretação da realidade, o materialismo histórico dialético. O filósofo buscou compreender o mundo e as coisas por uma interpretação que unisse visão de mundo e a práxis.

21 Referências DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson, HOBSBAWN, Eric. A Era das revoluções: Europa de 1789 – Rio de Janeiro, Paz e Temi, 1977.

22 Referências LÊNIN. As Três Fontes e as Três partes Constitutivas do Marxismo Fonte: The Marxists Internet Archive. MARCONDES, Danilo. Introdução à história da filosofia. 10 ed. São Paulo, Zahar, 2007. Esse slide deve ser revisado

23 Pesquisa e Prática em Educação IV
Atividade 7 Karen Fernanda Bortoloti

24 Marx, em uma de suas frases significativas, disse que “até então os filósofos sempre tinham tentado interpretar o mundo em vez tentar modificá-lo”. A partir dessa afirmação, reflita: qual foi o objetivo de Marx em propor um teoria que pode ser classificada de “filosofia de ação”.

25 Segundo Marx e Engels, no Manifesto de 1948, “a história de toda a sociedade até hoje é a história da luta de classes”. Assim, por que as classes estariam em luta permanente ? 


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