A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA EM BIOFÍSICA Produzido Por Tamires Dantas e Gisele Dias Coordenado Pela Profª. Bianca Maciel

2 Teste seus conhecimentos sobre
INSTRUÇÕES: A apresentação de slides deverá estar em tela cheia; O jogador deverá usar o mouse e clicar na resposta escolhida; Clicar em “TENTAR NOVAMENTE”, caso a resposta esteja errada; Clicar em “CONTINUE”, caso a resposta esteja correta; Obs: possui efeitos sonoros Teste seus conhecimentos sobre SINAPSES INICIAR

3 Quais são as estruturas básicas de um neurônio?
A) Corpo celular, neurotransmissores e dendritos; b) Dendritos, corpo celular e axônio; C) Neurotransmissores e axônio; d) Axônio, neurotransmissores e corpo celular.

4 Você acertou haha Continue!

5 Tentar novamente!

6 O que é sinapse ? a) Sinapse é o nome dado à região de comunicação entre dois neurônios (neuro-neural) ou entre um neurônio e uma fibra muscular (neuro-muscular). b) Sinapse é o local onde ocorre a comunicação entre axônios. c) Sinapses é a distribuição de informações entre células glias e axônios. d) Nenhuma das alternativas está correta.

7 ESPETACULAR!! Continue!

8 Errou Tentar novamente!

9 Os neurônios são as células responsáveis pela propagação do impulso nervoso. A respeito desse processo, marque a alternativa incorreta. a) A propagação do impulso nervoso relaciona-se com a movimentação de íons de sódio e potássio na célula. b) Os impulsos nervosos são alterações na diferença de potencial elétrico pela membrana plasmática de um neurônio. c) Em condições de repouso, observa-se que a face externa da membrana do neurônio apresenta carga elétrica negativa. d) Quando o impulso nervoso chega à extremidade do neurônio, ocorre a liberação de neurotransmissores.

10 Incrível!! Continue!

11 Tentar novamente!

12 Em alguns neurônios, é possível observar a condução saltatória do impulso nervoso. Podemos atribuir essa propriedade à presença de a) corpo celular nos neurônios. b) axônios nos neurônios. c) bainha de mielina nos neurônios. d) dendritos no axônio.

13 ? ? ? ? ? Tentar novamente!

14 Não acredito!! Continue!

15 Para que ocorra a propagação de um impulso nervoso, é de extrema importância que haja conexões entre os neurônios. Esses locais denominados de _____________, apesar de não serem áreas de contato direto, permitem a passagem do impulso em virtude da liberação de neurotransmissores. a) Dendritos b) Bainha de mielina. c) Sinapse d) Axônio.

16 Continue! Isso ai, garotx !!

17 Tentar novamente! Você errou...

18 (Cesgranrio-RJ) Os anestésicos, largamente usados pela Medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: a) nos axônios, aumentando a polarização das células. b) nas sinapses, impedindo a transmissão do impulso nervoso. c) nos dendritos, invertendo o sentido do impulso nervoso. d) no corpo celular dos neurônios, bloqueando o metabolismo

19 Não deu Tentar novamente!

20 Continue!

21 Como ocorre a liberação de neurotransmissores no terminal pré sináptico?
a) Quando o terminal axônico se despolariza, abrem-se os canais de cálcio dependentes de voltagem. Com a entrada do cálcio no terminal, ocorre a exocitose de vesículas contendo neurotransmissores na fenda sináptica. b) Quando o terminal axônico se polariza, abrem-se as vesículas do terminal sináptico. c) No final da sinapse ocorre a abertura das fendas sinápticas originando um potencial de ação no corpo celular do neurônio. d) Logo no inicio do potencial de ação ocorre a abertura da fenda sináptica de onde os neurotransmissores são liberados.

22 Tentar novamente!

23 CERTO!! Continue!

24 Quando um neurônio é estimulado, várias alterações elétricas ocorrem em sua membrana (axônio), as quais são basicamente comandadas pelos movimentos de íons. Quando o nível do estímulo é suficiente forma-se o impulso nervoso. Quais são os íons que comandam estas alterações elétricas que formam o impulso nervoso? a) Cálcio e cloreto; b) Cálcio e potássio; c) Sódio e potássio; c) Cálcio e sódio.

25 Tentar novamente!

26 Continue!

27 Que nome se dá à região entre os neurônios ou neurônio e fibra motora, onde ocorre a liberação dos neurotrnasmissores? a) Botão sináptico b) Terminal sináptico c) Vesícula sináptica d) Fenda sináptica

28 Tentar novamente!

29 Acertou ,divx!!! Continue!

30 Em relação ao potencial de ação, indique a sequência correta:
a) (1) Estímulo; (2) Despolarização; (3) Repolarização; (4) Hiperpolarização; (5) Repouso 2 b) (1) Limiar de ação; (2) Despolarização; (3) Repolarização; (4) Hiperpolarização; (5) Repouso 3 5 1 c) (1) Repouso; (2) Limiar de ação; (3) Despolarização; (4) Repolarização; (5) Repouso . d) (1) Potencial pós sinaptico; (2) Despolarização, (3) Repolarização; (4) Hiperpolarização; (5) Repouso 4

31 Maoee, acertou! Continue

32 Tentar novamente!

33 Ainda sobre a despolarização, indique a alternativa correta:
I- A despolarização é a interrupção da bomba de Na+ e K+ a favor do gradiente de concentração. II- Na despolarização ocorre a abertura dos canais de potássio voltagem-dependentes. III- O impulso nervoso é o caminhar da despolarização IV- A polarização é o momento em que a membrana está em repouso (-70mV) Estímulo Na+ K+ a) II, III e IV b) I, II e III c) I, III e IV d) Todas as alternativas estão corretas

34 Girando e rodando! Continue

35 Tentar novamente!

36 Durante o repouso, a membrana é mais permeável a qual íon
a) cloreto b) sódio e potássio c) sódio d) potássio

37 Tentar novamente! Errou

38 Continue

39 Em uma membrana em repouso, como é o vetor da força de difusão e da força elétrica para o íon potássio? a) o vetor da força de difusão é mais forte que o vetor da força elétrica e o potássio sai da célula. b) os vetores da força elétrica e da força de difusão são iguais. c) o vetor da força elétrica é mais forte que o vetor da força de difusão e o potássio entra na célula. d) o vetor da força de difusão é mais forte que o vetor da força elétrica e o potássio entra na célula. e) o vetor da força elétrica é mais forte que o vetor da força de difusão e o potássio sai da célula.

40 Tentar novamente!

41 Continue

42 Na despolarização ocorre abertura dos:
a) Canais de sódio e potássio tornando a membrana positiva; b) Canais de sódio voltagem-dependentes, fazendo com que o sódio saia da célula, tornando a membrana positiva; c) Canais de potássio voltagem-dependentes, fazendo com que o potássio saia da célula, tornando a membrana positiva d) Canais de sódio voltagem-dependentes, fazendo com que o sódio entre da célula, tornando a membrana positiva.

43 Não fique assim, você pode tentar de novo
Tentar novamente!

44 Continue

45 No potencial inibitório pós-sináptico, ocorre:
a) Abertura dos canais de potássio, levando à entrada deste íon na célula, causando a hiperpolarização da membrana; b) Abertura dos canais de potássio, levando à saída deste íon na célula, causando a hiperpolarização da membrana; c) Abertura dos canais de cloreto, levando à entrada deste íon na célula, causando a hiperpolarização da membrana; d) Abertura dos canais de cloreto, levando à saída deste íon na célula, causando a hiperpolarização da membrana.

46 Tentar novamente!

47 Continue

48 Parabéns. Teste concluído!
Gostou de seu desempenho? Visite o blog da disciplina: biofisica-da-bia.webnode.com.br


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google