A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização! Profª Crishna Irion.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização! Profª Crishna Irion."— Transcrição da apresentação:

1 Organização! Profª Crishna Irion

2 ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O relacionamento de duas vias entre organizações e tecnologia da informação FATORES INTERVENIENTES: Ambiente Cultura Estrutura Procedimentos padrão Políticas Decisões administrativas Acaso ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

3 Definição técnica microeconômica da organização
Estrutura estável e formal Retira recursos do ambiente e os processa para produzir resultados Definição técnica microeconômica da organização

4 Definição comportamental da organização
Coleção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades Em equilíbrio delicado Resolução de conflitos Visão comportamental das organizações

5 Características comuns às organizações
Organizações burocráticas que têm certas características estruturais Características estruturais das organizações: Divisão clara do trabalho Hierarquia Regras e procedimentos explícitos Julgamentos imparciais Qualificações técnicas Máxima eficiência organizacional

6 Mecânicos X Orgânicos os sistemas mecânicos (típicos do conceito tradicional) e os sistemas orgânicos (abordagem do desenvolvimento organizacional). Os sistemas orgânicos tornam as organizações coletivamente conscientes dos seus destinos e da orientação necessária para melhor se dirigir a eles. Sistemas Mecânicos Sistemas Orgânicos A ênfase é exclusivamente individual e nos cargos da organização. A ênfase é nos relacionamento entre ou dentro dos grupos. Relacionamento do tipo autoridade-obediência. Confiança e crença recíprocas. Uma rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida. Interdependência e responsabilidade compartilhada. Divisão do trabalho e supervisão hierárquica rígida. Participação e responsabilidade multigrupal. A tomada de decisões é centralizada. A tomada de decisões é descentralizada. Controle rigidamente centralizado. Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle. Soluções de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade. Solução de conflitos através de negociação ou de solução de problemas.

7 Procedimentos Operacionais Padrão
Regras, procedimentos e práticas precisos Permitem às organizações enfrentar todas as situações esperadas Política organizacional Pontos de vista divergentes levam a lutas olíticas, competição e conflito Atrapalha a mudança organizacional

8 Fases da Organização Fase 1 os seus processos são facilmente supervisionáveis e controláveis. Há poucas tarefas de rotina e um enorme volume de improvisação. Com os poucos procedimentos preestabelecidos, a capacidade da empresa para realizar inovações é bastante elevada. Fase 2 a organização cresce e expande as suas atividades, intensificando suas operações e aumentando o número de seus participantes. Aproveitamento das oportunidades que surgem e o nivelamento entre a produção da organização e as necessidades ambientais. Fase 3 estabelecer normas de coordenação entre os diversos departamentos ou setores que vão surgindo, bem como definir rotinas e processos de trabalho. Fase 4 rede de regulamentação burocrática, preestabelecendo o comportamento organizacional dentro de padrões rígidos e de um sistema de regras e de procedimentos Fase 5 readaptação à flexibilidade,, através de introdução consciente de sistemas organizações flexíveis.

9 Tipos de Organização Organização Linear Organização Funcional
Organização Linha-Staff

10 Organização Linear Organização do tipo linear constitui a forma mais simples e mais antiga. A denominação linear deve-se ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. É uma organização simples e de conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa na sua área, uma vez que as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. É tipicamente uma forma de organização encontrada nas pequenas empresas ou nos estágios iniciais das organizações.

11 Características da organização linear
Autoridade linear Linhas formais de comunicação: para cima ou para baixo Centralização das decisões: só existe uma autoridade máxima Aspecto Piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

12 Vantagens e Desvantagens da Organização Linear
Estrutura simples e de fácil compreensão. Nítida e clara delimitação das responsabilidades dos órgãos envolvidos. Facilidade de implantação. Estabilidade. Desvantagens Rigidez e à inflexibilidade da organização linear. Pode tornar-se autocrática. Enfatiza e exagera a função de chefia e de comando. Chefe - generalista que não pode se especializar em coisa nenhuma. À medida que a empresa cresce, a organização linear conduz inevitavelmente ao congestionamento das linhas formais de comunicação.

13 Organização Funcional
O princípio funcional separa, distingue e especializa. A organização funcional é do tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções para cada tarefa.

14 Características da Organização Funcional
Autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização. Linhas diretas de comunicação, sem necessidade de intermediação. Descentralização das decisões, as decisões são delegadas aos órgãos ou cargos especializados Ênfase na especialização, em todos os níveis de organização.

15 Vantagens e Desvantagens da Organização Funcional
Proporcionam o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos; Permite a melhor supervisão técnica possível; Desenvolve comunicação direta; Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução. Desvantagens Diluição e conseqüente perda de autoridade de comando; Subordinação múltipla; Tendência à ocorrência entre os especialistas; Tendência à tensão e conflito dentro da organização; Confusão quanto aos objetivos.

16 Organização Linha-Staff
É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. É o tipo de organização mais implantado hoje. Critérios de distinção entre “Linha e Staff” Relacionamento com os objetos da organização: As atitudes de linha estão diretas e intimamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de Staff estão ligadas a eles indiretamente. Tipo de autoridade: Os órgãos de linha têm autoridade para dirigir e executar as atividades principais ou vinculadas diretamente aos objetivos da organização.

17 Características da Organização Linha-Staff
Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomínio da primeira; Coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação; Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio (assessores). Hierarquia versus especialização: “Desenvolvimento da organização Linha-Staff” é uma linha complexa. É a evolução da hierarquia funcional em face da divisão do trabalho na organização.

18 Fases da Linha-Staff Fase 1: Não há especialização de serviços;
Fase 2: Passa haver especialização de serviços a nível de seção; Fase 3: Passa haver especialização de serviços a nível de departamento; Fase 4: As atividades de serviços ao nível de departamento passam a ser descentralizadas ao nível de seção.

19 Vantagens e Desvantagens da Organização Linha-Staff
Assegura assessoria especializada e inovadora, mantendo o princípio de autoridade única os órgãos de Staff providenciam serviços especializados, fator bastante importante, em era de especialização; Atividade conjunta e coordenada dos órgãos de linha e órgãos de Staff. A organização Linha Staff caracteriza-se pela existência de órgãos de linha e de órgãos de Staff. Desvantagens Possibilidade de conflitos entre assessoria e os demais órgãos e vice-versa; Dificuldade na obtenção e manutenção do equilíbrio dinâmico entre Linha e Staff.

20 Teoria da Organização: Divisão do Trabalho
Padronização e amplificação das atividades dos operários e posteriormente de pessoal de nível mais elevado. Maior especialização e detalhamento das tarefas. Melhor aproveitamento do trabalho especializado por meio da departamentalização. Maior produtividade e melhoria do rendimento do pessoal envolvido, Maior eficiência da organização e redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e materiais diretos.

21 Teoria da Organização: Especialização
Cada órgão passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas A especialização do trabalho constitui uma maneira de aumentar a eficiência e de diminuir os custos de produção

22 Teoria da Organização: Hierarquia
A organização necessita de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados, Dividir a organização em camadas, tendo os superiores uma certa autoridade sobre os inferiores. Autoridade é o comando para a execução ou não de algo, da maneira considerada, como adequada para realização dos objetivos. A autoridade é o fundamento da responsabilidade

23 Teoria da Organização: Hierarquia
Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações incentivam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e de adaptar ao ambiente. O gerente pode delegar uma tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividi-la entre varias pessoa, isto possibilita ao gerente melhor controle sobre os resultados.

24 Distribuição da autoridade e da responsabilidade
Áreas de Autoridade: Diretor / Gerente / Supervisor Quando um gerente tem muitos subordinados, diz-se que ele tem uma amplitude de comando muito grande e amplo. Na prática a amplitude média adotada por uma organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional. Uma amplitude média estreita e um maior números de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada. Ao contrário, uma amplitude média larga e poucos níveis hierárquicos produzem uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente.

25 Divisão do Trabalho e Especialização
Funções Administrativas Proporcionalidade da função administrativa - ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. A função administrativa é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos.

26 Organização Formal x Organização Informal
a organização apenas em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos Baseada na divisão do trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização que esta representada pelo organograma, sacramentada pela Direção e comunicada a todos por meio de manuais de organização

27 Organização Formal x Organização Informal
É aquela que emerge espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos, forma-se a partir de grupos informais que não aparecem no organograma ou documento formal Os Padrões Informais de relações são extremamente diversos quanto à forma, conteúdo e duração e mostram que nem sempre a organização social de uma empresa corresponde exatamente ao seu organograma. Cada indivíduo necessita de um mínimo de interação com outros indivíduos, dentro de um sistema informal de relacionamentos. O Conjunto de interações e de relacionamentos que se estabelecem entre vários elementos humanos, numa organização, denomina-se organização informal.

28 Características da Organização Informal;
Relação de coesão ou de Antagonismo; Status; Colaboração espontânea; A possibilidade da oposição à organização informal; Padrões de relações e atitudes; Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais; A organização informal transcende a organização formal; Padrões de desempenho nos grupos informais. “A Organização informal tem sua origem na necessidade do indivíduo de conviver com os demais seres humanos”.

29 Cultura organizacional
Conjunto de premissas fundamentais sobre: Que produtos a organização deve produzir Como e onde deve produzi-los Para quem eles devem ser produzidos

30 Características exclusivas das organizações
Todas as organizações têm diferentes: Estruturas/tipos de organização Metas Públicos Estilos de liderança, tarefas Ambientes circundantes

31 Estruturas organizacionais
Empreendedora: Empresas iniciantes Burocracia mecânica: Indústria manufatureira de médio porte Burocracia divisional: Empresas Fortune 500 Burocracia profissional: Escritórios de advocacia, sistemas de ensino, hospitais Adhocracia: Empresas de consultoria

32 A organização e seu ambiente

33 As diferenças entre as organizações
Objetivos finais Diferentes grupos ou públicos Natureza da liderança Tarefas e tecnologia

34 Serviços de tecnologia da informação e a organização

35 Como os sistemas de informação afetam as organizações
Implementação de mudanças e resistência organizacional

36 O papel dos gerentes nas organizações
Categorias Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes Informativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervosos Decisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitos

37 Processo de tomada de decisão
Tomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticas Controle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionais Controle operacional: Determina como realizar as tarefas específicas apresentadas pelos tomadores de decisão das gerências estratégica e média Processo decisório do nível do conhecimento: Avalia novas idéias para produtos e serviços, maneiras de comunicar novos conhecimentos e modos de distribuir informações

38 As decisões são classificadas como:
Não-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problema Estruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definido

39 Diferentes tipos de sistemas de informação
SPT SAE SIG STC SAD Nível organizacional TIPO DE DECISÃO OPERACIONAL CONHECIMENTO GERENCIAL ESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO SEMI- PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS

40 Estágios da tomada de decisão
Inteligência: Coleta informação, identifica problemas Concepção: Imagina possíveis soluções para o problema Seleção: Escolher uma das alternativas de solução Implementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da solução

41 Processo de tomada de decisão

42 Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação
Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Ambiente organizacional Estrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrão Cultura e política da organização Tipo de organização e seu estilo de liderança Grupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistema Tipos de tarefas, decisões e processos de negócios que o sistema de informação é projetado para auxiliar

43 Características que devem ser consideradas no projeto de sistemas:
Flexibilidade e múltiplas opções para manusear dados e avaliar informações Capacidade de apoiar uma variedade de estilos, habilidades e conhecimentos Capacidade de acompanhar o andamento de muitas alternativas e conseqüências Sensibilidade às exigências burocráticas e políticas da organização

44 O modelo das forças competitivas
Descreve a interação das influências externas, especificamente ameaças e oportunidades, que afetam a estratégia de uma organização e sua capacidade de competir

45 O modelo de forças competitivas de Porte

46 Novo modelo de forças competitivas


Carregar ppt "Organização! Profª Crishna Irion."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google