A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEHAC PEXP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O universo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEHAC PEXP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O universo."— Transcrição da apresentação:

1 LEHAC PEXP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O universo é feito de histórias, não de átomos. Muriel Rukeyser Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Maria de Lima Wang

2 LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Barras(1978): Cientistas precisam ser ensinados a escrever Há uma certa ironia no fato de ensinarmos nossos cientistas e engenheiros a utilizarem instrumentos e técnicas, muitas dos quais jamais utilizarão em sua vida profissional, e, no entanto, não os ensinamos a escrever. Escrever é o que eles precisarão fazer todos os dias – como estudantes, como administradores, como executivos, como cientistas e engenheiros. (p.4)

3 LEHAC PEXP Vargas (1975) problemas com escrita: Fazem parte do dia-a-dia da maior parte dos profissionais Podem ser originados na forma como a escrita é ensinada, focada essencialmente na correção Escrita é condição para outros comportamentos acadêmicos - pode ser analisada com base em princípios comportamentais Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

4 LEHAC PEXP Vargas (1978): Por que é tão doloroso escrever? Por que não aprendemos nos comunicar mais eficientemente? Existem, sem dúvidas, muitas razões, mas uma delas, suspeito, diz respeito à forma como fomos ensinados a escrever....A análise comportamental da escrita não apenas ajuda a identificar variáveis que produzem boa e má escrita, mas pode prover princípios para o estabelecimentos de contingências para o ensino de escrita. (pp. 6-24)

5 LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Como descobrir o que você tem a dizer: uma conversa com estudantes (Skinner, 1987) 1.Colocar-se nas melhores condições possíveis Analogia: escritor - pianista Pensar efetivamente sobre um conjunto de circunstâncias complexas requer mais esforço do que tocar piano, no entanto, com que freqüência você se prepara para fazê-lo de forma semelhante? (Skinner, 1987, 133)

6 LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP 2. Arranjar o local de trabalho Assegurar que tenha facilidades para a produção da escrita. Evitar fazer outras atividades no local. 3. Arranjar condições para o trabalho Procurar escrever sempre no mesmo horário – de forma contínua (nenhum dia sem nenhuma linha) Escolher horário com menos possibilidades de interrupções. Evitar escrever por longos períodos. Iniciar a escrita com sessões curtas.

7 LEHAC PEXP Stendhal: Se quando eu era jovem eu estivesse disposto a falar sobre querer ser escritor, alguma pessoa sensível dissesse para mim: escreva por duas horas a cada dia, gênio ou não. Isso poderia ter salvado 10 anos de minha vida estupidamente perdida em querer ser gênio. (citado por Skinner, 1987, p.134) Oficina de escrita do LEHAC/PEXP Nenhum dia sem nenhuma linha

8 LEHAC PEXP Agarrar a ideia no momento em que ocorre: Ter à mão: bloco de nota, gravador, e outras formas de registros. Aproveitar o dia Não se envolver com escrita no restante do dia Incluir na agenda atividades de lazer Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

9 LEHAC PEXP 4. Você: Quem é o você que tem algo a dizer? Diferenças entre o que você quer fazer e tem de fazer Controle aversivo pode manter alguém trabalhando, mas o resultado terá influência de outras variáveis 5. Como lidar com atraso do reforço Registrar e monitorar o comportamento – registrar número de palavras, parágrafos ou de páginas escritos de forma que isso possa indicar, facilmente, progresso na tarefa.

10 LEHAC PEXP 6. Ter em vista a audiência Escrita é afetada quando não é dirigida para uma audiência particular Cada qual é livre para dizer o que quer, mas sob a condição de ser compreendido por aquele a quem se dirija. (...) Toda mensagem deve ser inteligível. (Cohen, citado por Garcia, 1998). Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

11 LEHAC PEXP Quando escrever torna-se um problema Punição – na forma de crítica do professor Saciação Fadiga do assunto trabalhar em dois temas ao mesmo tempo. É mais fácil escrever pequenas partes de dois textos durante uma sessão do que dedicar uma sessão inteira a um único texto. (Skinner, 1987, p.140) Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

12 LEHAC PEXP 7. Algumas regras Escreva sem se preocupar com a forma Faça esboços e indique relações Inspire-se com literatura relevante Faça o primeiro rascunho sem se preocupar com estilo Quando o que você tem a dizer existir na forma de prosa, reescreva e revise seu trabalho manuais de estilo serão úteis nessa fase.

13 LEHAC PEXP Oficina de escrita do LEHAC/PEXP 8. Crie as próprias regras – experimente! Duas pessoas não são semelhantes; sua história pessoal irá levá-lo a responder em diferentes formas. Você terá de trabalhar nas próprias regras. Como em minha aplicação da análise comportamental, o segredo da gestão bem-sucedida do próprio comportamento verbal é a compreensão sobre o que é comportamento verbal (p.143).

14 LEHAC PEXP Autogerencimaento verbal Gerimos nosso próprio comportamento quando deliberadamente alteramos as variáveis das quais tal comportamento é função, ou seja, quando agimos de certa forma para mudar nosso comportamento subsequente. (Epstein, 1997). Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

15 LEHAC PEXP Referências Barras, R.(1978). Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: Edusp Epstein, R. (1997). Skinner as self-manager. Journal of Applied Behavior Analysis, 30, 545- Skinner, B.F. (1987). How to discover what you have to say: a talk to students. The Behavior Analyst 1981, 4, 1-7 Vargas, J. S. (1979). A behavioral approach to the teaching of composition. Behavior Analyst, 17, 16-24

16 LEHAC PEXP Obrigada! mariadelimawang@gmail.com Twitter: @mariawang Oficina de escrita do LEHAC/PEXP

17 LEHAC PEXP


Carregar ppt "LEHAC PEXP PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO O universo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google