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ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Análise de Custos AULA 2 Formação do Preço de Venda Análise, Custo, Volume e Lucro – Parte I 1/24

2 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos Nesta forma de calcular preços (preços de dentro para fora) o ponto de partida é o custo do bem ou serviço apurado. Sobre esse custo agrega-se uma margem, denominada MARKUP, que deve ser estimada para cobrir os gastos não incluídos no custo, os tributos e comissões incidentes sobre o preço e o lucro desejado pelos administradores 2/24

3 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos Exemplo: - Suponha uma situação bastante simples que apresenta os seguintes dados 3/24

4 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos 4/24

5 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
5/24

6 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos Demonstrativo Final 6/24

7 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Análise Custo, Volume e Lucro. O planejamento de lucro exige uma compreensão das características dos custos e do seu comportamento em diferentes níveis operacionais. A relação entre os custos e as receitas em diferentes níveis de atividades pode ser representada gráfica ou algebricamente. A denominação de resultado do exercício reflete o lucro somente em um determinado nível das vendas, não se prestando à previsão de lucros em diferentes níveis de atividade. 7/24

8 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos ‘
Ponto de Equilíbrio A empresa está no ponto de equilíbrio quando ela não tem lucro ou prejuízo. Nesse ponto, as Receitas Totais são iguais aos Custos e Despesas Totais. Ou seja, corresponde à quantidade produzida / volume de operações para a qual a receita iguala o custo e despesa total. É, pois, o ponto onde o lucro líquido iguala a zero, podendo ser expresso em unidades físicas ou monetárias. 8/24

9 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
9/24

10 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) O Ponto de Equilíbrio é obtido quando há volume (monetário ou físico) suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixas, ou seja, o ponto em que não há lucro ou prejuízo contábil. É o ponto de igualdade entre a Receita Total e o Custo e Despesa Total. 10/24

11 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MCu = Margem de Contribuição unitária Exemplo: Preço de venda = R$ 5,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 2,50 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 2.000,00 por mês 11/24

12 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) 12/24

13 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) 13/24

14 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) 14/24

15 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) O ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) ocorre quando existe lucro na empresa e esta busca comparar e demonstrar esse lucro em relação à taxa de atratividade (custo de oportunidade) que o mercado financeiro oferece ao capital investido. 15/24

16 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MCu = Margem de Contribuição unitária LO = Lucro Operacional Exemplo: Preço de venda = R$ 5,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 2,50 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 2.000,00 por mês Patrimônio Líquido = R$ ,00 Taxa de atratividade = 2% a.m. 16/24

17 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 17/24

18 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MCu = Margem de Contribuição unitária LO = Lucro Operacional Exemplo: Preço de venda = R$ 30,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 10,00 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 8.000,00 por mês Lucro Operacional = 60% da receita com vendas 18/24

19 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 19/24

20 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 20/24

21 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 21/24

22 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) Nem todos os custos de produção representam desembolsos. Desta forma, os resultados contábeis e econômicos não são iguais aos financeiros. O Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) é representado pelo volume de vendas necessárias para que a empresa possa cumprir com seus compromissos financeiros. 22/24

23 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MC = Margem de Contribuição LO = Lucro Operacional CDFND = Custos e despesas fixos não desembolsáveis Exemplo: Preço de venda = R$ 5,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 2,50 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 2.000,00 por mês Depreciação = 20 % dos Custos e Despesas Fixos Amortização Financeira = R$ 1.000,00 23/24

24 ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) 24/24


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