Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Análise de Custos AULA 2 Formação do Preço de Venda Análise, Custo, Volume e Lucro – Parte I 1/24
2
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos Nesta forma de calcular preços (preços de dentro para fora) o ponto de partida é o custo do bem ou serviço apurado. Sobre esse custo agrega-se uma margem, denominada MARKUP, que deve ser estimada para cobrir os gastos não incluídos no custo, os tributos e comissões incidentes sobre o preço e o lucro desejado pelos administradores 2/24
3
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos Exemplo: - Suponha uma situação bastante simples que apresenta os seguintes dados 3/24
4
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos 4/24
5
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
5/24
6
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Formação de preços com base em custos Demonstrativo Final 6/24
7
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Análise Custo, Volume e Lucro. O planejamento de lucro exige uma compreensão das características dos custos e do seu comportamento em diferentes níveis operacionais. A relação entre os custos e as receitas em diferentes níveis de atividades pode ser representada gráfica ou algebricamente. A denominação de resultado do exercício reflete o lucro somente em um determinado nível das vendas, não se prestando à previsão de lucros em diferentes níveis de atividade. 7/24
8
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos ‘
Ponto de Equilíbrio A empresa está no ponto de equilíbrio quando ela não tem lucro ou prejuízo. Nesse ponto, as Receitas Totais são iguais aos Custos e Despesas Totais. Ou seja, corresponde à quantidade produzida / volume de operações para a qual a receita iguala o custo e despesa total. É, pois, o ponto onde o lucro líquido iguala a zero, podendo ser expresso em unidades físicas ou monetárias. 8/24
9
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
9/24
10
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) O Ponto de Equilíbrio é obtido quando há volume (monetário ou físico) suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixas, ou seja, o ponto em que não há lucro ou prejuízo contábil. É o ponto de igualdade entre a Receita Total e o Custo e Despesa Total. 10/24
11
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MCu = Margem de Contribuição unitária Exemplo: Preço de venda = R$ 5,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 2,50 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 2.000,00 por mês 11/24
12
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) 12/24
13
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) 13/24
14
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) 14/24
15
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) O ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) ocorre quando existe lucro na empresa e esta busca comparar e demonstrar esse lucro em relação à taxa de atratividade (custo de oportunidade) que o mercado financeiro oferece ao capital investido. 15/24
16
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MCu = Margem de Contribuição unitária LO = Lucro Operacional Exemplo: Preço de venda = R$ 5,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 2,50 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 2.000,00 por mês Patrimônio Líquido = R$ ,00 Taxa de atratividade = 2% a.m. 16/24
17
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 17/24
18
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MCu = Margem de Contribuição unitária LO = Lucro Operacional Exemplo: Preço de venda = R$ 30,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 10,00 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 8.000,00 por mês Lucro Operacional = 60% da receita com vendas 18/24
19
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 19/24
20
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 20/24
21
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE) 21/24
22
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) Nem todos os custos de produção representam desembolsos. Desta forma, os resultados contábeis e econômicos não são iguais aos financeiros. O Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) é representado pelo volume de vendas necessárias para que a empresa possa cumprir com seus compromissos financeiros. 22/24
23
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) Onde: CDF = Custos e despesas fixos MC = Margem de Contribuição LO = Lucro Operacional CDFND = Custos e despesas fixos não desembolsáveis Exemplo: Preço de venda = R$ 5,00 p/un. Custo e despesas variáveis = R$ 2,50 p/un. Custos e despesas fixos = R$ 2.000,00 por mês Depreciação = 20 % dos Custos e Despesas Fixos Amortização Financeira = R$ 1.000,00 23/24
24
ADMINISTRAÇÃO Análise de Custos
Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) 24/24
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.