A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTISMO? O QUE É ISSO? COMO RECONHECER? POTENCIALIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTISMO? O QUE É ISSO? COMO RECONHECER? POTENCIALIDADES."— Transcrição da apresentação:

1

2 AUTISMO? O QUE É ISSO?

3

4 COMO RECONHECER?

5

6 POTENCIALIDADES

7

8 ESCOLA INCLUSIVA No Brasil a falta de profissionais preparados para lidar com transtorno, sobretudo dentro das escolas regulares e mesmo nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, dificultam o processo de inclusão. Essas instituições em especial a Escola Regular têm dificuldades de lidar com a situação, pela ausência ou falta de preparo dos seus profissionais, e em outros casos, a demanda é excessiva para o atendimento adequado.

9

10 EXCESSO DE ALUNOS Um fator importante para que a escola regular consiga atender bem os “autistas leves a moderados” é a diminuição do número de alunos por turma, uma vez que o ambiente deve ser o menos tumultuado, barulhento e desorganizado possível.

11 CONCLUSÃO

12 Concluíndo: Tendo em mente o que já foi exposto até aqui, uma escola inclusiva no que se refere ao autismo precisa não só de profissionais adequados e com formação multifuncional, como também de ambientes mais propícios que possibilitem o desenvolvimento e acompanhamento dessas crianças, o que na atual conjuntura, ainda é uma utopia. No caso de autismo leve a moderado escola regular pode não só favorecer o seu desenvolvimento e aprendizagem como também abrir caminhos para que o autista se torne uma pessoa autônoma, independente e realizada. Isso é feito com acolhimento, respeito às diferenças, utilização de recursos tecnológicos e profissionais capacitados.

13 Dentro da realidade atual da escola pública, fica visível que em alguns casos a inclusão não depende só da boa vontade do professor ou da diversidade de recursos e materiais disponíveis na escola. Também não depende da boa vontade da equipe de acolher a criança. Entra em análise outros fatores que não se resumem apenas à formação do professor ou da possibilidade de relação com as outras criança, mas, principalmente, até que ponto incluir também não se pode dizer que é excluir.

14 REFERÊNCIAS PEDAGOGIA: AUTISMO. Disponível em: https://pt.slideshare.net/aurivan/pedagogia-autismo, acesso eme 21/05/2018 às 21:00hs. https://pt.slideshare.net/aurivan/pedagogia-autismo AUTISMO: Universo Particular. 2013. Disponível em: http://especial.g1.globo.com/fantastico/autismo/index.ht ml. Acesso em: 21 maio 2018. http://especial.g1.globo.com/fantastico/autismo/index.ht ml ALGUMAS Características do Autismo. Disponível em:https://www.iped.com.br/materias/psicologia/caracter isticas-autismo.html. Acesso em: 22 maio 2018.https://www.iped.com.br/materias/psicologia/caracter isticas-autismo.html AUTISMO. Feedback do Google. Disponível em: https://www.google.com.br/search?, Acesso em: 22 maio 2018. https://www.google.com.br/search? A inclusão é bem vinda na escola regular, mas cabe em alguns casos o bom senso dos envolvidos, educadores, pais, sociedade para que a inclusão não se torne uma faca de dois gumes.


Carregar ppt "AUTISMO? O QUE É ISSO? COMO RECONHECER? POTENCIALIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google