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Análise swot Wilson D. Marques – Departamento de TI.

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1 Análise swot Wilson D. Marques – Departamento de TI

2 Obediência aos Princípios e Regras Básicas
Desde a sua fundação, as decisões e analises de todos os assuntos na Kyocera são feitas obedecendo aos Princípios e Regras básicas. Uma empresa jamais terá sucesso, nem se manterá por longos anos, se a administração não for coerente, razoável e se não for conduzida de acordo com os preceitos éticos e morais da sociedade. Por outro lado, a Kyocera não recorre às práticas de gestão considerada convencionais em outras organizações empresariais. É comum ouvirmos dizer: “todas as outras empresas fazem desta ou daquela forma...”. Ocorre que, não podemos simplesmente tomar decisões ou fazer julgamentos apenas nos apoiando em convenções ou porque os outros assim o fazem. Seja em assuntos organizacionais, seja em assuntos financeiros ou de distribuição de lucros, devemos sempre decidir baseando-nos na essência da questão ou do fato e buscando a partir disso, a devida forma de proceder. Wilson D. Marques – Departamento de TI

3 Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities)
Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) Ameaças (Threats) Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou de ambiente Wilson D. Marques – Departamento de TI

4 Aplicação prática - As análises se dividem em:
Ambiente interno (Forças e Fraquezas) Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância e Foco na atividade principal. Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – Confiabilidade, Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica e Redução de erros. Wilson D. Marques – Departamento de TI

5 Aplicação prática - As análises se dividem em:
Ambiente Interno Forças - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Fraquezas - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Ambiente Externo Oportunidades - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Ameaças - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa. Wilson D. Marques – Departamento de TI

6 Wilson D. Marques – Departamento de TI

7 Forças Quais as suas melhores atividades?
Quais seus melhores recursos? Qual sua maior vantagem competitiva? Qual o nível de engajamento dos clientes? Quais as qualidades específicas de sua equipe? Possui uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamentos modernos, etc.)? Possui localização privilegiada? Possui relacionamentos/parcerias estratégicas? Wilson D. Marques – Departamento de TI

8 Fraquezas A mão-de-obra é capacitada? Existem lacunas de treinamento?
Por que a concorrência foi escolhida? Por quê meu engajamento não funciona? O produto é altamente perecível? Matéria prima é escassa? A equipe esta desmotivada? A tecnologia esta ultrapassada? Existem falhas no processo de venda ou entrega? Wilson D. Marques – Departamento de TI

9 Oportunidades Mudanças na política econômica do governo;
Alteração em algum tributo; Investimentos externos; Ampliação do crédito ao consumidor; Tendências que envolvem o comportamento do consumidor; Acesso à uma nova tecnologia; Produto complementar ao seu a ser lançado; Evento do seu setor de atuação que melhorará os negócios. Wilson D. Marques – Departamento de TI

10 Ameaças Algum projeto, lei ou regulamentação que afete a sua atuação;
Escassez de mão-de-obra; Facilidade de entrada de concorrentes; Fornecedores falindo; Economia em recessão; Sazonalidade ou impacto climático; Catástrofes naturais; Mudança negativa nos hábitos de compra do seu público-alvo; Mudanças drásticas no mercado-alvo. Wilson D. Marques – Departamento de TI

11 Wilson D. Marques – Departamento de TI

12 Wilson D. Marques – Departamento de TI

13 - FORÇA FRAQUEZAS - AMEAÇAS - OPORTUNIDADES
Supervisores, formadores e repositores. Variedade de produtos. Ser uma Cooperativa. Estrutura para atender auditorias. Apoio de entidades públicas. Produtos sem qualidade. Produtos com preço superior aos concorrentes. Processos não definidos. Erros operacionais constantes. Quebra 100% AMEAÇAS - OPORTUNIDADES Produtos no mercado sem “nome/marca”; Tendências que envolvem o comportamento do consumidor; Agronegócio em alta na mídia; Produtos higienizados em alta; Bom relacionamento. Cooperados descapitalizados; Impactos climáticos; Concorrência desconhecida. Novos concorrentes “pequenos”. Fornecedores se tornando concorrentes. Wilson D. Marques – Departamento de TI

14 E depois da anÁlise swot?
Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas. Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas. Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas. Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças. Wilson D. Marques – Departamento de TI

15 Matriz BCG No ciclo de venda: como identificar vacas leiteiras e abacaxis ?

16 Serviços Produto Preço Coca-Cola Wal-Mart Starbucks Produto + Preço
Tok & Stok Coca-Cola Produto Wal-Mart Preço Serviços Starbucks Produto + Serviço Apple Preço + Serviço Burger King

17 Serviços Produto Preço Pão de Açúcar Dia % Assai Produto + Preço Sonda
Produto + Serviço St. Marche Preço + Serviço Carrefour

18 Produtos Orgânicos Mix/Saladas Produtos Convencionais Rama
Participação relativa de Mercado Alta Baixa Crescimento do Mercado Alto Produtos Orgânicos Mix/Saladas Baixo Produtos Convencionais Rama

19 Caso: a Matriz BCG da CAISP
Estrela • Orgânicos: - Demanda em franca ascensão. - O preço médio do produto orgânico é superior ao do convencional. - Há potencial de crescimento da produção, já que a oferta não atende a atual demanda. Dúvida • Mix/Saladas: - Praticidade de preparo. - Produtos com grandes chances de ter aumento de consumo. Vaca Leiteira • Produtos Convencionais: - Alface: produto clássico da empresa que é uma das referências no mercado. - Preço mais acessível. Abacaxi • Produtos Rama: - Produto esta perdendo espaço no mercado. - Pouca Saída. - Existe o mesmo produto em bandejas bem mais apresentados.

20 A curva de valor dos produtos CAISP Produtos Convencionais
Orgânicos Mix/Saladas Produtos Convencionais Produtos Rama

21 Obrigado! Obediência aos Princípios e Regras Básicas Desde a sua fundação, as decisões e analises de todos os assuntos na Kyocera são feitas obedecendo aos Princípios e Regras básicas. Uma empresa jamais terá sucesso, nem se manterá por longos anos, se a administração não for coerente, razoável e se não for conduzida de acordo com os preceitos éticos e morais da sociedade. Por outro lado, a Kyocera não recorre às práticas de gestão considerada convencionais em outras organizações empresariais. É comum ouvirmos dizer: “todas as outras empresas fazem desta ou daquela forma...”. Ocorre que, não podemos simplesmente tomar decisões ou fazer julgamentos apenas nos apoiando em convenções ou porque os outros assim o fazem. Seja em assuntos organizacionais, seja em assuntos financeiros ou de distribuição de lucros, devemos sempre decidir baseando-nos na essência da questão ou do fato e buscando a partir disso, a devida forma de proceder.


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