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PublicouJúlio César de Santarém Ferreira Alterado mais de 5 anos atrás
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Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UERJ PRESIDENTE NACIONAL DO FORPROEX
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O Plano Nacional De Educação E A Extensão Universitária
Estratégia 7 da meta 12 Assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de Extensão Universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
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Como ? Não ignorar os avanços já conquistados em várias instituições
Não ignorar que esta luta é parte de um conjunto mais amplo Não ignorar a necessidade de diálogo entre todos os setores e atores envolvidos e interessados Não ignorar que a ação necessária é coletiva , política e técnica
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Pensar e agir estrategicamente Pensar e agir politicamente
Estabelecer prioridades e identificar aliados Agrupar as ações em frentes de trabalho potencializando a ação Responsabilização compartilhada Circulação de informação permanente Circulação dos avanços em experiências individuais e do coletivo
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Desafios Produzir mudanças em estruturas tradicionais
Flexibilizar currículos Não “encaixar” a extensão Reconhecer a contribuição da extensão na formação e produção do conhecimento Estabelecer diálogo interno e externo Estabelecer indicadores de avaliação da extensão e seus produtos
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Possibilidades Criação de disciplinas que abordem conceitos e metodologias da extensão universitária Criação de condições para ampliar oferta de ações de extensão e para o seu desenvolvimento
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Eixos estruturantes para o planejamento e execução da ação
Sugestão Eixos estruturantes para o planejamento e execução da ação Eixo 1 – legitimidade e reconhecimento da extensão na gestão da universidade Eixo 2 - inserção da extensão nos projetos pedagógicos dos cursos
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Eixo 3 – validação da extensão junto aos órgãos externos de avaliação e fomento
Eixo 4 – reconhecimento e incentivo do intercambio nacional e internacional das atividades de extensão Eixo 5 – definição e implementação de indicadores gerais da extensão Eixo 6 – produção cientifica e extensão
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Eixo 1 Equiparação efetiva das atividades de extensão com as atividades de pesquisa e de ensino na pontuação da progressão/promoção na carreira docente, nos critérios para alocação de vagas, na seleção de docente e planejamento da carga horária docente Consideração da extensão na distribuição de recursos na Matriz Orçamentária da Universidade
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Eixo 2 Formalização de programas e projetos de extensão, já existentes na Unidade/ curso Articulação de programa e projetos de extensão com os conteúdos disciplinares a partir de debates com os fóruns internos pertinentes e mapeamento das ações de extensão elaborados pelos pró-reitores Criação de novas propostas de extensão em consonância com os conteúdos disciplinares dos cursos
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Eixo 3 Criação de grupos de extensão e pesquisa junto ao CNPq
Criação de bolsas produtividade e extensão Editais próprios de extensão nas agencias de fomento Inclusão das ações de extensão na avaliação externa dos cursos de graduação e pós-graduação
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Eixo 4 Inclusão das ações de extensão nos programas de governo de mobilidade estudantil Inclusão de intercambio nacional e internacional docente em ações extensionistas
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Eixo 5 Avaliação e acompanhamento das atividades de extensão
Subsidiar o MEC quanto à avaliação das ações de extensão Mensuração do impacto da extensão
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Eixo 6 Levantamento e identificação de todos os periódicos de extensão, com suas respectivas qualificações Fortalecer e qualificar os periódicos de extensão Aumentar a captação de artigos e a circulação interinstitucional
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