A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luís Vaz de Camões Poeta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luís Vaz de Camões Poeta."— Transcrição da apresentação:

1 Luís Vaz de Camões Poeta

2 Soneto Tanto de meu estado me acho incerto; (A) Que em vivo ardor tremendo estou de frio; (B) Sem causa, justamente choro e rio, (B) O mundo todo abarco e nada aperto. (A) É tudo quanto sinto, um desconcerto; (A) Da alma um fogo me sai, da vista um rio; (B) Agora espero, agora desconfio, (B) Agora desvario, agora acerto. (A)

3 Estando em terra, chego ao Céu voando; (C) Numa hora acho mil anos, e é jeito (D) Que em mil anos não posso achar uma hora. (E) Se me pergunta alguém por que assim ando, (C) Respondo que não sei; porém suspeito (D) Que só porque vos vi, minha Senhora. (E) *O soneto apresentado é regular, portanto composto de duas quadras e dois tercetos. Seu esquema rímico é abba/abba/cde/cde.

4 Atitude renascentista figura masculina. Intensidade dos sentimentos.
1° Estrofe Tanto de meu estado me acho incerto,  Que em vivo ardor tremendo estou de frio;  Sem causa, justamente choro e rio,  O mundo todo abarco e nada aperto.  Características Atitude renascentista figura masculina. Intensidade dos sentimentos. Estátua de Camões, em Lisboa.

5 Paradoxo É a expressão de uma ideia lógica por meio do emprego de termos opostos entre si. Assim paradoxo significa algo “contrário ao que se pensa”. Exemplo “O mundo todo abarco e nada aperto”

6 2° Estrofe É tudo quanto sinto, um desconcerto; Da alma um fogo me sai, da vista um rio; Agora espero, agora desconfio,  Agora desvario, agora acerto.  Características Presentificação do tempo. Desconcerto. Teor dramático.

7 Antítese Consiste na aproximação de palavras que expressam idéias contrárias. Tal aproximação produz um contraste que enfatiza os sentidos das duas palavras. Exemplo Ardor - Frio Espero - Desconfio Alma - Vista Desvario - Acerto Fogo - Rio Terra - Céu

8 3° e 4° Estrofe Estando em terra, chego ao Céu voando; Numa hora acho mil anos, e é jeito; Que em mil anos não posso achar uma hora. Se me pergunta alguém porque assim ando; Respondo que não sei; porém suspeito; Que só porque vos vi, minha Senhora. Características Tratamento distanciado da figura feminina. Mulher idealizada. Confiança no “ver”.

9 Hipérbole É quando uma mensagem e transmitida de forma exagerada, para mais ou para menos. Exemplo “Que em mil anos não posso achar uma hora” “Numa hora acho mil anos”

10 Intertextualidade Te ver e não te querer É improvável, é impossível Te ter e ter que esquecer É insuportável, é dor incrível É como mergulhar no rio E não se molhar É como não morrer de frio No gelo polar É ter o estômago vazio e não almoçar É ver o céu se abrir no estio E não se animar É como esperar o prato E não salivar Sentir apertar o sapato E não descalçar É ver alguém feliz de fato Sem alguém pra amar É como procurar no mato Estrela do mar É como não sentir calor em Cuiabá Ou como no Arpoador não ver o mar (...)

11 Grupo Nandialla ferreira Paula Fayer Juliana Elisa
Camões declamando seus poemas Grupo Nandialla ferreira Paula Fayer Juliana Elisa


Carregar ppt "Luís Vaz de Camões Poeta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google