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Técnicas e Projeto de Sistemas

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Apresentação em tema: "Técnicas e Projeto de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnico Subsequente Aula 02 – 2014 Thatiane de Oliveira Rosa Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

2 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente
Roteiro Tema: Apresentação da disciplina e Introdução à Engenharia de Software. Ementa; Objetivos; Introdução à Engenharia de Software; Atividade. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

3 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente
Ementa Princípios de engenharia de software (abstração, modularização); Análise orientada a objetos utilizando a linguagem de modelagem unificada (UML); Metodologias de Projeto de Sistemas: UML. Ferramentas CASE. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

4 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente
Objetivos Interpretar e avaliar documentação de análise e projeto de sistemas; Interpretar e analisar modelos de dados; Conhecer técnicas de modelagem de dados; Conhecer projetos de bancos de dados; Conhecer técnicas de gerência de projetos. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

5 Introdução à Engenharia de Software
Sistemas: Conjunto de elementos conectados com objetivo de formar um todo organizado; Conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados; Conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas para fornecer saídas processadas. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

6 Introdução à Engenharia de Software
Exemplos de sistemas: Sistema hidráulico Sistema digestivo Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

7 Introdução à Engenharia de Software
Conjunto de procedimentos que controlam o funcionamento de uma máquina. Sistema == Software??? Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

8 Introdução à Engenharia de Software
Projeto: Esforço temporário para obtenção de um produto único. Exemplos: Construção de uma casa; Desenvolvimento de uma página da internet. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

9 Introdução à Engenharia de Software
Software é um tipo de sistema: “Conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”; Elementos de sistemas de computador: hardware, rede, pessoas e software. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

10 Introdução à Engenharia de Software
Hierarquia de sistemas: Subsistema versus Sistema versus Supersistema: Sistema: é o objeto (foco) do estudo; Subsistemas: são suas partes que compõem o sistema; Supersistema: hierarquia imediatamente superior ao sistema estudado. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

11 Introdução à Engenharia de Software
Relações entre sistemas: Geralmente a saída (output) de um sistema é a entrada (input) de outro sistema; Uma mudança em um sistema provavelmente gerará reflexos (reações) nos sistemas relacionados; É necessário o estudo dos sistemas para prever essas reações evitando surpresas. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

12 Introdução à Engenharia de Software
Aplicação da disciplinada de técnicas no desenvolvimento e manutenção de software. Produto de Software Contexto (Problema) E.S. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

13 Introdução à Engenharia de Software
A disciplina de Técnicas e Projeto de Sistemas (TPS): Aborda elementos da Engenharia de Software (ES) com foco nas práticas relacionadas à análise, design e teste de Software; Trata-se de um subconjunto da ES; Visa desenvolve software por meio de técnicas que possam garantir que o software atinja seus objetivos; Não propõe o desenvolvimento de software de forma artesanal. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

14 Introdução à Engenharia de Software
Por que devemos nos preocupar com o processo de desenvolvimento do software? O estudioso Pressman afirma que o software de computador é a tecnologia mais importante atualmente no mundo, pois: Alterou modelos de negócios (e-commerce); Aumentou perspectivas da ciência (genética); Potencializou as telecomunicações; Revolucionou a indústria fonográfica e cinematográfica. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

15 Introdução à Engenharia de Software
As potências econômicas são dependentes de software; Como consequência, mais e mais empresas dependem de software para obter sucesso na sua área de atuação; Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

16 Introdução à Engenharia de Software
Além disso, cada vez mais os sistemas mundiais são controlados por SW, incluindo os de “Segurança-Crítica”: Uma falha pode resultar em acidentes, perdas de vidas ou perdas financeiras (ex.: usina nuclear, controle aéreo, dentre outros.). Se alguns sistemas de uso global deixarem de funcionar, 40% da população sofrerá o impacto (REED, 2000). Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

17 Introdução à Engenharia de Software
O software é diferente de outros produtos pois: Possui invisibilidade, uma vez que não pode ser representado por estruturas geométricas ou embutido em um espaço físico: É visto como um produto de pensamentos e de fácil alteração; Requer boa habilidade dos projetistas para extrair informações dos clientes; Necessita de boa comunicação entre os desenvolvedores para que o “mesmo software” seja desenvolvido por todos. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

18 Introdução à Engenharia de Software
O software é diferente de outros produtos pois: É diferente, por exemplo, da escalabilidade do hardware, pois: Permite a repetição de elementos; Facilita a interação entre elementos. A maioria dos softwares é feita sob medida e é difícil utilizá-lo em contextos semelhantes. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

19 Introdução à Engenharia de Software
O software é diferente de outros produtos pois: Tem necessidade de evolução constante: Lei da modificação contínua: software deve ser continuamente adaptado ou ele se torna progressivamente menos satisfatórios; Lei da complexidade crescente: à medida que o software evolui, sua complexidade aumenta (a menos que seja realizado um esforço para minimizá-la); Lei da qualidade declinante: a qualidade do software parecerá estar declinando ao longo do tempo. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

20 Introdução à Engenharia de Software
A Engenharia de Software objetiva: Prover métodos (i.e.: “como fazer”), ferramentas e procedimentos (i.e.: sequência em que os métodos serão aplicados) para o desenvolvimento de software de maneira que ele atinja seus objetivos dentro de contextos de sistemas complexos. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

21 Introdução à Engenharia de Software
Modelos de desenvolvimento de software: Ciclo de Vida Clássico (modelo Cascata); Prototipagem; Espiral; Técnicas de Quarta Geração. Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

22 Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente
Atividade Pressman afirma que “Software de computador é a tecnologia mais importante atualmente no mundo”. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. Escreva, com suas palavras, quais são as características que diferenciam o software de outros produtos? Software é um tipo de sistema? Quais são os elementos do supersistema que interagem com o software em uma organização em que ele foi implantado? Na sua opinião, o que é engenharia de software (ES)? Por que é importante seguir um processo de no desenvolvimento de software? Técnicas e Projeto de Sistemas – Técnico Subsequente

23 Técnicas e Projeto de Sistemas
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