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REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017
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TEMA ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’
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Mas o que deve conter na minha redação?
Ao analisarmos o tema, é preciso atentar para a palavra “desafio”. Isso significa que: O candidato precisa entender que há barreiras, dificuldades, impedimentos que obstruem a educação dos surdos no Brasil. Daqui, sairá a problemática a ser discutida e explicitada na tese. O candidato deve, também, a partir desta ótica, pensar em soluções para esta situação.
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O tema fala especificamente sobre a questão do surdo dentro do sistema de ensino. Isso significa que: Apesar de abarcar minorias, determina sobre qual delas devemos falar. Por isso, o candidato deve levar em consideração o contexto social, educacional e político no qual os deficientes auditivos estão inseridos, não esquecendo de mencionar que essa situação não é nova na realidade brasileira e, mesmo assim, ainda não foi solucionada. O candidato pode falar sobre as dificuldades de inserção dos surdos no mercado de trabalho;
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O candidato pode dissertar sobre a ausência de políticas que favoreçam a educação inclusiva no ensinos público e privado; O candidato pode argumentar, também, sobre a invisibilidade do tema, que é pouco explorado pelos meios de comunicação; O candidato deveria, ainda, abordar sobre os desafios dos profissionais da educação ao lidarem com a formação educacional dos surdos, pois embora existam colégios direcionados ao ensino de LIBRAS, a maioria das escolas não possui qualificação profissional para atender às necessidades desse grupo.
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Apesar de o tema restringir o assunto ao cenário brasileiro, nada impede que o aluno utilize comparações e alusões a questões vividas em outros países. Entretanto, é necessário deixar claro que o foco principal é o Brasil, conforme exigido pelo tema. Seria interessante iniciar a introdução com uma contextualização que utilize a educação como direito básico do cidadão, destacando, na tese, as dificuldades enfrentadas, ao explicitar a problemática. No desenvolvimento, é preciso trabalhar com os porquês, mostrando os tópicos frasais que representam a argumentação. E na conclusão, não podemos esquecer a proposta de intervenção que deve responder às perguntas: Quem? Como? Para que? A longo ou a curto prazo? Quais os efeitos? Devemos também usar sempre os agentes sociais que podem intervir com soluções viáveis e concretas para o problema
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Fatos interessantes e que agregam valor ao tema
Beethoven, consagrado compositor de música clássica era surdo. O Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES) tem por objetivo institucional o desenvolvimento e a divulgação de saberes tecnológicos e científicos inerentes à área da surdez. A Língua brasileira de sinais, LIBRAS, é a segunda língua oficial no Brasil. “Não ser ouvido não é razão para silenciar-se” – Os Miseráveis (1862), Victor Hugo. O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 diz: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” Nesse sentido, o direito dos surdos à educação é constitucional e lhes deve ser assegurado. Educação para surdos não é a mesma coisa que educação especial.
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Nota Zero: Os motivos foram fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%) e outros motivos (0,03%). Nota Mil: 53 Média Geral: 558,0 Média Concluintes: 560,6 Média Egressos: 556,9 Média Treineiros: 570,6 Média Participantes Privados de Liberdade: 423,0
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